Ir para conteúdo
  • 0

Combinar arquivos com colunas diferentes na mesma pasta


Pergunta

  • Alunos

Tenho um arquivo com várias abas e gostaria de carregar a pasta para juntar todas as abas em um arquivo só, mas nem todas as colunas são iguais.

Usei a função excel.Workbook para carregar o arquivo, mas não ficou bom, porque as colunas mudam dependendo da aba. 

Gostaria que ele colocasse as colunas iguais uma embaixo da outra, deixando em branco quando não houver valor para aquela coluna. Igual quando usamos a opção  Acrescentar consultas como novas.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos

@Luana Gabriela da Silva Rodrigues , com a base de testes também funcionou....
O que eu percebi é que existe uma faixa com dados em branco, das linhas 7 até a 112 em várias abas,
como por exemplo a 01.01.01.02. Aqui não deu problema, mas ...

Pega o pbix que estou te enviando, e muda a etapa Fonte para o caminho do arquivo de teste aí no seu computador
e clica em  Atualizar Visualização.
Depois, vai na penúltima etapa Colunas Removidas e clica ao lado de qualquer Table como na imagem abaixo.
(não clica sobre Table, senão expande a tabela e insere mais uma etapa).
Os dados da tabela serão mostrados abaixo. Aí já devem aparecer os nomes dos cabeçalhos.

Se não funcionar, por favor, me devolva esse pbix com os seus dados de teste carregados.
E tambem o xlsx.

Só lembrando, todas essas etapas são Power Query originais, não tem nada ajustado no script do editor avançado.

image.png.e9f24a74ee4e9b1154fa6ca6eafa6669.png

Carga de Abas - Base Teste.pbix

Editado por Henrique Merola Faria
complemento informação
  • Like 1
  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
17 minutos atrás, Luana Gabriela da Silva Rodrigues disse:

Tenho um arquivo com várias abas e gostaria de carregar a pasta para juntar todas as abas em um arquivo só, mas nem todas as colunas são iguais.

Usei a função excel.Workbook para carregar o arquivo, mas não ficou bom, porque as colunas mudam dependendo da aba. 

Gostaria que ele colocasse as colunas iguais uma embaixo da outra, deixando em branco quando não houver valor para aquela coluna. Igual quando usamos a opção  Acrescentar consultas como novas.

 

Consegue compartilhar o arquivo???

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Henrique Merola Faria Muito obrigada por disponibilizar o seu tempo para me ajudar! Muito legal o exemplo que você fez! É exatamente isso que estou tentando fazer.

Reproduzi o que fez no exemplo, mas estou tendo dificuldade na ultima etapa, Tabela Final, porque na hora que faço a expansão da coluna "Aba",  ele não está reconhecendo a primeira linha das abas como cabeçalho, ai quando abre o arquivo completo, as colunas não ficam na mesma ordem, mesmo fazendo antes a etapa de acrescentar consultas. 

Fica a coluna com o nome das abas certinho, mas o cabeçalho não vai te forma automática, ai bagunça tudo. 

image.png.c891dcdd7243633803318461ea920ab0.png

image.png.e96ea8112afb01751e2f7005a708d41a.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

O nome das colunas não aparecem pra mim, fica como coluna 1, coluna 2.... não sei porque. 

Eu estou fazendo no Powerquery, direto do excel, porque preciso da base completa com os dados tratados. Mas fiz um teste agora fazendo pelo PowerBi e aconteceu exatamente a mesma coisa... posso estar fazendo algo errado na ultima etapa e não estou conseguindo identificar.

Vou te enviar um recorte da minha base, são 98 abas. 

Consegui juntar o arquivo em uma base única usando o acrescentar consultas como novas, mas gostaria de ter uma coluna com o nome das abas.

Usei um arquivo de referência pra juntar, que chamei de cabeçalho, com todas as colunas possíveis nas abas.

Cabeçalho.xlsx Base - teste.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Henrique Merola Faria Deu certo!!! Consegui reproduzir usando a base original!!! Nem sei como te agradecer! S2

Acho que estava fazendo alguma coisa errada na etapa de expandir a coluna Aba.

image.png.561d02b411161969456b897ac73a7350.png

Só uma dúvida... Essa etapa de personalização adicionada, eu fiz usando o botão Coluna Personalizada e digitando a formula que tinha no seu, você fez digitando a formula ? Ou tem algum botão que cria essa coluna "Aba".

image.png.d59973973e7b48bcef0f96159353472f.png

Os espaços em branco foi porque apaguei a maioria dos dados.

Mais uma vez muito obrigada! Você não tem ideia do quanto me ajudou, já tinha assistido vários vídeos e não estava dando certo.

 

Editado por Luana Gabriela da Silva Rodrigues
Print errado
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
2 minutos atrás, Luana Gabriela da Silva Rodrigues disse:

@Henrique Merola Faria Deu certo!!! Consegui reproduzir usando a base original!!! Nem sei como te agradecer! S2

Acho que estava fazendo alguma coisa errada na etapa de expandir a coluna Aba.

image.png.561d02b411161969456b897ac73a7350.png

Só uma dúvida... Essa etapa de personalização adicionada, eu fiz usando o botão Coluna Personalizada e digitando a formula que tinha no seu, você fez digitando a formula ? Ou tem algum botão que cria essa coluna "Aba".

image.png.d59973973e7b48bcef0f96159353472f.png

Os espaços em branco foi porque apaguei a maioria dos dados.

Mais uma vez muito obrigada! Você não tem ideia do quanto me ajudou, já tinha assistido vários vídeos e não estava dando certo.

 

image.png

image.png

Luana, marque a resposta do mestre @Henrique Merola Faria como solução.

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Luana Gabriela da Silva Rodrigues
 

7 minutos atrás, Luana Gabriela da Silva Rodrigues disse:

Só uma dúvida... Essa etapa de personalização adicionada, eu fiz usando o botão Coluna Personalizada e digitando a formula que tinha no seu, você fez digitando a formula ?

É isso mesmo, Coluna personalizada.

Bom que deu certo, imagino o sufoco de lidar com essa planilha.

Qualquer coisa, volta a chamar.


 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...