Ir para conteúdo

Henrique Merola Faria

Alunos
  • Total de itens

    188
  • Registro em

  • Última visita

5 Seguidores

Perfil

Informações adicionais

  • Sexo
    ♂ Masculino
  • Mora em
    PR

Últimos Visitantes

O bloco dos últimos visitantes está desativado e não está sendo visualizado por outros usuários.

Henrique Merola Faria's Achievements

  1. Bom dia @Diego_Flores, segue uma sugestão: 1 - criar uma medida de ranking considerando os centros e fornecedores: _RankX = RANKX( ALL('D-plano_de_contas'[nome]), CALCULATE( [Valor total], ALLSELECTED('D-fornecedor'[nomefornecedor]), ALLSELECTED('F-pagamentos-vencimentos'[nomecentrodecustos]) ) ) 2 - para cada posição do ranking, criar uma medida para calcular o valor VAR vConta= CALCULATE( MAX('D-plano_de_contas'[nome]), FILTER( VALUES('D-plano_de_contas'[nome]), [_RankX] = 2 ) ) RETURN CALCULATE( [Valor total], FILTER( VALUES('D-plano_de_contas'[nome]), 'D-plano_de_contas'[nome] = vConta ) ) O resultado: X
  2. Você pode disponibilizar um pbix com o exemplo dos dados ?
  3. Bom dia @Rafael Higino Santos. Usa a função DISTINCTCOUNT. Supondo que você tenha uma tabela com todos os cortes realizados por Item, ficaria algo assim: Frequência = DISTINCTCOUNT( fCortes[Item] ) Quando você jogar essa medida num visual que tenha Item e Data no contexto, já terá a informação. Se colocar no dash do exemplo, vai ter a quantidade de itens diferentes cortados por dia no gráfico e a frequência por item na tabela.
  4. @Diego_Flores essa é a medida que utilizei no exemplo que te enviei. O que está comentado são partes dos códigos originais que não foram utilizados. Dá uma comparada com a tua medida original. Mas, em resumo, as comparações com desconto > 0 estavam causando problemas. Desconto Proporcional por Item = VAR Requisicao = MAX(F_req_manu[id]) VAR ValorDescontoRequisicao = //IF(SELECTEDVALUE(F_req_manu[desconto_req])>0, CALCULATE( SUM(F_req_manu[desconto_req])/COUNTROWS(F_req_manu), FILTER(ALL(F_req_manu), F_req_manu[desconto_req]>0 && F_req_manu[id] = Requisicao) ) VAR TotalValorItensRequisicao = CALCULATE(SUM(F_req_manu[vl_total]), ALLEXCEPT(F_req_manu,F_req_manu[id])) VAR ValorItemAtual = -- Valor unitário, menos dos itens com desconto = 0 IF(ValorDescontoRequisicao > 0, SELECTEDVALUE(F_req_manu[valor_item]) ,0) -- Valor do item atual // VAR QuantidadeItemAtual = IF(SELECTEDVALUE(F_req_manu[desconto_req])>0, -- Desconsidera itens com desconto = 0 // SELECTEDVALUE(F_req_manu[qtd_item]),0) -- Quantidade do item atual VAR QuantidadeItemAtual = IF(ValorDescontoRequisicao > 0, SELECTEDVALUE(F_req_manu[qtd_item]),0) -- Quantidade do item atual VAR ValorTotalItemAtual = ValorItemAtual * QuantidadeItemAtual -- Valor total do item atual (valor * quantidade) -- Desconsidera itens com desconto = 0 -- Calcula o percentual que cada item representa do valor total da requisição VAR perc_item_valor = DIVIDE(ValorTotalItemAtual, TotalValorItensRequisicao, 0) -- Calcula o desconto proporcional por item VAR desconto_por_item = DIVIDE(ValorDescontoRequisicao * ValorTotalItemAtual, TotalValorItensRequisicao, 0) -- Calcula o valor total após aplicar o desconto VAR vl_total = ValorTotalItemAtual - desconto_por_item RETURN vl_total
  5. haha @Bruno Abdalla de Souza, o gatilho mais rápido do oeste ! Cheguei numa solução muito parecida, somente com 1 etapa a mais no PQ...nada mal. Então, não vou postar aqui, seria redundância. @Clerisson Tank, você mencionou problemas de desempenho. Eu testei o meu modelo novo aqui e o antigo também, com essa base de dados. Não houve diferença de desempenho prática entre as duas. Atualizam as 55.548 linhas a partir de excel, em torno dos 9 segundos. Imagino que está bom.
