Ir para conteúdo
  • 0

Ajuste da Medida 'Regional Share'


Marlon Damasceno

Pergunta

  • Alunos

Olá, pessoal!

Estou precisando de uma ajuda com a medida chamada "Regional Share" . Atualmente, os dados gerais são os seguintes:

  • Emplacamentos totais das duas regionais: 4.071 unidades
  • Mercado total das duas regionais: 32.685 unidades

O cálculo do Market Share é:
4.071 / 32.685 = 12,5%

Agora, o que eu gostaria de ajustar é o seguinte: ao selecionar uma regional específica ou áreas operacionais, a medida “Regional Share” deve refletir os dados correspondentes. Seguem os exemplos:

  1. Ao selecionar a Regional Brasília ou as áreas operacionais Belém, Macapá e Santarém , o cálculo deve ser:

    • Emplacamentos de Brasília: 1.177 unidades
    • Mercado de Brasília: 10.043 unidades
    • Participação de mercado : 1.177 / 10.043 = 11,7%
  2. Ao selecionar Regional São Paulo ou área operacional São Paulo , o cálculo deve ser:

    • Emplacamentos de São Paulo: 2.894 unidades
    • Mercado de São Paulo: 22.642 unidades
    • Participação de mercado : 2.894 / 22.642 = 12,8%

Como podemos ajustar isso na medida “Regional Share” para refletir os dados selecionados?

obrigado pela ajuda!

image.png.8e1eea1e4f3c82be5c8911d36eb322f3.png

Painel de Exemplos 16-10.pbix Base de Exemplos 16-10.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos

Mas nesse caso quando não aplica nenhum filtro ele considera todas as Areas Operacionais, quando seleciona o filtro ele filtra uma area operacional especifica. O problema é que na tabela dArea existem so 4 AOP e na fEmplacamento existem varias outras.
 

O relacionamento acaba aparecendo "em branco" para essas outras regionais sem AOP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Fala @Marlon Sander, beleza?
Parece que o erro está na modelagem. Sua tabela dimensão tem dados faltantes, e ao vinculá-la à tabela fato (fEmplacamentos), o cálculo não está gerando  o resultado esperado.

Analisando seu modelo, a forma como a tabela Dimensão foi contruída não está agregando valor ao seu projeto. Lembre-se de que, geralmente, usamos uma tabela dimensão para detalhar uma coluna da tabela fato, atribuindo um código único para cada item, que então é relacionado à tabela fato. 

Dito isso, veja os prints a seguir que mostram o resultado ao remover a dArea do modelo e utilizar apenas a tabela fato (fEmplacamentos). Anexei o arquivo PBIX corrigido também, somente para que você visualize melhor.

Regional Share quando estou com Brasilia selecionado:

image.png.b3a645eb662f1b5a1de9958fb584f7e8.png

 

Regional Share quando estou com São Paulo selecionado:

image.png.f08ea3e2c9b562d8e042e0b08cc18cdf.png

PBI Resolvido.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...