Ir para conteúdo
  • 0

Primeiro produto comprado pelo cliente


Bruno Wantil
Ir para solução Solucionado por Edson Igari ,

Pergunta

  • Alunos

Olá,

preciso saber se no mês que eu filtrar, se o cliente comprou um produto que ainda não havia comprado no seu histórico, ou seja, sua primeira compra daquele produto. A medida é para atender o gerente que está premiando os vendedores que conseguirem vender um produto que o cliente ainda não comprou, para isso ele precisa saber dessa informação.

Lembrando que deve desconsiderar quando o cliente for novo, pois se for o primeiro pedido do cliente na empresa, logo, todos os produtos serão os primeiros também.

Tentei fazer baseado numa medida que tenho para identificar o primeiro pedido do cliente, adaptando para produto, porém não atendeu.

Em anexo o PBIX.

XperiumSupri.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
37 minutos atrás, Bruno Wantil disse:

Olá,

preciso saber se no mês que eu filtrar, se o cliente comprou um produto que ainda não havia comprado no seu histórico, ou seja, sua primeira compra daquele produto. A medida é para atender o gerente que está premiando os vendedores que conseguirem vender um produto que o cliente ainda não comprou, para isso ele precisa saber dessa informação.

Lembrando que deve desconsiderar quando o cliente for novo, pois se for o primeiro pedido do cliente na empresa, logo, todos os produtos serão os primeiros também.

Tentei fazer baseado numa medida que tenho para identificar o primeiro pedido do cliente, adaptando para produto, porém não atendeu.

Em anexo o PBIX.

XperiumSupri.pbix 1.48 MB · 0 downloads

@Bruno Wantil, tudo bem? Veja se é isso.

XperiumSupri.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Boa tarde @Edson Igari,

funcionou sim, porém na validação dos dados identifiquei uma coisa em que eu não mencionei.

Um dos filtros que uso além de ano e mês, eu uso o vendedor também. Quando filtro o vendedor ele traz para a mesma regra de negócio, por exemplo, o cliente A comprou o produto A com o vendedor A, mas agora o cliente A compra o mesmo produto A porém com o vendedor B, pelo contexto ele entende que é um novo produto comprado, por causa do vendedor filtrado. Preciso que ignore o vendedor para não dar essa falsa informação.

Você pode usar o campo "vendedor" da tabela fato por exemplo. Aqui no meu projeto eu uso a tabela dimensão, se quiser posso adicionar ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
17 minutos atrás, Bruno Wantil disse:

Boa tarde @Edson Igari,

funcionou sim, porém na validação dos dados identifiquei uma coisa em que eu não mencionei.

Um dos filtros que uso além de ano e mês, eu uso o vendedor também. Quando filtro o vendedor ele traz para a mesma regra de negócio, por exemplo, o cliente A comprou o produto A com o vendedor A, mas agora o cliente A compra o mesmo produto A porém com o vendedor B, pelo contexto ele entende que é um novo produto comprado, por causa do vendedor filtrado. Preciso que ignore o vendedor para não dar essa falsa informação.

Você pode usar o campo "vendedor" da tabela fato por exemplo. Aqui no meu projeto eu uso a tabela dimensão, se quiser posso adicionar ela.

Se vc quer ignorar o vendedor, só dar ALL vendedor nas medidas.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Boa tarde @Edson Igari,

a ideia não é ignorar o vendedor, pois preciso saber quais os novos produtos o vendedor vendeu para o cliente. No anexo explico melhor essa situação, o cliente "001198" não aparece no mês de abril de 2024, mas quando filtro o vendedor "0884" ele aparece para mim. 

 

image.png.2cc1f02537d1bff31068c62a04cb8dd3.png

 

image.png.b87e994e23c20fbf567b5a79cc5b8047.png 

image.png.ca9bf52ee4881f12f355e6c9653c6ace.png

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
48 minutos atrás, Bruno Wantil disse:

Boa tarde @Edson Igari,

a ideia não é ignorar o vendedor, pois preciso saber quais os novos produtos o vendedor vendeu para o cliente. No anexo explico melhor essa situação, o cliente "001198" não aparece no mês de abril de 2024, mas quando filtro o vendedor "0884" ele aparece para mim. 

 

image.png.2cc1f02537d1bff31068c62a04cb8dd3.png

 

image.png.b87e994e23c20fbf567b5a79cc5b8047.png 

image.png.ca9bf52ee4881f12f355e6c9653c6ace.png

image.png

@Bruno Wantil, o resultado está correto. No exemplo que você cita, quando não está filtrando o vendedor, não aparece pois não é a primeira compra desse produto, pois o mesmo foi adquirido anteriormente. Agora quando você filtra o vendedor ele aparece, pois a venda anterior foi de outro vendedor e não do contexto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...