Ir para conteúdo
  • 0

Cálculo com dois slicers de data


LGustavo
Ir para solução Solucionado por Thiago Michels ,

Pergunta

  • Alunos

Boa noite pessoal, eu to com um problema custoso para ser resolvido que vou tentar explicar da melhor forma possível para ver se alguém consegue me auxiliar.
Eu estou montando um dash de equilíbrio de produção no qual possui dois slicers de data vindo da mesma tabela de data. Nesse dash tem os setores de uma indústria de confecção com duas colunas, a da esquerda é a filtrada pelo slicer de Data Entre, a da direta, possui alguns campos que são filtrados pelo slicer da esquerda e da direita. O problema todo ta na coluna da direta, se forem ver a interação do slicer Data de comparação, vocês verão que ele não filtra nenhum campo da coluna da esquerda e os campos Qtde OP, Na fase, chegando e data finalização na coluna da direita. O meu problema está nos campos Cap. Per., Na Fase, Chegando e Cap. Ocup. da coluna da direita. O que acontece é que, para efeito de comparação, o meu cliente quer comparar o que é feito em determinado período pelo slicer Data entre (coluna da esquerda) com o que ele pode fazer para melhorar a produção usando o slicer Data comparação (alguns campos da coluna da direta). Para isso o campos Na fase e Chegando da coluna da direita, não podem ser alterados pelo slicer Data comparação, por isso inativo a interação com esse slicer. No final eu calculo a capacidade de ocupação do setor em %. O meu calculo seria ((Na Fase + Chegando)/Cap.Periodo). Como a Cap. Ocup eu uso o slicer Data de Comparação e Na fase e Chegando eu uso o slicer Data Entre, quando vou fazer esse cálculo, ele "buga" por assim dizer, pq caso eu desative a interação do slicer Data entre, ele pega os dados do campo Na fase e Chegando que são do Data de comparação que ficam errados e deixa o Cap. Per. correto e caso eu desative o slicer Data de comparação, ele busca os dados Na fase e Chegando que são do slicer de Data entre correto e deixa o campo Cap. Per. errado. Enfim, depois dessa explicação gigante e espero que bem feita, o que eu precisaria seria faser o cálculo usando os campos Na fase e Chegando usando o slicer Data Entre e o campo Cap. Per. Usando o Slicer Data de comparação numa mesma medida, digo numa mesma medida pq não consegui bolar uma forma de deixar o resultado de uma medida salva de um slicer de data pra poder usar numa outra medida que usa outro slicer de data. Eu anexei o pbix pra darem uma olhada. Espero que alguém consiga me dar uma luz quanto a isso. Na coluna da esquerda, a conta bate certinha pq todos os campos usam o mesmo slicer, na coluna da da esse problema pq é uma mistura dos dois slicers.

Financeiro SisFab.pbix

Editado por LGustavo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos

Eu to tentando, mesmo assim ainda da problema na hora de fazer à medida que faz o cálculo da capacidade ocupacional. A medida que eu uso é essa aqui:

 

% Capacidade Ocupada WIF Corte =

VAR vCapTotal = CALCULATE([Na Fase Corte] + [Chegando Corte],ALL(dCalendario)) -- Tabela calendário 1

VAR vCapPeriodo = CALCULATE(VALUE([Capacidade Periodo WIF Corte])) -- Tabela calendário 2

VAR vCapOcupacao = DIVIDE(vCapTotal, vCapPeriodo,0)

RETURN

vCapOcupacao

 

Acontece que, se eu tiro a interação com os dois slicers, ele pega o resultado de todo o período (2001/2025), se eu tiro a interação do card com slicer 1 que tem a calendário 1, o vCapTotal, fica errado e o vCapPeriodo fica certo. Se eu tiro a interação do card com o slicer 2 que tem a calendário 2, o vCapTotal fica certo, mas o vCapPeriodo fica errado. Se eu deixo a interação ligada com os dois slicers, mostra um número que até onde vi é aleatório....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
51 minutos atrás, Thiago Michels disse:

você tem que fazer a ALL das duas dCalendario

Acho que consegui resolver. Como você havia sugerido, eu criei uma Calendario Auxiliar para esse segundo slicer e na medida que me traz o percentual de ocupação eu tive que criar uma variável para cada campo separado. O problema depois disso tudo feito era que a medida 'Na Fase' tinha um ALL(dCalendario) na medida e não na variável e a medida 'Chegando' não tinha o ALL em lugar nenhum. Eu havia colocado o ALL na medida que fazia a soma dessas duas variáveis, porém, não sei te falar o motivo, ele não estava funcionando. Então tirei ele dessa variável de soma e coloquei direto na que me mostra o que está chegando no setor. Daí para frente foi só abraço.

PS: Eu já usei essa técnica de ter duas calendários em vários projetos, mas não sei o motivo de não ter conseguido pensar nisso antes. Acho que fiquei tão estressado sem conseguir resolver dessa forma que esqueci do resto 🤣🤣🤣

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...