Ir para conteúdo
  • 0

Concatenar Linhas no Power Query


Pétala Baptista

Pergunta

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 1
  • Alunos
Postado (editado)

Suave @Pétala Baptista?

A maneira mais simples de alcançar isso no Power Query é criando uma coluna [Indice] na tua tabela original e depois fazendo uma mescla dela com uma cópia dela mesma mas com a primeira linha removida. Ao fazer isso você está essencialmente juntando cada linha com a linha de baixo.

Uma outra maneira seria usando a [Coluna8] para fazer a agregação através de uma "Agrupar por". Para isso você precisa primeiro fazer um fill down dessa coluna, e depois agrupar a [Coluna6] com a função Text.Combine.

Ficou confuso? Da uma olhada nesse vídeo abaixo que ele explica passo-a-passo o que fazer:

Abs!

 

Editado por Joao Raulino
  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Opa @Joao Raulino, boa tarde!

Tudo bem?

Tentei aplicar a sugestão do vídeo, mas não localizei a opção de "fill down" e não entendi a primeira sugestão da coluna índice. Será que poderia aplicar no modelo teste em anexo, por gentileza? Desculpe pela demora no retorno.

Grata pela ajuda de sempre! 😉 

Base teste Concatenar texto.pbix R CC Pessoal.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Ola @Pétala Baptista

Eu analisei o seu arquivo e fiz alguns ajustes no processo de ETL para diminuir o numero de STEPS. Criei uma nova tabela com a solução desenvolvida para vc fazer a comparação. Em cada ETAPA aplicada eu coloquie um comentário do que esta sendo feito para vc entender cada processo. 

Acredito que cheguei no resultado desejado.

Faco algumas recomendações adicionais nesse seu processo. 

Tentar fazer a coluna de Saldo ser calculada usando DAX. Adicionei ela no Power Query para vc conferir os valores e ver se fica conforme vc desejou. Porem lembre-se que colunas calculadas no seu modelo impactam na sua performance. 

Eu vc tbm notei que vc usou a coluna de Saldo como Valor de credito, entao, eu mantive essa sua logica pq eu não conheço da sua regra de negocio e da analise que vc esta fazendo. Sendo assim, eu foquei na apenas na  concatenação do Histórico conforme solicitado 

2tVH2vO.png

 

Segue em anexo a solucao.

Att.

Ismael

 

Base teste Concatenar texto_SOLUCAO.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...