Ir para conteúdo
  • 0

Tratamento alocação - Retornar em 2 colunas


William Godinho .
Ir para solução Solucionado por Renato Carlos Rossato ,

Pergunta

  • Alunos

Boa noite, pessoal!

Estou precisando da seguinte ajuda;

Tenho um programa em Python que exporta um arquivo do seguinte formato:

image.png.e25d0a36809f3e87d566b68bc9de2a84.png

Dessa forma, preciso fazer - pelo POWER QUERY - que retorne as duas colunas destacas em azul:

image.png.cf4478f2db34ae805eadb8acc75b8f8c.png

 

A coluna "Mês-Ano alocação" é correspondente ao M+.. que o documento aparece. Logo, como na primeira linha o documento "RC: 2334183" apareceu no M+3, a coluna retornou "jul/24", pois M+3 = Mês atual + 3 meses..

Já a coluna "Tipo de alocação", é correspondente ao tipo de documento que aparece em cada célula em amarelo. Como o documento "RC: 2334183" começou com "RC", a coluna retornou "RC".

 

OBS: No meu modelo atual, construí através do DAX. Porém, preciso da ajuda dos senhores para conseguir realizar essa lógica dentro do Power Query, tendo em vista uma melhor governança dos dados. 

 

Muito obrigado a todos! 

Base de exemplo - Tratamento PQ.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos

Opa, @Renato Carlos Rossato

Sua solução está perfeita. Mas, na verdade, eu que esqueci de um ponto crucial.

 

Realizando a etapa que está retirando o "null" da coluna "Mês Ano Alocação", infelizmente sai os casos que não houve alocação(quando não tem atendimento);

image.png.76860416f34513998e5f94cecab89824.png

Conforme exemplo acima, realizei a inclusão de uma nova linha, que deve projetar um retorno nas colunas em azul como "Não alocado", pois durante os 18 meses não apresentou atendimento.

Tentei pensar em algum ajuste sobre essa sua solução mas não obtive êxito, poderia ajudar com mais esse detalhe?

Base de exemplo - Tratamento PQ.xlsx

 

Editado por William Godinho .
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...