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Estatística Descritiva - Módulo Bussiness e Analytics


Antonio Cella

Pergunta

  • Alunos

Fala pessoal tudo certo?

Estou com uma dúvida no Módulo de estatística descritiva do professor Renan. (Exercícios 1 ao 3)

No exercicio 2 (Desafio), o objetivo tem como criar uma medida que calcule o impacto de cada produto sobre a média ponderada, para entender qual é o peso sobre o valor central de cada item. Uma das dicas que ele menciona é tentar calcular qual o valor da média ponderada sem o valor atual, e no início da criação da medida, ele usa uma métrica chamada de [Unit Contribution Margin - Weighed Average by Product ($/#)]. 

Nesse caso a minha dúvida é em relação a essa medida [Unit Contribution Margin - Weighed Average by Product ($/#)], qual seria o racicínio por trás dessa medida?

No final  calculo de DAX ficou desta maneira 
 

Captura de tela 2024-03-21 141356.png

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3 respostass a esta questão

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  • 0
  • Alunos
2 horas atrás, Antonio Cella disse:

Fala pessoal tudo certo?

Estou com uma dúvida no Módulo de estatística descritiva do professor Renan. (Exercícios 1 ao 3)

No exercicio 2 (Desafio), o objetivo tem como criar uma medida que calcule o impacto de cada produto sobre a média ponderada, para entender qual é o peso sobre o valor central de cada item. Uma das dicas que ele menciona é tentar calcular qual o valor da média ponderada sem o valor atual, e no início da criação da medida, ele usa uma métrica chamada de [Unit Contribution Margin - Weighed Average by Product ($/#)]. 

Nesse caso a minha dúvida é em relação a essa medida [Unit Contribution Margin - Weighed Average by Product ($/#)], qual seria o racicínio por trás dessa medida?

No final  calculo de DAX ficou desta maneira 
 

Captura de tela 2024-03-21 141356.png

Fala @Antonio Cella, segue a respota de acordo com meu amigo GPT para melhor raciocionio sobre o assunto:


 

O cálculo do "Unit Contribution Margin - Weighted Average by Product" (Margem de Contribuição Unitária - Média Ponderada por Produto) é uma métrica financeira usada para analisar o desempenho de diferentes produtos ou linhas de produtos em uma empresa.

A "margem de contribuição unitária" refere-se à diferença entre o preço de venda de um produto e os custos variáveis associados à produção desse produto. Em outras palavras, é quanto cada unidade vendida contribui para cobrir os custos fixos da empresa e gerar lucro.

O termo "média ponderada por produto" indica que a margem de contribuição unitária é calculada levando-se em consideração a participação relativa de cada produto nas vendas totais da empresa. Isso significa que produtos que representam uma parcela maior das vendas terão um peso maior no cálculo da média ponderada.

Essa métrica é útil para entender quais produtos estão contribuindo mais significativamente para os resultados financeiros da empresa e pode ajudar na tomada de decisões relacionadas à alocação de recursos, preços de venda e estratégias de marketing.

Por exemplo, se um determinado produto tem uma margem de contribuição unitária alta e representa uma parte significativa das vendas, pode ser uma prioridade para a empresa focar em aumentar as vendas desse produto ou otimizar seus processos de produção para maximizar o lucro. Por outro lado, se um produto tem uma margem de contribuição unitária baixa e representa uma parte pequena das vendas, a empresa pode considerar ajustes em sua estratégia de precificação ou avaliar se é viável continuar produzindo esse produto.

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  • 1
  • Alunos
15 minutos atrás, Antonio Cella disse:

Opa, fala @Ezequiel Pedreira tudo certo mestre? Show de bola, tinha procurado alguns artigos sobre esse assunto, mas nesse texto ajudou bastante no entedimento. Acho que fiquei confuso na parte da fórmula em si, mas agora deu pra entender bem melhor. Muito obrigado novamente, sucesso sempre !!!

Top meu amigo, espero ter ajudado! Tmj sempre, sucesso 👊🏼🚀

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  • 0
  • Alunos
3 horas atrás, Ezequiel Pedreira disse:

Fala @Antonio Cella, segue a respota de acordo com meu amigo GPT para melhor raciocionio sobre o assunto:


 

O cálculo do "Unit Contribution Margin - Weighted Average by Product" (Margem de Contribuição Unitária - Média Ponderada por Produto) é uma métrica financeira usada para analisar o desempenho de diferentes produtos ou linhas de produtos em uma empresa.

A "margem de contribuição unitária" refere-se à diferença entre o preço de venda de um produto e os custos variáveis associados à produção desse produto. Em outras palavras, é quanto cada unidade vendida contribui para cobrir os custos fixos da empresa e gerar lucro.

O termo "média ponderada por produto" indica que a margem de contribuição unitária é calculada levando-se em consideração a participação relativa de cada produto nas vendas totais da empresa. Isso significa que produtos que representam uma parcela maior das vendas terão um peso maior no cálculo da média ponderada.

Essa métrica é útil para entender quais produtos estão contribuindo mais significativamente para os resultados financeiros da empresa e pode ajudar na tomada de decisões relacionadas à alocação de recursos, preços de venda e estratégias de marketing.

Por exemplo, se um determinado produto tem uma margem de contribuição unitária alta e representa uma parte significativa das vendas, pode ser uma prioridade para a empresa focar em aumentar as vendas desse produto ou otimizar seus processos de produção para maximizar o lucro. Por outro lado, se um produto tem uma margem de contribuição unitária baixa e representa uma parte pequena das vendas, a empresa pode considerar ajustes em sua estratégia de precificação ou avaliar se é viável continuar produzindo esse produto.

Opa, fala @Ezequiel Pedreira tudo certo mestre? Show de bola, tinha procurado alguns artigos sobre esse assunto, mas nesse texto ajudou bastante no entedimento. Acho que fiquei confuso na parte da fórmula em si, mas agora deu pra entender bem melhor. Muito obrigado novamente, sucesso sempre !!!

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