Ir para conteúdo
  • 0

Construção de relação com nota de crédito do fornecedor


Henrique Pinho
Ir para solução Solucionado por Joao Raulino ,

Pergunta

  • Alunos

Olá, tenho uma dúvida em relação a construção de um relacionamento entre tabelas, o caso é:
Preciso relacionar a tabela de compras que foram feitas de um fornecedor especifico, com uma nota de crédito do acordo feito no bimestre.
O acordo consiste em - o fornecedor devolver um % em R$ do que foi comprado pela empresa dentro do bimestre, porém os % variam entre diferentes tipos da família que pertence o produto.
No caso da minha empresa os produtos são tintas.
O fornecedor envia uma nota de créditos com os nomes das famílias que foram acordadas para eles pagarem o % em relação a compra feita por nós (empresa que comprou).
O meu problema é que dentro de cada família de produtos contém uma quantidade de código (SKU de cada produto), e dentro de cada família com os SKU respectivos há também,
os 'tipos' TIPO SELF COLOR E TIPO RMIX. na nota de crédito do fornecedor, só vem o nome da família com um % diferente para SELF COLOR E RMIX.
Preciso criar uma nota de créditos para usar como tabela D, onde eu consiga contemplar todas as famílias dos produtos com os SKU e separar o que é SELF COLOR DO QUE É RMIX,
até ai eu já consegui criar essa tabela e relacionar com a tabela FT de compras e a tabela FT de nota de créditos do fornecedor, porém pode acontecer do fornecedor criar um novo código de algum produto, e minha tabela D não ter essa atualização, com isso posso perder alguma compra e não conseguir apurar corretamente tudo que o fornecedor tem a nos devolver ao final do semestre.
Preciso de uma atualização automática de todos os códigos que surgirem novos na minha tabela D de nota de créditos.
alguém já passou por essa situação e poderia me ajudar ?  
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Fala @Henrique Pinho!

Nesse caso basta você criar uma coluna nova na própria "TB FT ERP" com a condição "se começar por BASE então SELF do contrario RMIX":

Citar

= Table.AddColumn(#"Removed Other Columns", "TipoProduto", each if Text.StartsWith([DESCRIÇÃO DO PRODUTO], "BASE") then "SELF" else "RMIX", type text)

image.png.897c04fc4e6944c178e595611e739305.png

E depois você faz a manipulação que precisar diretamente no DAX no momento de calcular as porcentagens. Por definição, a tua tabela dimensão deve conter todas as opções disponiveis: RMIX e SELF.

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Suave @Henrique Pinho?

Vou te confessar que aí pro meio da explicação começou a ficar bem abstrato e tive que fazer um esforçinho para entender sem ter um exemplo concreto 😁

Uma dúvida para clarificar: hoje como foi que você criou essa tabela Dimensão com as notas de crédito dos produtos? Foi feito na mão? E de onde você tirou os SKUs de cada um? Foi também na mão?

O ideal para automatizar esse processo seria partir de uma cópia da tabela FT que você recebe do fornecedor, retirando todas as colunas que não são necessárias, e usando alguma lógica específica para trazer os valores que faltam de SKUs dos produtos.

Se conseguir enviar um exemplo simplificado dos teus dados, te garanto que vai ficar MUITO mais fácil ajudar 😉

Abs!

Editado por Joao Raulino
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

A base "NC enviada pelo fornecedor" é a nota de crédito enviada pelo fornecedor.
A base "NC criada" foi eu que criei utilizando a base "TB familia enviada pelo fornecedor".
E a base "TB FT de compras realizadas ERP da empresa que trabalho" é a FT que eu uso no banco de dados da empresa.
O desafio para mim é diferenciar o que é SELF do que é RMIX, se fosse somente incluir os SKU's dentro de cada familia de produto seria mais facil.
se tiver qualquer perguntar para me fazer te ajudar nos detalhes é só me pedir. Valeu!

NC enviada pelo fornecedor.xlsx NC criada.xlsx TB familia enviada pelo fornecedor.xlsx TB FT de compras realizadas ERP da empresa que trabalho.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Boa @Henrique Pinho!

Consegui recriar a tua tabela [NC criada] de maneira totalmente automática usando só os dados dos arquivos enviados pelo fornecedor:

image.png.787da07a7b8ddf5d89b86f9ffde54e38.png

image.png.66a7248e1f52d4fc2bf35dce8fcb2f54.png

Interessante notar que existem famílias na tabela "TB familia" enviada pelo fornecedor que não estão presente na tabela "NC" enviada pelo fornecedor. Nesse caso elas vão aparecer com as colunas igual a "null" para que você possa facilmente identificar quais são:

image.png.3ecb8614da6340b5fdc70675b8ee24aa.png

Da uma olhada no arquivo anexo para entender bem a logica. E se essa resposta te ajudou, não esquece de marcar como melhor solução 😉

Abs!

Construção de relação com nota de crédito do fornecedor.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Estou analisando as etapas que seguiu para automatizar, a principio parece que você não distinguiu os tipos corretamente, o que são RMIX e SELF, essa parte acabei não detalhando para você, desculpe, tenho que utilizar a base "TB FT de compras realizadas ERP da empresa que trabalho" para separar os tipos, na coluna descrição, toda descrição que começa com BASE é do tipo "SELF"  todas as outras descrições são RMIX. preciso separar esses tipos por que o % da nota de crédito (NC) varia a depender.
Se você reparar na "TB NC criada" vai ver uma coluna chamada TIPO onde o SELF difere no % do tipo RMIX. 

PRINT1.jpg

PRINT DA NOTA DE CREDITO CRIADA.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...