Ir para conteúdo
  • 0

Medida DAX de porcentagem acumulada para formatação condicional


rafaelcn
Ir para solução Solucionado por Edson Igari ,

Pergunta

  • Alunos

Salve pessoal!

Venho pedir auxílio para comunidade para resolver uma situação que já quebrei a cabeça e não encontrei uma saída.

Tenho informações de movimentação de produtos em um almoxarifado, com dados de localização dos itens/produtos em seus respectivos locais de armazenamento ("endereços"), em um determinado período.

Desejo apresentar um tabela com os dados do local, estante e espaço, além do número de visitas que cada "endereço" recebeu.

Preciso criar uma medida que eu possa utilizar para fazer a formatação condicional da coluna 'número de visitas' e colorir de acordo com a quantidade proporcional de visitas.

A escala de cores: Vermelho, Amarelo e Verde deve se basear na proporção de visitas em cada endereço considerando o setor.

Para definir a escala de cores:

- calcular a porcentagem de visita em cada endereço em relação ao total de visitas do setor;

- ordenar do maior para o menor;

- calcular a porcentagem acumulada;

- a soma das porcentagens individuais dos endereços que totalizar os 10% com maior número de visitas será: Vermelho

- a soma das porcentagens entre 11 e 35% será: Amarelo

- a soma das demais porcentagens (entre 35 e 100%) será: Verde

Esses valores e "colunas" não devem ser incluídas na figura. Essa medida será usada na formatação condicional da coluna "num_visitas".

Tentei criar essa medida usando tabela virtual, ordenação, mas sem sucesso.

O mais próximo que cheguei foi em uma medida usando RANKX que não funcionou no visual pois excede o limite de recursos disponíveis.

Abaixo segue em excel uma representação do que estou tentando fazer.

image.png.0ad2f5a23940a58136914e73cc14721d.png
 

Essa tabela estará no visual do dashboard, onde o usuário poderá selecionar o setor desejado e filtra o período desejado. Com a medida dinâmica essa escala será recalculada com base nos filtros do usuário.

Qualquer ajuda será muito bem vinda! Anexei material de exemplo caso eu tenha deixado alguma dúvida na organização dos dados.

Obrigado!

Rafael

atividade.pbix atividade.csv

Editado por rafaelcn
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
Em 26/04/2024 em 09:22, Edson Igari disse:

Oi Edson, bom dia!

Muito obrigado pelo retorno e pela solução apresentada. Funcionou!!!
Vou estudar sua solução e ver onde eu estava errando.
Antes de escrever, havia pesquisado aqui no fórum e tinha visto uma solução parecida do João Raulino usando a função window/allexcept/orderby.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...