Ir para conteúdo
  • 0

Segmentação de dados (Vinculado a uma página)


Miguel Costa
Ir para solução Solucionado por Bruno Abdalla de Souza ,

Pergunta

  • Alunos

Prezados,

Sou iniciante, e gostando muito das aulas e do forum. Muita informação legal e muito aprendizado.

Acredito que a demanda é simples, mas precisava de uma ajuda para concluir o meu primeiro dashboard.

Contexto:
A ideia do Dashboard é para ajudar o cliente a analisar de forma rápida a sua contagem de estoque. Ajudando a mostrar os produtos que estão com uma diferença negativa. Informando o Custo dessa diferença e a quantidade.
Além disso o cliente tem acesso em outra página ao Kardex, que é a movimentação do produto em um periodo, para analisar qual dia e qual a movimentação o produto ficou negativo.


Problema:
1) Na aba Kardex, eu tenho uma Tabela com o relatorio de movimentação. E tenho "Segmentação de dados" da Loja e Auditoria que estão sincronizados com a Página "Negativados".
O meu problema é ter uma segmentação de dados apenas de "produtos" da auditoria que está selecionada. Eu tentei fazer um DAX usando a ALLSelect, mas não deu muito certo.
Dai como solução paliativa apenas para demostrar aqui fiz da seguinte forma abaixo: 


image.png.18d16209795d2bfcea89046710855bf8.png

2) O outro problema é que eu não conseguir achar uma solução para o Saldo Acumulado. Quando é o mesmo dia de movimentação o saldo não é atualizado conforme cada linha de movimentação, ele só tras o resultado final do que foi calculado no mesmo dia. 
Para melhor entender segue o print abaixo:

image.png.0775ab70901a92dc487adbf6fcb8ea39.png

Movimentação de estoque - FORUM2.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos

O primeiro problema eu resolvi. O segundo, aconselho vc a pedir para a TI criar um ID único da sequência de movimentação ao longo dos dias. Caso não consiga, eu te aconselho a organizar no PowerQuery por data e por produto e criar uma coluna de ID sequencial, tornando possível diferenciar as linhas. Aí com este ID, você conseguiria fazer a seguinte medida:

Saldo Acumulado = 
VAR vID = MAX(fMovimentoEstoque[ID])
VAR VResultado = 
CALCULATE(
    SUM(fMovimentoEstoque[qtd_tot]),
    FILTER(
        ALLEXCEPT(
            fMovimentoEstoque,
            dProduto[prd_nome],
            dLoja[loj_nome]
        ),        
        fMovimentoEstoque[ID] <= vID
    ),
    fMovimentoEstoque[situacao] = "normal"
)
RETURN
VResultado

 

20240422_Movimentação de estoque - FORUM2.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Bruno Abdalla de Souza
Vou pedir para alterar a View para trazer o ID unico por linha para fazer o teste da medida. 

Obrigado pelo ajuda!

Poderia me informar também como foi que você resolveu o problema numero 1. 
Pois eu coloquei pdr_nome(dProduto) e mostrou tudo o que tinha na tabela e não conforme a contagem e loja que eu estava selecionando na página. 
Obrigado mais um vez! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Opa @Bruno Abdalla de Souza acabei de testar a sua 

Em 22/04/2024 em 14:44, Bruno Abdalla de Souza disse:

O primeiro problema eu resolvi. O segundo, aconselho vc a pedir para a TI criar um ID único da sequência de movimentação ao longo dos dias. Caso não consiga, eu te aconselho a organizar no PowerQuery por data e por produto e criar uma coluna de ID sequencial, tornando possível diferenciar as linhas. Aí com este ID, você conseguiria fazer a seguinte medida:

Saldo Acumulado = 
VAR vID = MAX(fMovimentoEstoque[ID])
VAR VResultado = 
CALCULATE(
    SUM(fMovimentoEstoque[qtd_tot]),
    FILTER(
        ALLEXCEPT(
            fMovimentoEstoque,
            dProduto[prd_nome],
            dLoja[loj_nome]
        ),        
        fMovimentoEstoque[ID] <= vID
    ),
    fMovimentoEstoque[situacao] = "normal"
)
RETURN
VResultado

 

20240422_Movimentação de estoque - FORUM2.pbix 8.02 MB · 1 download

Opa bruno, acabei de testar a sua sugestão de medida! Peço desculpa pela demora! Tive que me ausentar uns dias no trabalho...
Pela logica deu certo! porem ta demorando muito para gerar a tabela. Isso será que tem haver com relacionamento entre as tabelas. Ou é por conta de muitas linhas na view? Tem aproximadamente 710mil linhas.

O TI fez uma nova View com os indices únicos conforme a ordem da coluna "dt_ent_sai". 
SE eu colocar uma dessas colunas "numero1" por exemplo a tabela trava quando usa o "Saldo Acumulado 2". 
Estou mandando o .PBIX com a nova view que foi criada com os indices (ID).
image.png.3cde626cf852592422964ca9cb48054e.png

Opa e agradeço pelos esclarecimentos! Fico muito grato!

Movimentação de estoque - FORUM2.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Estu avaliando a lentidão. Mas independente disso, tenho uma dúvida. Veja um exemplo abaixo:

 

Para o produto chutney de maracujá:

image.png.c5a33061270b36b87edfedcf589978cb.png

Tenho um id menor (660308) com data de entrada/saída maior que um ID maior (660309) cuja data de entrada/saída é menor. Está certo isso? Imagino que o ID deveria seguir a data de entrada/saída e não a coluna Data.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
7 horas atrás, Bruno Abdalla de Souza disse:

Estu avaliando a lentidão. Mas independente disso, tenho uma dúvida. Veja um exemplo abaixo:

 

Para o produto chutney de maracujá:

image.png.c5a33061270b36b87edfedcf589978cb.png

Tenho um id menor (660308) com data de entrada/saída maior que um ID maior (660309) cuja data de entrada/saída é menor. Está certo isso? Imagino que o ID deveria seguir a data de entrada/saída e não a coluna Data.

 

9 horas atrás, Bruno Abdalla de Souza disse:

Estu avaliando a lentidão. Mas independente disso, tenho uma dúvida. Veja um exemplo abaixo:

 

Para o produto chutney de maracujá:

image.png.c5a33061270b36b87edfedcf589978cb.png

Tenho um id menor (660308) com data de entrada/saída maior que um ID maior (660309) cuja data de entrada/saída é menor. Está certo isso? Imagino que o ID deveria seguir a data de entrada/saída e não a coluna Data.

@Bruno Abdalla de Souza nesse caso a view está acompanhando a data da coluna "dt_ent_sai" e nao a coluna "dt_alt" que você circulou. Para nao confundir eu retirei todas as colunas de datas e deixei epenas a "dt_ent_sai"

Reparei tambem que o relacionamento entre as tabelas dCalendario e fMovEstoque estava errado de fato. Já corrigir.

E como a minha tabela dCalendario está como "CalendarAuto( )". O mesmo acabou pegando uma data de 1900, mas já corrigir tambem ocultando as linhas que tinham essa data na tabela fMovEstoque.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...