Ir para conteúdo
  • 0

Erro de relacionamento ou medida criada


Carlos Eduardo Silva
Ir para solução Solucionado por Edson Igari ,

Pergunta

  • Alunos

Boa noite!

Tenho algumas tabelas que criei para o relacionamento entre elas (Geral = onde está todos os fatos), (Dados = onde estão as médias de produção por linha e ano), e (dCalendário).

No relacionamento entre elas, dCalendário está filtrando Geral pela data. Ao tentar relacionar Geral com Dados usando as Linhas como referência, dá o relacionamento de Muitos para Muitos. Minha dificuldade é fazer com que as fórmulas abaixo filtrem os dados de acordo com a Linha e Ano. Acredito que o problema de relacionamento entre elas está afetando muito ou algo não está correto com as minhas fórmulas.

Segue prints das fórmulas e relacionamentos.

OBS: Medida MED Linhas = estou fazendo a média de acordo com a seleção do filtro;

Media PROD Diária = fiz essa Switch para retornar de acordo com a seleção. Contudo, quando está sem seleção das Linhas, ela retorna o valor Geral. Meu problema é que quando tendo fazer o filtro por Linha e ANO não estou conseguindo arrumar a sintaxe. Já tentei usar && SelectValue do Ano e devo estar errando em algo.

Se alguém puder ajudar eu agradeço.

1000037372.jpg

1000037373.jpg

1708990455484.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 1
  • Alunos

@Carlos Eduardo Silva, tudo bem?  Você não deve relacionar duas tabelas fato. O ideal você criar dimensões. Olhando rapidamente, você tem uma dimensão linha, uma dimensão cliente e talvez cor e acabamento (teria que olhar molhar essas tabelas. Se puder compartilhar o pbix, fica mais fácil de te ajudar. 

image.png.fa27f315cbc02a8355bf75170001f15e.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Edson Igari Boa noite! Vou bem e vc? Não posso compartilhar devido aos nomes dos clientes. Se eu retirar esse relacionamento, o filtro das Linhas não funciona e a fórmula tbm não. Quando eu não tinha a tabela dados e deixava as médias estáticas, não tinha problemas com os filtros. Como essas médias serão alteradas com o tempo, criei essa outra tabela. Como eu posso criar essa dimensão linha. Fiquei pensando em um modo de tratar no PQ e travei. Amanhã eu tiro os relacionamento e mostro como fica o resultado da fórmula.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
31 minutos atrás, Carlos Eduardo Silva disse:

@Edson Igari Boa noite! Vou bem e vc? Não posso compartilhar devido aos nomes dos clientes. Se eu retirar esse relacionamento, o filtro das Linhas não funciona e a fórmula tbm não. Quando eu não tinha a tabela dados e deixava as médias estáticas, não tinha problemas com os filtros. Como essas médias serão alteradas com o tempo, criei essa outra tabela. Como eu posso criar essa dimensão linha. Fiquei pensando em um modo de tratar no PQ e travei. Amanhã eu tiro os relacionamento e mostro como fica o resultado da fórmula.

@Carlos Eduardo Silva, você tem mexer na modelagem. Como disse acima, precisa criar uma dimensão com os dados das linhas para relacionar com as duas tabelas. Tenta montar um exemplo no excel das suas tabelas. Coisa simples, poucas linhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Carlos Eduardo Silva, primeiro ponto:

Observe que sua coluna linha está como número em uma tabela e texto na outra. Para relacionamentos, as colunas tem que ter o mesmo tipo de dados, ou seja, ou coloca as duas como texto ou como número. Sugiro colocar como número.

Segundo ponto: o ideal é criar uma dimensão linha para relacionar as duas tabelas.

Terceiro ponto: a data está sendo exibida de forma correta. Caso queira que seja exibida como jan/23, é só ir lá na tabela, selecionar essa coluna e pedir pra exibir dessa forma.
image.png.2cc252dc166aa5f382137c70fa34541d.png

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
5 minutos atrás, Carlos Eduardo Silva disse:

@Edson IgariAgradeço imensamente seu apoio em me ajudar! Mas realmente cometi esse erro amador do TIPO na coluna data. Por isso não funcionava a fórmula. Mas entendi bem a questão do relacionamento. Muito obrigado!

Acontece Carlos. Se te questionei nesse ponto, é pq eu mesmo já cometi esse erro rs. Mas que bom que resolveu. 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...