Ir para conteúdo
  • 0

CONTAGEM DE CLIENTES COM RECOMPRA


Luizhermes
Ir para solução Solucionado por Luizhermes ,

Pergunta

  • Alunos

Muito boa tarde,

Estou precisando criar uma contagem de clientes com recompra, ou seja compraram no mÊs passado e também compraram neste mês. Para Tal criei o seguinte raciocínio:

Já tinha no meu modelo medidas pra contagem de clientes no mês atual e no mês anterior que são:

CLIENTES ATENDIDOS = CALCULATE(DISTINCTCOUNT(DW_TO[COD_CLIENTE]) , FILTER(DW_TO, DW_TO[VENDA + BONIF] = "VENDA + BONIF")) // DW_TO é a minha fato e a coluna DW_TO, DW_TO[VENDA + BONIF]  é uma questão de negócio onde conta se o clinte teme uma venda ou bonificação

CLIENTES ATENDIDOS MÊS ANTERIOR = CALCULATE([CLIENTES ATENDIDOS] , PREVIOUSMONTH('D_CALENDÁRIO'[DATA]))

Até aqui tuto bem, feito isso, coloquei crei uma medida que somas as duas, sendo assim os clientes que compraram nos dois meses tem o somatório igual a 2

soma recompra MÊS A MÊS = [CLIENTES ATENDIDOS] + [CLIENTES ATENDIDOS MÊS ANTERIOR]

Agora é só contar os clientes que tem somatória igual a 2

para isso utilizei a segunte função:

RECOMPRA MÊS A MÊS =
COUNTAX( FILTER(SUMMARIZE(DW_TO,
Dim_Cliente_TO[CODIGO_CLIENTE],
"QTD POSITIVADOS" ,
[soma recompra MÊS A MÊS]),
[QTD POSITIVADOS]  >= 2),
[QTD POSITIVADOS])

coloquei tudo numa matriz

image.png.7e095f6cd4ab0f272f1f1524943ef2e8.png

 

 

Porém não retornou nenum dado a Medida recompra mês a mês não me retornou nenhum dado... O mais estranho é que já utilizei esssa função várias vezes inclusive neste modelo. Alguém conseguiria me ajudar ou propor outra forma de contagem dos clientes que tem soma igual a 2? 

 

Desde já agradeço.

 

 

 

 

 

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução
50 minutos atrás, Yuri Ximenes De Figueiredo Mota disse:

Acredito que o filter e summarize juntos devem dar algum problema de contexto com o countax. Dessa forma também funciona, filtrando por fora do summarize:

 

CALCULATE(
COUNTAX(SUMMARIZE(DW_TO,
Dim_Cliente_TO[CODIGO_CLIENTE],
"QTD POSITIVADOS" ,
[soma recompra MÊS A MÊS]),
[QTD POSITIVADOS])
,FILTER(Dim_Cliente_TO,[soma recompra MÊS A MÊS]>=2)
)

RESOLVIDO, CORRIGIU O ERRO DA SINTAXE E AINDA PROPÔS UMA OUTRA FORMA. MUITO OBRIGADO @Yuri Ximenes De Figueiredo Mota

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
1 hora atrás, Luizhermes disse:

Muito boa tarde,

Estou precisando criar uma contagem de clientes com recompra, ou seja compraram no mÊs passado e também compraram neste mês. Para Tal criei o seguinte raciocínio:

Já tinha no meu modelo medidas pra contagem de clientes no mês atual e no mês anterior que são:

CLIENTES ATENDIDOS = CALCULATE(DISTINCTCOUNT(DW_TO[COD_CLIENTE]) , FILTER(DW_TO, DW_TO[VENDA + BONIF] = "VENDA + BONIF")) // DW_TO é a minha fato e a coluna DW_TO, DW_TO[VENDA + BONIF]  é uma questão de negócio onde conta se o clinte teme uma venda ou bonificação

CLIENTES ATENDIDOS MÊS ANTERIOR = CALCULATE([CLIENTES ATENDIDOS] , PREVIOUSMONTH('D_CALENDÁRIO'[DATA]))

Até aqui tuto bem, feito isso, coloquei crei uma medida que somas as duas, sendo assim os clientes que compraram nos dois meses tem o somatório igual a 2

soma recompra MÊS A MÊS = [CLIENTES ATENDIDOS] + [CLIENTES ATENDIDOS MÊS ANTERIOR]

Agora é só contar os clientes que tem somatória igual a 2

para isso utilizei a segunte função:

RECOMPRA MÊS A MÊS =
COUNTAX( FILTER(SUMMARIZE(DW_TO,
Dim_Cliente_TO[CODIGO_CLIENTE],
"QTD POSITIVADOS" ,
[soma recompra MÊS A MÊS]),
[QTD POSITIVADOS]  >= 2),
[QTD POSITIVADOS])

coloquei tudo numa matriz

image.png.7e095f6cd4ab0f272f1f1524943ef2e8.png

 

 

Porém não retornou nenum dado a Medida recompra mês a mês não me retornou nenhum dado... O mais estranho é que já utilizei esssa função várias vezes inclusive neste modelo. Alguém conseguiria me ajudar ou propor outra forma de contagem dos clientes que tem soma igual a 2? 

 

Desde já agradeço.

 

 

 

 

 

image.png

 

INSERI O BPIX, NELE TEM UM EXEMPLO ONDE A MEDIDA DEU CERTO PARA O QUE EU QUERIA E O EXEMPLO CITADO QUE NÃO DEU CERTO.

 

DESDE JÁ AGRADEÇO.

 

BASE PARA TESTES CLIENTES COM DUAS COMPRAS.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
13 minutos atrás, Yuri Ximenes De Figueiredo Mota disse:

Muito obrigado Yuri atendeu muito bem.

sobra a função que eu criei, qual será que foi o erro? será que foi algum erro de sintaxe? 

 

RECOMPRA MÊS A MÊS =
COUNTAX( FILTER(SUMMARIZE(DW_TO,
Dim_Cliente_TO[CODIGO_CLIENTE],
"QTD POSITIVADOS" ,
[soma recompra MÊS A MÊS]),
[QTD POSITIVADOS]  >= 2),
[QTD POSITIVADOS])
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Acredito que o filter e summarize juntos devem dar algum problema de contexto com o countax. Dessa forma também funciona, filtrando por fora do summarize:

 

CALCULATE(
COUNTAX(SUMMARIZE(DW_TO,
Dim_Cliente_TO[CODIGO_CLIENTE],
"QTD POSITIVADOS" ,
[soma recompra MÊS A MÊS]),
[QTD POSITIVADOS])
,FILTER(Dim_Cliente_TO,[soma recompra MÊS A MÊS]>=2)
)
Editado por Yuri Ximenes De Figueiredo Mota
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...