  6. Olá. Entendido, vou ver o que consigo aqui. Com esses esclarecimentos adicionais facilita também para que os colegas apresentem outras soluções.
  7. Como o @Alex Pereira comentou, por ser uma pasta local, só vai funcionar se o gateway estiver instalado na mesma máquina onde está a pasta. Se o gateway estiver instalado em um servidor, então esse arquivo deveria estar em uma pasta compartilhada de um servidor. Isso tudo, considerando que a configuração de conexão do modelo de dados esteja ok.
  8. @Diego_Flores realmente o pbix dessa essa imagem eu não enviei. É essa a solução que você precisa ? O valor do desconto de R$ 614,5 rateado proporcionalmente entre todos os itens da requisição, inclusive o item de Serviços. Isso reduz o valor total da requisição de 12.290,00 para 11.657,50. Se for essa a solução, eu te envio o pbix. Se não, faz um excel igual a esse, informando o valor desejado de desconto para cada item, por favor.
  9. Bom dia @Edmar Nunes Essa tabela de origem é um excel, csv,... ? Você poderia disponibilizar um arquivo original desses, sem alterações ? (ou parte dele)
  10. Opa, legal que ajudamos! Qquer novidade nos chame.
  11. Bom dia ! Estava bom demais...rsrs Calcular o valor líquido no DAX (sem criar coluna calculada) é uma opção já descartada ? Esclarece então o modelo de dados real: - de quantas linhas de NF /produto estamos falando ? - qual o formato real dos dados ? > impostos estão realmente sumarizados por ano/mês ou são detalhado por linha de NF ? (n linhas de impostos x linha de produto de NF?) > quantas linhas de impostos ? - qual a origem dos dados ? (sql, api, planilhas...) - já é feita atualização incremental dos dados ? Assim, uma visão geral do cenário ajuda a escolher a solução adequada.
  12. Olá, segue minha proposta de solução. Power Query é todo passo a passo, sendo que criei uma tabela de vendas sumarizadas para facilitar. Todos os valores intermediários do seu demonstrativo de cálculo estão lá. (um especialista em power query top das galáxias faria em 5 linhas no editor avançado...rsrs) Pbi Impostos.pbix
  13. @Beatriz Mota Macedo, segue uma sugestão, é uma evolução do seu modelo, um estudo de caso para você avaliar e evoluir. Está longe de ser uma solução pronta, é um ponto de partida somente. - incluí a tabela de ordenação das contas (máscara), que é uma planilha (em anexo). Essa tabela é relacionada com a tabela Argentina Liquidity e as suas contas é que são utilizadas no visual. As Contas estão ordenadas pela coluna Order. Tem duas contas na planilha que não sei a ordem correta, então atribui 40 e 50. Precisa corrigir. - troquei o nome da Data no calendário, só para facilitar o entendimento - incluí uma DataAux no calendário, que é cópia da Data, para usar no visual com a formatação ddmmm - a data em formato dia.mês é a coluna DataAux do calendário, formatada manualmente como dd.mmm no power bi O que precisa atentar nos dados é que tem duas vezes a conta OTHERS em grupos diferentes, o que não pode acontecer, pois não dá para saber qual OTHER usar em qual grupo. Também na imagem aparece a conta Other que não existe na base. O resultado é esse aqui: a data é a DataAux do calendário e a US$M é da tabela de Ordem. GMSA Liquidity.xlsx GMSA Liquidity no Power BI (1).pbix
  14. @Diego_Flores, então está aqui...
×
×
  • Criar Novo...