Ir para conteúdo
  • 0

Exibir todos os KPIs até os que são cálculos


Daiana
Ir para solução Solucionado por Joao Raulino ,

Pergunta

  • Alunos

Boa tarde, pessoal. Tudo certo?

Preciso de uma ajuda para exibir todos os KPIs de uma tabela dimensão. Ela tem um relacionamento com uma tabela fato onde existe uma coluna com esses KPIs e outra coluna com os valores para cada KPI. No entanto, nessa dimensão também tem alguns KPIs que precisam ser calculados. 

Eu gostaria de obter uma formula onde eu consiga exibir não só um somatório para os KPIs que já existem, mas também o valor para esses KPIs que são calculados.

Ex: os valores que estão em branco na coluna "Totais" são os valores que existem na minha dimensão (d_KPIs) em uma coluna mas não existem na coluna de KPIs na minha fato (f_Geral). O calculo de Tx. Aproveitamento, por ex, é a soma de Vendas / Pedidos, gostaria que fosse exibido nessa tabela junto com os demais ao inves do "em branco".

image.png.2e522039d6a6fd9dd1f1aa9402145cf5.png

 

Assim como para CPL que é o calculo de Investimento / Pedidos.. 

Eu coloquei uma coluna de Totais D7 % porque a ideia é criar um comparativo com esses valores, mas, primeiro, preciso exibir a informação em "Totais".

Mando em anexo um arquivo pbix ilustrando e o excel para ajudar.

Agradeço desde já!

Abraçoss

arquivoTeste.pbix Book1.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Suave @Daiana?

Cria uma medida SWITCH para dizer qual medida você quer ter em cada linha. No caso das linhas onde as medidas nao estao na f_Geral, voce passa elas dentro de uma CALCULATE() usando a ALLSELECTED() para tirar o filtro de contexto.

Ficaria algo assim:

Citar
Valores =
SWITCH(
    TRUE(),
    SELECTEDVALUE(d_KPI[KPIs_Tratados]) = "Consulta CEP", [Totais],
    SELECTEDVALUE(d_KPI[KPIs_Tratados]) = "CPA", 2,
    SELECTEDVALUE(d_KPI[KPIs_Tratados]) = "CPL", CALCULATE([CPL], ALLSELECTED(f_Geral)),
    SELECTEDVALUE(d_KPI[KPIs_Tratados]) = "CPV", 2,
    SELECTEDVALUE(d_KPI[KPIs_Tratados]) = "Investimento", [Totais],
    SELECTEDVALUE(d_KPI[KPIs_Tratados]) = "Pedidos", [Totais],
    SELECTEDVALUE(d_KPI[KPIs_Tratados]) = "Pedidos 0800", [Totais],
    SELECTEDVALUE(d_KPI[KPIs_Tratados]) = "Pedidos C2C", 2,
    SELECTEDVALUE(d_KPI[KPIs_Tratados]) = "Sessões", [Totais],
    SELECTEDVALUE(d_KPI[KPIs_Tratados]) = "Tx. Aproveitamento", CALCULATE([Tx. Aproveitamento], ALLSELECTED(f_Geral)),
    SELECTEDVALUE(d_KPI[KPIs_Tratados]) = "Tx. Interesse", 2,
    SELECTEDVALUE(d_KPI[KPIs_Tratados]) = "Vendas", [Totais],
    SELECTEDVALUE(d_KPI[KPIs_Tratados]) = "Vendas 0800", [Totais],
    SELECTEDVALUE(d_KPI[KPIs_Tratados]) = "Vendas C2C", 2,
    "Total"
)

image.png.8a9b17478f3e3ade62f76e5d1e043e5a.png

Se quiser modificar o resultado que aparece na linha do total, basta modificar o "Total" ali no fim e incluir as medidas que você quer que apareça.

Abs!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
14 horas atrás, Joao Raulino disse:

Suave @Daiana?

Cria uma medida SWITCH para dizer qual medida você quer ter em cada linha. No caso das linhas onde as medidas nao estao na f_Geral, voce passa elas dentro de uma CALCULATE() usando a ALLSELECTED() para tirar o filtro de contexto.

Ficaria algo assim:

image.png.8a9b17478f3e3ade62f76e5d1e043e5a.png

Se quiser modificar o resultado que aparece na linha do total, basta modificar o "Total" ali no fim e incluir as medidas que você quer que apareça.

Abs!

Muito obrigada, Joao! me salvou 😭🤩

Só cheguei a conclusao de que preciso estudar mais DAX kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
22 horas atrás, Joao Raulino disse:

Suave @Daiana?

Cria uma medida SWITCH para dizer qual medida você quer ter em cada linha. No caso das linhas onde as medidas nao estao na f_Geral, voce passa elas dentro de uma CALCULATE() usando a ALLSELECTED() para tirar o filtro de contexto.

Ficaria algo assim:

image.png.8a9b17478f3e3ade62f76e5d1e043e5a.png

Se quiser modificar o resultado que aparece na linha do total, basta modificar o "Total" ali no fim e incluir as medidas que você quer que apareça.

Abs!

Joao, consegue me dar uma outra ajuda? kk

Eu acrescentei um nivel "origem_trafego". Nesses KPIs, ele traz o valor repetido nesse nivel e nos demais que eu acrescentar. Eu consigo fazer com o que ele considere os niveis e "force" o calculo pra eles?

Segue o print do que estou falando:

image.png.f8ddd819b5d455e96a2edb9e90da9924.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Agradeço a resposta 🙂

Então, eu tinha feito dessa forma antes (no arquivo original), deu certo, mas quando acrescentei os comparativos, ele repetiu os valores:

image.png.6d8625a45cd9429ef1612dcd6b2cb326.png

 

Acho que preciso adicionar a ALLEXCEPT nessa fórmula, ne? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...