Ir para conteúdo
  • 0

Problema com Data / relacionamentos


Antonio Cella
Ir para solução Solucionado por Edson Igari ,

Pergunta

  • Alunos

Fala galera, tudo certo?

Pessoal, recentemente eu criei uma base de dados para área de marketing através do curso de chatgpt do Anderson lá da plataforma. Porém, quando eu criei as tabelas, fiquei confuso em relação a uma tabela específica chamada dim_campanha, onde no caso eu possuo uma data de início e de fim, e não estou conseguindo fazer o relacionamento delas com a dcalendário(Esse seria o primeiro problema. O segundo problema, é a data que está aparecendo em uma sessão em branco, entre os anos de 22, 23 e 24, e nesse caso a parte em branco da parte de data está levantando alguns dados em consideração, que no caso não sei de onde estão vindo. Eu penso que esse segundo problema pode ser a questão do relacionamento que está incorreto. Irei encaminhar o PBIX caso queiram dar uma olhada, mas no caso seria isso.

Captura de tela 2024-03-29 145530.png

Marketing.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução
Em 29/03/2024 em 23:57, Antonio Cella disse:

fala @Edson Igari tudo certo? 
cara não percebi que a tabela ia até esse ano todo, fui conferir por aqui  no excel e ela vai até o ano 2049 rs.
Agora uma dúvida em relação a essa parte de filtrar via medida, no caso seria por DAX msm? 
 

Exatamente. Você tem que pagar a data do contexto de filtro e verificar se ela está entre as data de início e fim.

Exemplo:

MedidaExemplo =
VAR vDataContexto = MIN(dCalendario[Data])

RETURN

CALCULATE(

         SUM(Tabela[valor]),

         FILTER(

               dCampanha,

              vDataContexto >= dCampanha[dtInicio] && vDataContexto <= dCampanha[dtFim]
         )

)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
1 hora atrás, Edson Igari disse:

@Antonio Cella, blz? Cara, em relação as datas de início e fim da campanha, recomendo filtrar via medida, pegando a data do contexto e verificando se a mesma está entre elas. 

Quanto as datas em branco, isso acontece pq você tem datas na tabela fato que não estão presentes na dCalendario.
image.png.c2e342ba37f5272aef1fccb1409fdd3c.png

fala @Edson Igari tudo certo? 
cara não percebi que a tabela ia até esse ano todo, fui conferir por aqui  no excel e ela vai até o ano 2049 rs.
Agora uma dúvida em relação a essa parte de filtrar via medida, no caso seria por DAX msm? 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
11 horas atrás, Edson Igari disse:

Exatamente. Você tem que pagar a data do contexto de filtro e verificar se ela está entre as data de início e fim.

Exemplo:

MedidaExemplo =
VAR vDataContexto = MIN(dCalendario[Data])

RETURN

CALCULATE(

         SUM(Tabela[valor]),

         FILTER(

               dCampanha,

              vDataContexto >= dCampanha[dtInicio] && vDataContexto <= dCampanha[dtFim]
         )

)

Ah saquei, no caso vou precisar praticar essas medidas no caso . Muito obrigado novamente Edson 🙂

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...