Ir para conteúdo
  • -1

Totais não representam a realidade


Samir Costa
Ir para solução Solucionado por Edson Igari ,

Pergunta

  • Alunos

Olá, boa tarde a todos. Preciso realizar um cálculo de VDMA (volume diário médio anual) em praças de pedágio que deve considerar anos bissextos e não bissextos.
Os valores mostrados em cada ano nas praças de pedágio estão corretos porém o total aparecendo ao lado do nome da praça está errado. Por exemplo, a praça P1 Cristalina deveria apresentar um total de 34.226 na categoria automóveis. Os valores nos gráficos também apareceram corretos.

 

Essas são as medidas que utilizei:

SomaContagem =
SUMX(VALUES(ANTT[Praça]),SUM(ANTT[Contagem]))
 
 
VDMABissexto = DIVIDE([SomaContagem], IF(MAX(ANTT[Ano]) = 2012 || MAX(ANTT[Ano]) = 2016 || MAX(ANTT[Ano]) = 2020 || MAX(ANTT[Ano]) = 2024, 366))
 
 
VDMANBissexto = DIVIDE([SomaContagem], IF(MAX(ANTT[Ano]) = 2010 || MAX(ANTT[Ano]) = 2011 || MAX(ANTT[Ano]) = 2013 || MAX(ANTT[Ano]) = 2014 || MAX(ANTT[Ano]) = 2015 || MAX(ANTT[Ano]) = 2017 || MAX(ANTT[Ano]) = 2018 || MAX(ANTT[Ano]) = 2019 || MAX(ANTT[Ano]) = 2021 || MAX(ANTT[Ano]) = 2022 || MAX(ANTT[Ano]) = 2023, 365))
 
 
VDMA = [VDMABissexto]+[VDMANBissexto]

image.png.cf7194a0eb2be11de0311265f513fcb9.png

Editado por Samir Costa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 1
  • Alunos

Boa @Samir Costa!

Vendo o teu modelo completo a medida fica mais simples ainda:

Citar
VDMA =
    SUMX(
        ANTT,
        CALCULATE(
            DIVIDE(
                SUM(ANTT[Contagem]),
                MAX(ANTT[DiasAno])
            )
        )
    )

image.png.7fa58161508da4bc1957a66c6135675c.png

Nao precisa nem usar as medidas [VDMABissexto] e [VDMANBissexto] e muito menos a SUMMARIZE()...

Creditos ao @Edson Igari por ter matado a charada com a SUMX() 😉 Nao esquece de marcar a resposta dele como solucao.

Abs! 

  • Like 2
  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Suave @Samir Costa?

A tua tabela dCalendario já tem os dias de cada ano, então você não precisa fazer essa conta na mão.

Utiliza a função SUMMARIZE() para te ajudar:

Citar
VDMA =
SUMX(
    SUMMARIZE(
        CROSSJOIN(ANTT, dCalendario),
        ANTT[Praca],
        dCalendario[Ano],
        "@Numero de Dias",
        COUNT(dCalendario[Date]),
        "@Contagem",
        SUM(ANTT[Contagem])
    ),
    [@Contagem] / [@Numero de Dias]
)

Abs!

Editado por Joao Raulino
  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
1 hora atrás, Joao Raulino disse:

Suave @Samir Costa?

A tua tabela dCalendario já tem os dias de cada ano, então você não precisa fazer essa conta na mão.

Utiliza a função SUMMARIZE() para te ajudar:

Abs!

Olá, João. Agradeço a resposta, porém esta solução por algum motivo, deixou meu modelo pesado e consumiu muita memória, travando bastante. De qualquer forma, consegui verificar que os valores na matriz mudaram e ficaram incorretos. Na imagem que enviei, os valores ao lado dos anos estão certos porém o total (que está escrito ao lado do nome da praça) está errado. Caso tenha outra dica para me passar eu agradeço muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
36 minutos atrás, Samir Costa disse:

Olá, João. Agradeço a resposta, porém esta solução por algum motivo, deixou meu modelo pesado e consumiu muita memória, travando bastante. De qualquer forma, consegui verificar que os valores na matriz mudaram e ficaram incorretos. Na imagem que enviei, os valores ao lado dos anos estão certos porém o total (que está escrito ao lado do nome da praça) está errado. Caso tenha outra dica para me passar eu agradeço muito.

Consegue compartilhar o pbix ou um de exemplo?

  • Like 1
  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
4 minutos atrás, Joao Raulino disse:

Boa @Samir Costa!

Vendo o teu modelo completo a medida fica mais simples ainda:

image.png.7fa58161508da4bc1957a66c6135675c.png

Nao precisa nem usar as medidas [VDMABissexto] e [VDMANBissexto] e muito menos a SUMMARIZE()...

Creditos ao @Edson Igari por ter matado a charada com a SUMX() 😉 Nao esquece de marcar a resposta dele como solucao.

Abs! 

Esses caras estão demais, cê ta doido?! Parabéns meus amigos @Joao Raulino e @Edson Igari 👊👊

  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...