Ir para conteúdo
  • 0

Dax Participação em Vendas


Jeferson Souza
Ir para solução Solucionado por paulocesarmlf ,

Pergunta

  • Alunos

pessoal Bom dia!

eu consigo fazer esse calculo em DAX ? é quando meus produtos representam do total mercado é um divido pelo outro, entendo que preciso travar o total mercado como se fosse meu total, mas não consegui fazer isso..  se meu total fosse a soma de sortimento e fixos, blz dava certo, mas não é .. Podem me indicar um vídeo ou como faço isso em DAX?

image.png.9e0d68f76c0afe13c89a7dc4eab0488c.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 2
  • Alunos
  • Solução
4 minutos atrás, Jeferson Souza disse:

pessoal Bom dia!

eu consigo fazer esse calculo em DAX ? é quando meus produtos representam do total mercado é um divido pelo outro, entendo que preciso travar o total mercado como se fosse meu total, mas não consegui fazer isso..  se meu total fosse a soma de sortimento e fixos, blz dava certo, mas não é .. Podem me indicar um vídeo ou como faço isso em DAX?

image.png.9e0d68f76c0afe13c89a7dc4eab0488c.png

ou tu pode criar variaveis mano

Medida = 
var vTotalMercado = SUM(TOTAL)
var vSortimentos = Sum(Sortimentos)
var vFixos = Sum(fixos)

return

Switch(
true(),
Selectedvalue(tabela[products]) = "Total Mercado", DIVIDE(vtotal_mercado,vtotalmercado),
Selectedvalue(tabela[products]) = "Sortimento", DIVIDE(vsortimentos,vtotalmercado),
Selectedvalue(tabela[products]) = "Fixos", DIVIDE(vfixos,vtotalmercado)
)


Algo desse jeito, nessa lógica só que nas variaveis tu coloca o calculo correto ali que pega cada um desses valores. Com as regras de negocio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
2 minutos atrás, Jeferson Souza disse:

pessoal Bom dia!

eu consigo fazer esse calculo em DAX ? é quando meus produtos representam do total mercado é um divido pelo outro, entendo que preciso travar o total mercado como se fosse meu total, mas não consegui fazer isso..  se meu total fosse a soma de sortimento e fixos, blz dava certo, mas não é .. Podem me indicar um vídeo ou como faço isso em DAX?

image.png.9e0d68f76c0afe13c89a7dc4eab0488c.png

 

Editado por paulocesarmlf
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Fala @Jeferson Souza , tranquilo?

Você vai ter que usar as funções SUM e CALCULATE+ALL. Primeiro você cria a medida SUM pra ter o total das vendas. Depois você cria a medida que tá na imagem 2 (eu chamo Total ALL). O ALL dentro da CALCULATE vai repetir o valor da soma total em cada linha. Depois é só usar DIVIDE pra dividir o valor de cada produto pela medida [Total ALL] e é sucesso.

Tô enviando aqui um artigo que explico também sobre isso:
https://www.linkedin.com/pulse/m%25C3%25A9dia-average-e-calculateall-voc%25C3%25AA-sabe-usar-alan-uvlif/?trackingId=3vufSCYRQWmo7sF51yhwtg%3D%3D

Se essa resposta te ajudou, não esquece de marcar como a melhor solução! Abraço.

Captura de tela 2024-02-29 153925.png

Captura de tela 2024-02-29 153942.png

Captura de tela 2024-02-29 153953.png

Editado por Alan_Data.bri
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 29/02/2024 em 09:45, paulocesarmlf disse:

ou tu pode criar variaveis mano

Medida = 
var vTotalMercado = SUM(TOTAL)
var vSortimentos = Sum(Sortimentos)
var vFixos = Sum(fixos)

return

Switch(
true(),
Selectedvalue(tabela[products]) = "Total Mercado", DIVIDE(vtotal_mercado,vtotalmercado),
Selectedvalue(tabela[products]) = "Sortimento", DIVIDE(vsortimentos,vtotalmercado),
Selectedvalue(tabela[products]) = "Fixos", DIVIDE(vfixos,vtotalmercado)
)


Algo desse jeito, nessa lógica só que nas variaveis tu coloca o calculo correto ali que pega cada um desses valores. Com as regras de negocio

@paulocesarmlfoi Boa tarde deu certo!
muito Obrigado !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...