Ir para conteúdo
  • 0

DESAFIO NUNCA REALIADO: PRECISO FAZER O BI "CONGELAR" VALORES DA ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO (DETALHES NA DESCRIÇÃO).


ANDERSON LUCIANO SANTANA

Pergunta

  • Alunos

Trabalho com o SAP e nossas bases são subscritas, ou seja, a cada alteração nas informações ela grava por cima. Entretanto, preciso avaliar alterações de uma semana para outra durante o ano (não só em números mas em informações de texto "status").

Até hoje não encontrei ninguém que tenha conseguido resolver o meu problema, se alguém conseguir de fato vou poder chamar de um verdadeiro "INCOMPARÁVEL".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos

Olá Anderson, 
vou te mostrar a solução que encontrei para um problema parecido, para você avaliar
se seria válido para o seu cenário.

Criei um relatório exclusivamente para extrair e transformar os dados que precisava salvar,
no final do script Power Query inclui uma etapa Executar script R (poderia ser em Python também) que salva
os dados em formato CSV.
Esse relatório rodava periodicamente, criando uma base "congelada". Nesse caso eu sempre sobrescrevia o
arquivo, mas se quiser pode fazer um append e criar um arquivo "histórico".
(se falhar essa atualização já viu né...)

O relatório de apresentação lia esse CSV e os dados do ERP, fazendo as análises necessárias.

Veja a complexidade da solução:
- Final do script Power Query:
ScriptRPowerBI.png.9c640341a0b71dc66088bdfbc827f117.png
> inseridas duas etapas no fim das transformações: 
- Etapa Executar o script R
- Etapa Exibir para visualizar os dados, senão a consulta parece vazia.

Esse é o complexo script R utilizado:
 

# 'dataset' tem os dados de entrada para este script

write.csv2(dataset, file = 'E://Documentos//BaseDadosLN//BaseLN_PBI.csv',row.names = FALSE, na="")

( dataset é o nome da variável  do R que armazena automaticamente o último resultado da consulta, 
no caso o resultado da etapa Valor Substituído 10 )

Outra opção é salvar em SQL, nesse caso me parece que Phyton seria mais adequado.




 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...