Ir para conteúdo
  • 0

#Segmentação de dados - usando atalho de datas.


Mateus Miranda
Ir para solução Solucionado por Joao Raulino ,

Pergunta

  • Alunos

Olá pessoal, gostaria de compartilhar uma dificuldade que estou enfrentando. Quem puder me ajudar, ficarei muito agradecido.

Vamos lá!

Estou querendo facilitar a vida do meu gestor ao selecionar as datas do relatório. Pensei em criar botões através da segmentação de dados para filtrar os dados do faturamento da seguinte forma:

"HOJE",
"ONTEM",
"- 7 DIAS",
"- 15 DIAS"
E "TUDO".

Observação: Esses botões vão filtra somente o dia, o mês e ano serão selecionado em outras segmentações suspenso que irei criar


Até agora, só consegui fazer com base nos dias da semana usando a linguagem M. Contudo, não estou vendo como fazer, a não ser pela linguagem DAX. Percebi também que a segmentação de dados não aceita medida do DAX.

Aqui está o modelo dos botões que consegui fazer até agora.

dia da semana.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Boa @Mateus Miranda!

Nesse caso convêm você criar duas medidas, uma com o faturamento total e outra com o faturamento sem as cobranças do tipo "GRUP":

Citar

$ Faturamento Total = SUM(fVendas[Faturamento])

Citar

$ Faturamento sem GRUP =
CALCULATE(
    [$ Faturamento Total],
    fVendas[TipoCobranca] <> "GRUP"
)

Depois você usa a técnica do @Renato Carlos Rossato ou então transforma essas duas medidas num parâmetro de campo que você vai conseguir criar esse filtro pro teu gestor:

https://xperiun.com/blog/aprenda-a-criar-valores-dinamicos-com-parametros-de-campo-no-power-bi/

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá @Mateus Miranda, para isso acredito que terá que criar uma tabela auxiliar com essas descrições nas linhas e colocar essas opções da tabela auxiliar que criar com seleção única em um segmentador e com o SWITCH colocar as medidas filtradas para cada seleção.

Se possível adicione um PBIX aqui para que possamos te ajudar melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Suave @Mateus Miranda?

Complementando a ideia do @Renato Carlos Rossato, da também para criar uma coluna calculada na tabela dCalendario utilizando a função SWITCH() para definir esse rotulo pras datas. Ficaria algo assim:

Citar
Filtro Data =
SWITCH(
    'dCalendário'[Data],
    TODAY(), "Hoje",
    TODAY() - 1, "Ontem",
    TODAY() - 7, "-7 Dias",
    TODAY() - 15, "-15 Dias",
    "None"
)

Depois basta usar essa coluna no teu segmentador.

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Falar meus queridos @Joao Raulino e @Renato Carlos Rossato

Espero que estejam bem. 

 

Deu muito certo aqui, acabei de testar. 


image.png.c143df4b6624c6e19c90fc4d0487c105.png


Precisei classificar os blocos; como não consegui, coloquei marcadores no início e acabou que deu tudo certo.

--- Novo problema:

Aproveitando a oportunidade, não poderia deixar de pedir ajuda a vocês em outro problema semelhante.

Contextualização:

Eu quero criar um botão através da segmentação, ou até mesmo dos botões, para deduzir as vendas de uma cobrança específica.

Exemplo:
No meu faturamento, tenho as seguintes cobranças:

Código da cobrança ELDG, FUNC, ESTR, e GRUP.

Eu quero criar um botão que deduzir o faturamento da cobrança "GRUP". Sendo assim, teremos o faturamento das seguintes cobranças: ELDG, FUNC, ESTR.

No fim das contas, só preciso deixar isso de forma opcional para o meu gestor.

image.png.944d546f5273c1156597a7e6e18e6a19.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...