Ir para conteúdo
  • 0

Relacionamentos e Modelagem de Dados com Problemas


Janio Rolim

Pergunta

  • Alunos

Fala galeraaa! Tudo bem?

Estou enfrentando um dilema que está me deixando de cabelo em pé hahaha...

Criei um dashboard meio na base da gambiarra, sem entender muito sobre modelagem de dados no formato dimensional e seus relacionamentos. Funcionou, mas agora que estou me aprofundando no assunto, decidi refazer tudo e fazer os ajustes necessários.

No entanto, estou com uma dúvida que está me deixando encucado. No meu modelo, tenho as tabelas calendário, máquinas, ordens de produção, apontamentos de produção e apontamentos de paradas, organizadas assim:

  • Dimensões: Calendário, Máquinas
  • Fatos: Apontamentos de Produção, Apontamentos de Paradas

O problema está na tabela de Ordens de Produção. Não consigo decidir se ela é um fato ou uma dimensão por estes motivos:

  1. É uma tabela que contém informações das ordens de produção complementares aos apontamentos de produção e paradas.
  2. Está diretamente relacionada às tabelas de Produção e Paradas, o que implicaria em um relacionamento fato-fato se classificada como fato.
  3. Relaciona-se com a dimensão calendário, o que sugeriria um relacionamento dimensão-dimensão. Tentei corrigir isso criando uma tabela factless, mas a modelagem não pareceu correta.
  4. Utilizo os dados das ordens de produção para diversos cálculos.
  5. O problema se agrava quando tento adicionar uma tabela de metas trimestrais. Nesse caso, minhas metas seriam por máquina e por ano/trimestre, o que torna o relacionamento inviável e ineficaz.

Você tem alguma ideia de como classificar a tabela de ordens de produção? Como executar os relacionamentos? Ou até mesmo como reestruturar os dados nas tabelas para se adequar ao modelo?

Agradeço muito qualquer ajuda ou orientação que puder oferecer!

Seguem anexos:

Anexos- Imagem de como está meu relacionamento atual, estrutura das tabelas e esboço do dashboard.


 



 

rel atual.png

calendario.png

fApontamentoProd.png

maquina.png

metas.png

ordem_prod.png

parada.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos

Olá! Realmente, esse é um desafio que exige uma análise detalhada dos dados para fornecer uma resposta precisa. No entanto, eu sugiro que você explore no curso as aulas sobre modelagem de dados dimensionais, pois isso pode esclarecer muitas das suas dúvidas. Pelo que entendi, a tabela de Ordens de Produção atua como uma ponte entre as tabelas de Apontamentos de Produção e de Paradas. Uma abordagem possível seria integrar as informações relevantes da tabela de Ordens de Produção diretamente nas tabelas de Apontamentos, para simplificar o modelo e focar nas análises que você precisa realizar. Isso ajudaria a manter os dados mais acessíveis e talvez até melhore o desempenho do seu dashboard. É claro que é essencial estudar mais sobre o modelo atual e as regras de negócio para garantir que qualquer mudança seja benéfica e alinhada com as necessidades da sua análise.

Espero ter ajudado 🙂

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...