Ir para conteúdo
  • 0

Erro ao conectar com arquivo no OneDrive


Luiz Cruz

Pergunta

  • Alunos

Boa tarde a todos!
Tenho alguns arquivos *pbix que utilizam arquivos do Excel Online salvos no OneDrive.
O meu acesso a estes arquivos era através do conector: Da Web
Já os utilizava normalmente há uns 4/5 meses, inclusive com conexões/atualizações agendadas e online - sem problemas algum.

Na virada de ontem (16/04) para hoje (17/04), perdi a conexão de todos os arquivos.

Obtenho a seguinte mensagem:
DataSource.Error: Os dados baixados são HTML, que não é um tipo esperado. A URL pode estar incorreta, ou talvez você não tenha fornecido as credenciais corretas ao servidor.

O problema aconteceu após a virada da meia noite, simplesmente do nada...rs

Algum colega já passou por este problema ou algo parecido antes?
Qualquer ajuda ou ideia é bem-vinda!!!!rs
Se precisar de mais alguma informação só avisar.

Obrigado

 

Editado por Luiz Cruz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos

Faz esses procedimentos:

1- Tente refazer a modelagem, ou seja refazer o etl novamente em um arquivo diferente e depois replique seu arquivo.
2 - Teste mudar a pasta onde está arquivo para ver se da certo.
3 - Verifique se o link utilizado está correto cole ele online seu chorme e veja se está funcionando!


Em alguns forum que olhei se deve garantir que o link esteja correto.

Para resolver esse erro, você deve verificar o URL e certificar-se de que está correto. Se o URL estiver correto, talvez seja necessário verificar suas credenciais e garantir que você tenha as permissões corretas para acessar os dados


https://answers.microsoft.com/pt-br/msoffice/forum/all/obter-dados-via-web-datasourceerror/a523589a-bf00-4e6c-99fa-3f499a1b6db6


Veja essa aula tbm talvez possa ajudar


image.png.2636319d656b1db8375110420b312ec2.png

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
10 minutos atrás, Luiz Cruz disse:

Boa tarde a todos!
Tenho alguns arquivos *pbix que utilizam arquivos do Excel Online salvos no OneDrive.
O meu acesso a estes arquivos era através do conector: Da Web
Já os utilizava normalmente há uns 4/5 meses, inclusive com conexões/atualizações agendadas e online - sem problemas algum.

Na virada de ontem (16/04) para hoje (17/04), perdi a conexão de todos os arquivos.

Obtenho a seguinte mensagem:
DataSource.Error: Os dados baixados são HTML, que não é um tipo esperado. A URL pode estar incorreta, ou talvez você não tenha fornecido as credenciais corretas ao servidor.

O problema aconteceu após a virada da meia noite, simplesmente do nada...rs

Algum colega já passou por este problema ou algo parecido antes?
Qualquer ajuda ou ideia é bem-vinda!!!!rs
Se precisar de mais alguma informação só avisar.

Obrigado

 

Você ja exprimentou fazer teste seu local ver se está funcionando?

Tente excluir o arquivo e republuicar novamente.


Coloque as fontes como organizacional e niveis de privacidade habilitados!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá @Alex Pereira, boa tarde!

vamos lá...rs

1) teste local: ok - funcionando!
2) teste tb já realizado, sem sucesso, não consigo atualizar nem no desktop pois da a mensagem de erro:
DataSource.Error: Os dados baixados são HTML, que não é um tipo esperado. A URL pode estar incorreta, ou talvez você não tenha fornecido as credenciais corretas ao servidor.
3) As fontes - já passei e tentei pelas 5 possíveis até... e nada....

Algumas tentativas / variáveis que "quase" deram certo... carregam o aquivo como HTML - tipo <head> <body>... não carregam, não trazem o xls do OneDrive...

mas vlw demais o retorno...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Bom dia @Alex Pereira, muito obrigado pela atenção!!!
Os itens 1 e 2 não se aplicam ao caso.
o "x" da questão está no item 3 mesmo...rs

Após nossa conversa de ontem... pesquisando em alguns fóruns (tb da Microsoft...) este problema que estou passando, encontrei occorrências desde 2021...
Não sei o por que (parte que está sendo investigada e já com chamado aberto no Microsoft), o link dos arquivos, disponível no OneDrive, simplesmente alterou sozinho (parece estranho, eu sei, rs, mas foi exatamente isso que ocorreu...rs). e apenas na conta do OneDrive da Empresa que presto o serviço.

Testamos outras várias contas (particulares / empresariais / premium / business...) e tudo normal com o mesmo arquivo...
O "B.O." está na conta do OneDrive da Empresa mesmo, que está gerando o link de forma "não correta"....

Já temos algumas soluções paleativas até ter uma resposta definitiva da Microsoft, mas ao menos já está identificado ONDE é o problema e possibilidades de solução.

Caso queira entender mais no detalhe o problema... me add no Linkedin: https://www.linkedin.com/in/luizcruzdf/, que lhe passo no privado.

Por toda sua disponibilidade em ajudar, só tenho a agradecer e dar este chamado como conclúido!
Muito obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...