Ir para conteúdo
  • 0

Status Ativo/Inativo de um produto


victordardes

Pergunta

  • Alunos

Tenho uma tabela de vendas e gostaria de classificar os produtos em Inativo caso o total vendido daquele periodo (três meses) seja 0. E ativo, caso o total vendido nesse mesmo periodo (três meses) seja maior que zero.

Abaixo eu tenho um exemplo de como seria o registro desta tabela. Cada linha representa o saldo de vendas daquele dia, ou seja, ela computa inclusive o saldo "zero" quando não há nenhuma venda.

Portanto, considerando a data mais atual da base, se nos ultimos três meses um produto teve um total de "zero" unidades vendidas, então ele é considerado inativo, senão, ele é ativo.

Qual formula Dax eu posso utilizar neste exemplo?

image.png.cfc4126af181cfcb0452d570ad6df028.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos

Bom dia, utilizando do nosso amigo GPT esse é um exemplo pratico de como você poderia fazer isso:

Vamos supor que sua tabela de vendas se chame Vendas e que ela tenha as colunas DataVenda (que registra a data de cada venda) e Quantidade (que registra o número de unidades vendidas). A fórmula DAX para classificar os produtos seria algo assim:

 

Classificação Produto =
VAR TotalVendasUltimos3Meses = CALCULATE(
    SUM(Vendas[Quantidade]),
    DATESINPERIOD(
        Vendas[DataVenda],
        LASTDATE(Vendas[DataVenda]),
        -3,
        MONTH
    )
)
RETURN
IF(
    TotalVendasUltimos3Meses > 0,
    "Ativo",
    "Inativo"
)




Explicação da fórmula:

VAR TotalVendasUltimos3Meses: Esta variável calcula o total de vendas nos últimos três meses. A função CALCULATE permite modificar o contexto de cálculo aplicado à função SUM(Vendas[Quantidade]).
DATESINPERIOD: Esta função retorna um conjunto de datas dentro de um período específico. LASTDATE(Vendas[DataVenda]) obtém a última data registrada na coluna DataVenda, e -3, MONTH define o intervalo de três meses antes desta data.
IF: Esta função testa se o TotalVendasUltimos3Meses é maior que zero. Se for, retorna "Ativo"; caso contrário, retorna "Inativo".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
4 minutos atrás, Alex Pereira disse:

Bom dia, utilizando do nosso amigo GPT esse é um exemplo pratico de como você poderia fazer isso:

Vamos supor que sua tabela de vendas se chame Vendas e que ela tenha as colunas DataVenda (que registra a data de cada venda) e Quantidade (que registra o número de unidades vendidas). A fórmula DAX para classificar os produtos seria algo assim:

 

Classificação Produto =
VAR TotalVendasUltimos3Meses = CALCULATE(
    SUM(Vendas[Quantidade]),
    DATESINPERIOD(
        Vendas[DataVenda],
        LASTDATE(Vendas[DataVenda]),
        -3,
        MONTH
    )
)
RETURN
IF(
    TotalVendasUltimos3Meses > 0,
    "Ativo",
    "Inativo"
)




Explicação da fórmula:

VAR TotalVendasUltimos3Meses: Esta variável calcula o total de vendas nos últimos três meses. A função CALCULATE permite modificar o contexto de cálculo aplicado à função SUM(Vendas[Quantidade]).
DATESINPERIOD: Esta função retorna um conjunto de datas dentro de um período específico. LASTDATE(Vendas[DataVenda]) obtém a última data registrada na coluna DataVenda, e -3, MONTH define o intervalo de três meses antes desta data.
IF: Esta função testa se o TotalVendasUltimos3Meses é maior que zero. Se for, retorna "Ativo"; caso contrário, retorna "Inativo".

Alex, tudo bem?

 

Eu ja havia utilizado esta formula, só que o resultado ainda assim não é o que busco. Usando esta formula, ele acaba nomeando como "inativo" uma linha de produto que a venda esta zero, sendo que mais a diante há esse mesmo produto, com venda maior que 0, que ai sim ele classifica como ativo. 
Eu preciso que esse status de "Ativo" seja classificado a um produto mesmo que naquele dia a venda tenha sido zero. Ou seja, o que importa é o saldo de vendas nos ultimos três meses e nao no dia em questão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
1 minuto atrás, victordardes disse:

Alex, tudo bem?

 

Eu ja havia utilizado esta formula, só que o resultado ainda assim não é o que busco. Usando esta formula, ele acaba nomeando como "inativo" uma linha de produto que a venda esta zero, sendo que mais a diante há esse mesmo produto, com venda maior que 0, que ai sim ele classifica como ativo. 
Eu preciso que esse status de "Ativo" seja classificado a um produto mesmo que naquele dia a venda tenha sido zero. Ou seja, o que importa é o saldo de vendas nos ultimos três meses e nao no dia em questão.

image.png.9bde72db8d9fd4fb3323401e9f2058a3.png

Em complemento, veja um exemplo no print acima. Mesmo que Morango tenha registrado "zero" unidade vendidas no dia 02/01/2024, ainda assim ele precisa ser considerado "Ativo", ja que nos dias 01/01 e 03/01 ele teve registros de vendas maiores a "zero". 
Caso totalmente diferente da Pera, que não há registor de vendas maiores a zero em nenhum dos tres dias, portanto ela permanece como "Inativo"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...