Ir para conteúdo
  • 0

Rateio entre tabelas


Diogo Selhorst

Pergunta

  • Alunos

Boa tarde pessoal.

Preciso de uma ajuda! Vou explicar os arquivos e ficarei muito grato se alguém puder me ajudar.

Excel
fCargas, nesse arquivo eu tenho a quantidade transportada por carga, identificada por seu caminhão, mês e custo do frete de cada carga.
fFechamento, eu tenho o valor do fechamento do custo por cada placa, identificado por mês.

O que eu preciso fazer é o rateio do valor do fechamento de cada placa pela quantidade transportada pela mesma placa dentro de cada mês.

Então por exemplo:
Placa XXX1010, no mês de Janeiro transportou uma quantidade de 200 (100 na carga 1A + 100 na carga 4A)  e teve um custo de 300 (150 na carga 1A e 150 na carga 4A) e o valor do fechamento para o mês de Janeiro dessa placa é de 50. 

Então o rateio deve ser feito primeiro dividindo o valor do fechamento (50) / Soma da Qtd transportada no mês ( 200 ) = 0,25 e depois multiplicando esse valor pela quantidade de carda carga:
0,25 * 100 (Carga 1A) = 25
0,25 * 100 (Carga 4A) = 25

Então o resultado seria:
Carga     |     Placa     |   Mês             |   Frete        |   Rateio    |   Custo Total

1A              XXX1010        01/01/2024     150                   25               175
14              XXX1010        01/01/2024     150                   25               175

Deixei no arquivo de Excel um aba com a tabela "Resultado". O que eu preciso é trazer o valor do rateio para a tabela fCargas como uma nova coluna. 

Se puderem me ajudar, agradeço de coração. 

Base.pbix Bases.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 1
  • Alunos
Postado (editado)

Boa noite, Diogo! 
Tudo bem? 

Com base no modelo que você encaminhou, segue em anexo o pbix com a solução proposta.
Provavelmente, existem maneiras melhores de retornar a informação que você precisa, mas no momento foi tudo o que eu consegui pensar rsrs.
Espero que o modelo possa servir de base para o que você esteja precisando. 

Segue a imagem da solução final:

image.png.5b5606a91577733411fa3b2e7a829b5a.png

PS.: Caso você precise da explicação detalhada, é só avisar 🙂 

Base - Copia.pbix

Editado por Luciana Pereira Dos Santos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
15 horas atrás, Luciana Pereira Dos Santos disse:

Boa noite, Diogo! 
Tudo bem? 

Com base no modelo que você encaminhou, segue em anexo o pbix com a solução proposta.
Provavelmente, existem maneiras melhores de retornar a informação que você precisa, mas no momento foi tudo o que eu consegui pensar rsrs.
Espero que o modelo possa servir de base para o que você esteja precisando. 

Segue a imagem da solução final:

image.png.5b5606a91577733411fa3b2e7a829b5a.png

PS.: Caso você precise da explicação detalhada, é só avisar 🙂 

Base - Copia.pbix 66.39 kB · 1 download

Oi Luciana.

Muito obrigado pela sua ajuda. Muito obrigado mesmo.

Estava indo tudo tão bem, até eu chegar em um problema que eu esqueci de acrescentar na base.

Em alguns meses eu tenho mais de um fechamento para a mesma placa, na base Fechamento.

Eu entendi o que você fez criando a coluna "Valor_fechamento" Concatenando a placa com o mês, porém ele duplica o valor nos casos onde eu tenho mais de um valor para a mesma placa dentro do mesmo mês.

Fiquei o dia todo hoje tentando corrigir isso, mas não consegui. TALVEZ seja algo simples mas que meu conhecimento esteja batendo na trave, 

Nesse caso eu precisaria somar os valores dos fechamentos pra dai então fazer o rateio. 

Se puder me ajudar, te agradeço de novo kkkk 

Bases.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Postado (editado)

Oi Diogo!
Tudo bem?

Desculpa pela demora em retorná-lo. 

Me confirma se esse é o valor final que você precisa?

image.png.5f38135722b5efaf63f0720a08f7b29b.png

O que eu entendi é que os valores repetidos de fechamento é uma duplicação do sistema, e você precisa enxergá-lo uma única vez correto?

Se não for isso, consegue me retornar um print da solução final em excel?

Aproveitando, ainda preciso ajustar o totalizador final hahaha.. aguardo só a sua confirmação para finalizá-lo. 🙂

Base - Final.pbix

Editado por Luciana Pereira Dos Santos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 18/05/2024 em 14:01, Luciana Pereira Dos Santos disse:

Oi Diogo!
Tudo bem?

Desculpa pela demora em retorná-lo. 

Me confirma se esse é o valor final que você precisa?

image.png.5f38135722b5efaf63f0720a08f7b29b.png

O que eu entendi é que os valores repetidos de fechamento é uma duplicação do sistema, e você precisa enxergá-lo uma única vez correto?

Se não for isso, consegue me retornar um print da solução final em excel?

Aproveitando, ainda preciso ajustar o totalizador final hahaha.. aguardo só a sua confirmação para finalizá-lo. 🙂

Base - Final.pbix 72.36 kB · 0 downloads

Oi Luciana.

Imagina, você já está me ajudando demais me respondendo! 

Essa semana eu vou estar a semana toda fora, assim que eu conseguir vou tentar estruturar melhor a minha base pra ficar mais clara.

Mas pelo o que eu vi no print que você mandou, acho que vou conseguir reproduzir na minha base.

Muito obrigado, muito obrigado mesmo! Logo retorno com a base ajustada. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...