Ir para conteúdo
  • 0

Tratar a coluna de valor orçado que consta na base


Pétala Baptista
Ir para solução Solucionado por Joao Raulino ,

Pergunta

  • Alunos

Opa pessoal, bom dia!

Preciso muito de um help, estou iniciando o curso e ainda tenho dúvidas. Preciso adicionar a coluna de valor orçado antes da coluna de valor realizado nas tabelas do dashboard, porém estou com dificuldade em tratar a coluna de valor orçado no Power Query, alguém poderia me orientar, por gentileza, qual é a melhor forma de realizar esta etapa? Segue o projeto pbix e base do Excel.

Obs.: Dados fictícios!

Estrutura da base em excel, na coluna L consta o vlr orçado:

image.png.384c2cb6f8a72b097e8e096040f11462.png

Legenda:

image.png.2fe11ea3fa1fb0e274c4af811bda21f1.png

Painel:

image.png.4883485dca703ce24339bffb85ab6c35.png

Budget 2024.pbix Base Teste Orçamento.xlsx Base Teste Plano CF e CC.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Boa @Pétala Baptista!

Alem de ajustar a tua ETL também aproveitei para organizar o modelo separando as tabelas corretamente entre Dimensoes e Fato:

image.png.e4f71b79df0d3483748f55ee42c4bd2b.png

Isso facilita na hora de puxar os indicadores para cada visual e deixa as tabelas mais limpas.

O resultado é esse ai embaixo:

image.png.724b085cddb591c171a14365052aab2f.png

Se essa resposta te ajudou, não esquece de marcar como melhor solução 😉

Abs!

Budget 2024_v2.pbix

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Suave @Pétala Baptista?

O problema é que o teu [Valor Orçado] esta dividido por Centro de Custo/Conta enquanto que o [Valor Realizado] esta por Fornecedor.

Você precisa definir uma regra para repartir o orçado entre cada fornecedor:

image.png.8f3fb928dae9beb81bc5617447e88b25.png

Uma maneira bem comum de fazer essa repartição é usando o próprio [Valor Realizado] como referencia, o que ficaria algo assim:

image.png.0f5da88d7f5b3d9b08f448ded0057bd1.png

Se essa resposta te ajudou, não esquece de marcar como melhor solução 😉

Abs!

Budget 2024.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Opa João 🙂

Uhuul! Gratidão pelo retorno. Tentei entender aqui e ao aplicar a nova coluna de orçado nas tabelas, percebi que o total dessa coluna não está batendo com o total da base em Excel, veja:

Filtrei apenas o centro de custo gestão de qualidade e deveria trazer o total de R$ 55.099,72. Porém, no painel consta apenas R$ 6.500,00. Os valores do orçado que não estão sendo considerados são os casos em que não tive nenhum valor realizado. Então, o problema seria nessa etapa? O que acha? Pois a ideia é tb trazer todos os dados para o painel.

image.png.7b288637682a262c6c81dca66cb4a3bf.png

 

Esses são os casos (linhas 58 até 63) que não estão aparecendo no painel: 

image.png.d81bee4cbba8f049dce68d6b101ceef8.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Oi @Pétala Baptista!

Isso mesmo. Essas linhas não estão aparecendo porque não tem nenhum fornecedor associado a elas. No teu Power Query você incluiu um passo para remover as linhas cuja [Classificação] não contenha 16 caracteres (e.g: "Data: 01/01/2024") e foi aí que essas linhas desapareceram.

Se você quer que as linhas apareçam mesmo quando não tenham fornecedor (i.e.: não tenham nada realizado) então a lógica do tratamento precisa ser diferente.

Só para entender: você está querendo replicar o formato e informações exatamente igual ao que está no Excel?

Abs!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Isso, @Joao Raulino. Preciso que você traga todos os dados do Excel para o painel, mas no formato de tabela matriz abaixo e que tenha interação com as demais tabelas para acompanhamento. Estava pensando aqui, que na última tabela (descrição dos fornecedores), não teria necessidade de incluir a coluna do orçado, pois esta tabela mostrará apenas as contas financeiras que tiveram valor realizado. Seria possível fazer nesse formato então? 

 

image.png.1da777f72a53c7106037ed2019d3a8f3.png

Tentei mudar a regrinha do filtro com 16 e 9 caracteres, mas deu erro:

image.png.e927e10eb75b3a5e4750369030e52a01.png

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Joao Raulinonossa! Você resolveu as trocentas etapas aplicadas que tinha feito em apenas 13, que genial. Tentei entender cada etapa que você fez e só fiquei com dúvida nas duas abaixo:

AddedPeriodo: apliquei a opção da coluna condicional e utilizei o preenchimento para baixo. Não entendi como você conseguiu fazer isso em apenas uma etapa, hehehe. Qual seria a opção correspondente no Power Query?"

= Table.SelectRows(AddedPeriodo, each ([Column1] <> null and [Column1] <> "0001 XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX" and [Column1] <> "Consolidado Filial  1-99" and [Column1] <> "FFOR001.GER - Plano Financeiro/Orçamentos - 09/02/2024 - 14:29" and [Column1] <> "Período:" and [Column1] <> "Reduzida"))


FilteredRows: essa etapa também não consegui aplicar. Qual seria a opção correspondente no Power Query?"
= Table.SelectRows(RemovedColumns, each not ([Orcado] = null and [Realizado] = null))

MUITO OBRIGADA! 😄

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Boa @Pétala Baptista!

Revisar o que foi feito passo-a-passo é a melhor maneira de aprender e entender sobre a ferramenta 💪

Vamos la:

1. AddedPeriodo

Citar

= Table.FillDown(
    Table.AddColumn(Planilha1_Sheet, "Periodo",
    each if [Column1] = "Período:" then [Column2]
    else null, type date)

, {"Periodo"})

Repara que uma formula (Adicionar coluna) esta dentro da outra (Fill down). Como os dois passos afetam a mesma coluna, fiz essa mistura direto na caixa da formula para deixar o  código mais enxuto.

2. FilteredSource

Citar

Table.SelectRows(AddedPeriodo, each ([Column1] <> null and [Column1] <> "0001 XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX" and [Column1] <> "Consolidado Filial  1-99" and [Column1] <> "FFOR001.GER - Plano Financeiro/Orçamentos - 09/02/2024 - 14:29" and [Column1] <> "Período:" and [Column1] <> "Reduzida"))

Aqui foi uma filtragem normal da [Column1] para retirar os valores que não são correspondentes a um código de conta. Uma outra maneira de fazer seria pedir para ele retornar apenas os valores numéricos (e.g.: entre 0 e 9999) e teria o mesmo resultado.

3. FilteredRows

Citar

= Table.SelectRows(RemovedColumns, each not ([Orcado] = null and [Realizado] = null))

Essa condição tive que aplicar diretamente na caixa da formula também, porque as opções "clicáveis" do Power Query não permitem você fazer uma filtragem baseado em exclusão (clausula not). Basicamente eu pedi para ele retornar a linhas onde ambos [Orcado] e [Realizado] não sejam ao mesmo tempo nulos.

Espero que tenha ficado claro e que você tenha conseguido aprender algo novo e interessante com essas explicações 😉

Abs!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...