Ir para conteúdo
  • 0

Calcular valores do fim de semana na a segunda feira.


Geovaldo Reginato
Ir para solução Solucionado por Renato Carlos Rossato ,

Pergunta

  • Alunos

Boa tarde.

Estou tentando criar uma formula DAX onde eu tenho valores que caem no fds (sabado e domingo) e eu gostaria que esses valores fossem calculados junto com os valores que caem na segunda feira.

Exemplo:

Sabado  | 1000

Domingo | 500

Segunda | 600

 

O valor de segunda feira precisaria ser 2.100,00 

 

segue uma formula DAX que estou tentando realizar, porem nao consegui chegar no valor esperado.

No exemplo abaixo, a data 11/03/2024  é segunda feira, então gostaria que a segunda somasse o valor de sabado e domingo passado.  09/03  e 10/03.

image.png.3f744180c106d53578d1e4a0c4e4f292.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 1
  • Alunos
  • Solução

Olá @Geovaldo Reginato, no Power Query gere uma nova coluna personalizada de data adicionando 2 dias para sábado de 1 dia para domingo.

Ex:

Crie uma coluna personalizada de dia da semana primeiramente com esse código:

Date.DayOfWeek([Data]) -- A data é que você tem como referência na base

Depois crie outra coluna utilizando essa nova coluna como condição:

if [DiaDaSemana] = Day.Saturday then Date.AddDays([Data], 2) else if [DiaDaSemana] = Day.Sunday then Date.AddDays([Data], 1) else [Data]if Date.DayOfWeek([Data]) = 5 then // 5 é sábado Date.AddDays([Data], 2) else if Date.DayOfWeek([Data]) = 6 then // 6 é domingo Date.AddDays([Data], 1) else [Data] // Mantém a data original para outros dias 

Depois só relacionar a calendário com essa nova data e fazer o cálculo somando que já vai dar certo.

Espero ter ajudado.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
15 minutos atrás, Renato Carlos Rossato disse:

Olá @Geovaldo Reginato, no Power Query gere uma nova coluna personalizada de data adicionando 2 dias para sábado de 1 dia para domingo.

Ex:

Crie uma coluna personalizada de dia da semana primeiramente com esse código:

Date.DayOfWeek([Data]) -- A data é que você tem como referência na base

Depois crie outra coluna utilizando essa nova coluna como condição:

if [DiaDaSemana] = Day.Saturday then Date.AddDays([Data], 2) else if [DiaDaSemana] = Day.Sunday then Date.AddDays([Data], 1) else [Data]if Date.DayOfWeek([Data]) = 5 then // 5 é sábado Date.AddDays([Data], 2) else if Date.DayOfWeek([Data]) = 6 then // 6 é domingo Date.AddDays([Data], 1) else [Data] // Mantém a data original para outros dias 

Depois só relacionar a calendário com essa nova data e fazer o cálculo somando que já vai dar certo.

Espero ter ajudado.

 

 

 

Ola @Renato Carlos Rossato, primeiramente obrigado pela ajuda... a coluna DiaSemana eu ja tinha na minha Dcalendario, quando fui criar a nova coluna com o codigo que me passou, esta dando o erro abaixo. sabe o motivo?

 

Obrigado

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...