Ir para conteúdo
  • 0

Como retornar linhas e colunas com base em critérios em uma matriz ou tabela


Carlos Eduardo Silva

Pergunta

17 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
9 minutos atrás, Carlos Eduardo Silva disse:

Boa noite! Como que eu faço para retornar as 10 linhas e coluna sequenciais dentro de uma matriz ou tabela, com base na seleção do filtro de linha de acordo com o status " EM PRODUÇÃO".

O que eu quero é criar esse resumo daquilo que está sendo produzido no momento.

DUV.png

Fala @Carlos Eduardo Silva, é só você usar essas colunas em uma matriz/tabela e coloca um segmentador de dados/filtro a coluna status, aí você consegue filtrar as informações, de Em produção, Atrasado e produzido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
1 hora atrás, Carlos Eduardo Silva disse:

@Ezequiel Pedreira Eu queria apenas 10 valores. Esse exemplo é com poucas linhas. Pode ser que determinada linha, não tenhas as 10 sequencias de acordo com o prazo de entrega. Por isso pensei em uma medida talvez para essa situação.

@Carlos Eduardo Silva, não estou entendendo ao certo o que você quer, consegue dar mais detalhes? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Suave @Carlos Eduardo Silva?

Cria uma coluna calculada para enumerar as linhas:

Citar
# Index =
RANKX(
    FILTER(
        Tabela,
        EARLIER(Tabela[CLIENTE]) > Tabela[CLIENTE]
    ),
    Tabela[CLIENTE],
    ,
    ASC
)

image.png.ead8a62b01f0c5efdc3596ee14f41047.png

E depois usa o filtro "Top N" = "Bottom 10" para mostrar só as 10 primeiras:

image.png.b4e6e83daff4a3656a7ef4254a0fdccc.png

Ele vai sempre mostrar as 10 primeiras baseado no filtro [STATUS] que você selecionar:

image.png.ef6a3fbab6787030c4d8494271518b66.png

Abs!

Editado por Joao Raulino
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
15 minutos atrás, Joao Raulino disse:

Boa @Carlos Eduardo Silva!

Arrasta de novo a coluna [Index] para essa área do filtro e aí vai aparecer a opção "Top N". Senão, vai no visual e muda a agregação da coluna [Index] que está em "Somar" para "Não agregar" e isso também vai te liberar a opção do "Top N".

Abs!

Devo estar fazendo algo errado. Mas não está aparecendo essa opção.

AW.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Opa @Carlos Eduardo Silva!

É mesmo esse "N superior" que você precisa usar (em inglês é "Top N") 😁

No lugar de "Superior" seleciona "Inferior" = 10 e depois joga a coluna Index de novo na parte "Por valor". Depois que estiver ali seleciona o tipo de agregação como "Soma".

Tenta aí e conta pra gente se deu certo 😉

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 08/03/2024 em 10:27, Joao Raulino disse:

Opa @Carlos Eduardo Silva!

É mesmo esse "N superior" que você precisa usar (em inglês é "Top N") 😁

No lugar de "Superior" seleciona "Inferior" = 10 e depois joga a coluna Index de novo na parte "Por valor". Depois que estiver ali seleciona o tipo de agregação como "Soma".

Tenta aí e conta pra gente se deu certo 😉

Abs!

Estou deixando o arquivo aqui.

forum.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
14 minutos atrás, Joao Raulino disse:

Boa @Carlos Eduardo Silva!

Adicionei o filtro do "Top N" = "Bottom 10" nos teus dois visuais para que você possa escolher o que melhor tem convêm:

image.png.b47dec23ae1965d4dac28699defcd6e7.png

Da uma olhada e depois conta aqui se o resultado esta OK.

Abs!

 

forum_JRA.pbix 694.91 kB · 0 downloads

Muito obrigado! Ao selecionar o filtro de linha = L2 , está retornando 12 sequencias na tabela e 10 na matriz. A medida que coloco outras colunas, esse número aumenta. Estou fazendo o teste na original e entendi onde colocar corretamente o filtro. Acontece a mesma coisa acima. Não que seja um problema, é mais uma questão de padronizar as 10 linhas por seleção.

11.PNG

12.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
1 hora atrás, Joao Raulino disse:

Fala @Carlos Eduardo Silva!

Isso esta acontecendo porque a coluna INDEX esta repetindo valores. Nesse caso convêm criar o INDEX diretamente no Power Query:

image.png.5b915b7d7e95f8157685da6b7d94a9f5.png

Do meu lado eu não consigo fazer porque não tenho acesso ao arquivo base 😅:

image.png.e4c709983a450ed1c167d7d4ff764646.png

Abs!

E fazer no PQ seria como? Os valores de cliente podem se repetir por possuir mais de um item a ser produzido. Posso ter casos que sejam uma sequencia de 10 itens do mesmo cliente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Boa @Carlos Eduardo Silva!

Para criar a coluna INDEX no Power Query da uma olhada no vídeo abaixo (a partir do segundo 36s):

Quando você criou a coluna INDEX como uma coluna calculada você não especificou as regras para desempate, e por esse motivo os valores se repetiram. Isso tem um impacto quando você pede para ele te retornar "as 10 primeiras linhas" porque se as linhas 9,10,11,12... tiverem o mesmo valor o Power BI vai te retornar todas elas. É por isso que quando você adiciona colunas na tabela, o numero de linhas retornadas aumenta.

O ideal é que a coluna INDEX não tenha valores repetidos para você garantir que esta sempre pegando as 10 primeiras linhas, e fazer isso no Power Query é a maneira mais simples que tem 😉

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 12/03/2024 em 05:41, Joao Raulino disse:

Boa @Carlos Eduardo Silva!

Para criar a coluna INDEX no Power Query da uma olhada no vídeo abaixo (a partir do segundo 36s):

Quando você criou a coluna INDEX como uma coluna calculada você não especificou as regras para desempate, e por esse motivo os valores se repetiram. Isso tem um impacto quando você pede para ele te retornar "as 10 primeiras linhas" porque se as linhas 9,10,11,12... tiverem o mesmo valor o Power BI vai te retornar todas elas. É por isso que quando você adiciona colunas na tabela, o numero de linhas retornadas aumenta.

O ideal é que a coluna INDEX não tenha valores repetidos para você garantir que esta sempre pegando as 10 primeiras linhas, e fazer isso no Power Query é a maneira mais simples que tem 😉

Abs!

@Joao Raulino Bom dia! Muito obrigado por mais essa dica. Refiz toda a estrutura e acrescentei o índice como no vídeo. Porém, tem alguns detalhes que não estão funcionando corretamente:

1- Está filtrando os 10 valores como na medida. Contudo, ele faz em ordem alfabética. Isso é ruim pq ás vezes tenho que colocar todos conforme a tabela. Ex: Na lista de clientes, tenho um cliente como CSA -082, CSA-082, CSA-083. Ele não retorna o CSA-082 novamente. Isso para mim é importante pq é o nome do cliente e o pedido. O que pode mudar seria a medida, ou produto.

2- Ao fazer a seleção apenas pelo filtro de (Atendido ou EM Produção), ele retornar mais de 10 linhas pq não tem a Linha selecionada. Só que ao deixar sem seleção de Linha ou STatus, ele retorna valores aleatórios.

 

Seria possível criar a medida a partir da última data de ATENDIDO ou ATRASADO, e contar as próximas 10 linhas abaixo? Acho que seria a melhor opção.

E quando não tiver a linha selecionado, retornar EX: 3 linhas abaixo de cada Linha. Como são 10 linhas de produção, assim conseguiria visualizar um pouco do que está em produção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...