Ir para conteúdo
  • 0

Extrair arquivos de pasta


Ana Leticia Sampaio
Ir para solução Solucionado por Erick Oliveira ,

Pergunta

  • Alunos

é possível importar arquivos de uma pasta e depois abri-los no PQ sem ter que combinar os arquivos?

Por exemplo, eu tenho 5 arquivos de excel com 5 tabelas dimensões e 1 arquivo com uma tabela fato. Eu queria importar tudo de uma vez, mas só vejo a opção de combina-los. 

Os arquivos são todos diferentes, não daria pra combinar.

 

obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução
(Binary as binary) =>
let
    Fonte = Csv.Document(Binary, [Delimiter = ",", Encoding = 65001, QuoteStyle = QuoteStyle.Csv]),
    CabecalhosPromovidos = Table.PromoteHeaders(Fonte, [PromoteAllScalars = true])
in
    CabecalhosPromovidos

Lembrando que o Delimiter e Encoding podem mudar dependendo do seu arquivo. O trecho do código "Delimiter" e "Encoding" são as opções que aparecem quando tentamos conectar a um arquivo csv.

image.png.c0c5d97c9c3e2f7830bc8b56d37fdc03.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1
  • Alunos

Bom dia, @Ana Leticia Sampaio;

Primeiramente você conecta o Power BI a pasta com todos os arquivos, mas não clique não opção "Combinar", clique em "Transformar Dados", nisso você irá visualizar todos os arquivos da sua pasta.

image.png.a6ca3946532cfdecd0c44b91b3a3f4b2.png

 

Feito isso você pode ir ramificando referenciando essa consulta raiz escolhendo os arquivos de deseja filtrando eles pelo nome:

 

image.png.5374bc9faaa2bf869532cad697b78ffc.png

 

Uma vez com o arquivo filtrado, você precisa criar uma função que acesse o conteúdo binary do arquivo em questão (que o Power Query já cria automaticamente quando você clica em Combinar). No exemplo em anexo, criei uma função de exemplo que extrair a primeira aba de um arquivo em excel. Extrair arquivos de pasta.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
1 hora atrás, Erick Oliveira disse:

Bom dia, @Ana Leticia Sampaio;

Primeiramente você conecta o Power BI a pasta com todos os arquivos, mas não clique não opção "Combinar", clique em "Transformar Dados", nisso você irá visualizar todos os arquivos da sua pasta.

image.png.a6ca3946532cfdecd0c44b91b3a3f4b2.png

 

Feito isso você pode ir ramificando referenciando essa consulta raiz escolhendo os arquivos de deseja filtrando eles pelo nome:

 

image.png.5374bc9faaa2bf869532cad697b78ffc.png

 

Uma vez com o arquivo filtrado, você precisa criar uma função que acesse o conteúdo binary do arquivo em questão (que o Power Query já cria automaticamente quando você clica em Combinar). No exemplo em anexo, criei uma função de exemplo que extrair a primeira aba de um arquivo em excel. Extrair arquivos de pasta.pbix

Obrigada Erick,

Até a parte de filtrar os arquivos eu tinha ido.

Você pode me mandar o screeshot da função de extração? eu abri o seu arquivo mas quando eu fiz no meu deu erro.

(os meus conhecimentos no PQ ainda são mais básicos haha)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

A função possui apenas 2 etapas, extrair o conteúdo em excel e selecionar a primeira aba do arquivo na etapa:

Table.SelectRows(Fonte, each [Kind] = "Sheet"){0}[Data]

Caso você quisesse extrair uma tabela especifica do arquivo, seria:

Table.SelectRows(Fonte, each ([Kind] = "Table") and ([Name] = "NOME DA TABELA"))

 

image.png.29aacce5d1c2050fbd94133eb6847569.png

Em seguida precisa chamar essa função após filtrar o arquivo. A função vale pra todo arquivo .xlsx:

image.png.b642436193f943063b18a220906d2039.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

e pra 

3 horas atrás, Erick Oliveira disse:

A função possui apenas 2 etapas, extrair o conteúdo em excel e selecionar a primeira aba do arquivo na etapa:

Table.SelectRows(Fonte, each [Kind] = "Sheet"){0}[Data]

Caso você quisesse extrair uma tabela especifica do arquivo, seria:

Table.SelectRows(Fonte, each ([Kind] = "Table") and ([Name] = "NOME DA TABELA"))

 

image.png.29aacce5d1c2050fbd94133eb6847569.png

Em seguida precisa chamar essa função após filtrar o arquivo. A função vale pra todo arquivo .xlsx:

image.png.b642436193f943063b18a220906d2039.png

e pra csv seria como a função?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...