Ir para conteúdo
  • 0

Transformar diferença de meses entre duas datas em linhas para cada mês


Berti
Ir para solução Solucionado por Edson Igari ,

Pergunta

  • Alunos

Pessoal, tudo bem? Espero que sim.

Estou com um caso que acredito que os mestres aqui devem ter presenciado.

Faço consumo de uma view fAlunosAtivosPassado que me traz a quantidade de alunos ativos por turma mensalmente, ou seja, se um aluno faz um curso que sua turma teve inicio em janeiro/2024 e finaliza em dezembro/2024, logicamente ele estará ativo durante 12 meses.

Essa view que eu consumo, me traz uma linha para cada mês que o aluno estudou, sendo assim, na data deste post, esse aluno teria cursado 3 meses, então, a view estará populada com 3 linhas do aluno, cada linha representando um mês pela coluna Mes_Fim, ao finalizar este mês, essa view será adicionada mais uma linha em relação ao mês 4 e assim sucessivamente.

Porem essa view me traz somente ate o mês passado e a cada fechamento de mês, ela é populada com mais uma linha, assim sucessivamente ate o fim da turma, me trazendo assim por quantos meses ele estava ativo.

O caso aqui é ter o futuro, entender graficamente ao longo do tempo que ele ficara ativo, precisara calcular o intervalo de meses entre data inicio e fim e depois distribuir em linhas para ver quantos alunos estarão ativos ate a finalização da turma.

Para calcular os meses entre as datas de inicio e fim utilizei uma coluna personalizada na tabela fAlunosAtivosFuturo conforme abaixo:

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

= let

Inicio = [Data_Inicio_Turma],

Fim = [Data_Fim_Turma],

Total = (Date.Year(Fim) - Date.Year(Inicio)) * 12 + Date.Month(Fim) - Date.Month(Inicio) + 1

in

Total

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Usando nosso exemplo, teríamos o resultado de 12, então teria que pegar esse 12 e transformar em 12 linhas para cada mês da turma, para que com uma countrows calcular os alunos ativos no futuro mensalmente.

Se esta é a melhor maneira de se fazer, não sei dizer, agradeço muito todas as ajudas possíveis.

Em anexo os arquivos de exemplo com explicação.GraficoAlunosAtivos.png.3f1dadd5627b3d24040cc6dd60d37b04.png

Transformar em linhas.png

AlunosAtivos.pbix fAlunos.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...