Ir para conteúdo
  • 0

Criar medida ou coluna calculada com Ticket Médio


Anderson Mendes De Sousa
Ir para solução Solucionado por Edson Igari ,

Pergunta

  • Alunos

Caros, boa tarde!

Estou com uma dúvida. Já tentei diversas maneiras de resolver este problema, mas não obtive sucesso. Estou tentando criar uma coluna com o ticket médio por pedido na tabela de pedidos ou encontrar alguma outra solução para calcular o valor de faturamento por equipamento.

Exemplo: Tenho uma planilha de faturamento onde o cliente A faturou no dia 06/04/2023 o valor total de R$ 3.133,00, porém este valor é referente à competência de 03/2023. Além disso, este valor é a composição de outros serviços (Entrega Locker, Reversa e Home-Delivery) que estão nessa planilha de faturamento. Este cliente realizou 51 pedidos em 03/2023, os quais também são compostos por alguns serviços (Entrega Locker, Reversa e Home-Delivery). Neste cenário, gostaria de adicionar uma coluna na tabela de pedidos com o ticket médio deste cliente por tipo de serviço faturado:

Entrega Locker: R$ 43,00 / 13 pedidos = Ticket Médio R$ 3,30
Reversa: R$ 1.431,00 / 28 pedidos = Ticket Médio R$ 51,10
No caso do Home-Delivery, não será necessário calcular o ticket médio por equipamento, pois não foi entregue no equipamento.

A ideia aqui é ratear o faturamento por equipamento, ou seja, determinar quanto cada equipamento gerou de receita.

A outra questão é mais ou menos semelhante, mas recebo um valor fixo de aluguel dos equipamentos. Neste caso, preciso calcular quantos equipamentos o cliente possui ativos no período, somar o valor de faturamento do mês de competência, dividir pela quantidade de equipamentos ativos para este cliente e, em seguida, pegar esse valor por equipamento e dividir pela quantidade de pedidos movimentados no mês de competência, adicionando-o nesta coluna que será criada de ticket médio.

Exemplo BI.pbix Exemplo Power BI.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução
2 horas atrás, Anderson Mendes De Sousa disse:

Fala Matheus, muito obrigado pela resposta!

Então, suas respostas são basicamente o que já tenho no modelo atual. O que realmente preciso é saber quanto cada equipamento gerou de receita. Por isso, imaginei calcular o faturamento total dos clientes, calcular a quantidade de pedidos total do mês, dividir o faturamento por esses pedidos e criar uma coluna calculada na tabela fAlfred.

Exemplo:

O Cliente Fantasia - A movimentou 102 pedidos em julho de 2023. E a composição destes pedidos foi: Entrega locker 55, home delivery 34 e reversa 13. E o faturamento total foi de R$ 4.008,00. E a composição deste faturamento foi: Entrega Locker R$ 1.980,00, home delivery R$ 1.703,00 e reversa R$ 325,00.

Então, os tickets médios ficaram: Entrega Locker R$ 36,00, Home Delivery R$ 50,09 e Reversa R$ 25,00. O ticket médio total foi de R$ 39,29.

Para solucionar este problema, eu havia imaginado a seguinte solução:

1º Passo: Criar uma tabela virtual com as colunas: Mês de Competência, Company (Clientes), Tipo de Serviço Prestado e Ticket Médio.

2º Passo: Criar uma coluna calculada na tabela fAlfred que busque o ticket médio por mês de competência, Company e tipo de serviço na tabela que criamos no 1º passo. Assim, eu teria a receita rateada por equipamentos quebrada por clientes e tipo de serviço.

O resultado final seria que na tabela fAlfred no mês de julho de 2023 o Cliente A teria movimentado 102 pedidos e gerado uma receita de R$ 4.008,00. Na tabela fAlfred, este cliente movimentou esses 102 pedidos em X equipamentos, cada equipamento teria seu ticket médio por pacote deste cliente por tipo de serviço. Por exemplo, em Reversa ele movimentou 9 pedidos nos equipamentos 2 em Alagoas, 2 no Rio Grande do Norte, 1 na Bahia, 1 no Mato Grosso do Sul, 1 em Minas Gerais, 1 em São Paulo e 1 no Tocantins. Sendo assim, na tabela fAlfred em julho de 2023, no cliente A para o serviço Reversa, teríamos a coluna calculada com o ticket médio de R$ 25,00. E assim seria para Entrega Locker, menos Home Delivery que eu não entreguei nos equipamentos, mas seria interessante ter nesta coluna calculada o ticket médio, mesmo não usando para compor a receita do equipamento.

Se ficou confuso posso passar o meu contato para explicar melhor.

@Anderson Mendes De Sousa, o @Matheus Henrique . fez o ticket médio (print). Criar uma coluna calculada para efetuar cálculos não é recomendado, ainda mais no seu caso em que o cálculo é efetuado em duas tabelas. Sem contar que, colunas calculadas "não são dinâmicas".

Enfim, consegue montar em um excel o resultado que você espera e a finalidade do mesmo???
image.png.e4fc5cacbdbff3bc890853f3625432cf.png 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Boa tarde Anderson.
Tudo beleza

Verifica se e isso que voce precisa.

Sou novo no forum e voce a minha primeira resposta, estava aguardando alguem mais experiente , mas espero tentar ajudar e entender o que precisa para atingir o seu objetivo.

De antemao, adianto que o modelo que compartilhou, estava com falhas basicas de modelagem, entao tive que tratar antes.

Da uma olhada no arquivo e veja se e isso que precisa.

Qualquer duvida a disposicao.

Att.

Exemplo Power BI.xlsx Exemplo BI.pbix

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Fala Matheus, muito obrigado pela resposta!

Então, suas respostas são basicamente o que já tenho no modelo atual. O que realmente preciso é saber quanto cada equipamento gerou de receita. Por isso, imaginei calcular o faturamento total dos clientes, calcular a quantidade de pedidos total do mês, dividir o faturamento por esses pedidos e criar uma coluna calculada na tabela fAlfred.

Exemplo:

O Cliente Fantasia - A movimentou 102 pedidos em julho de 2023. E a composição destes pedidos foi: Entrega locker 55, home delivery 34 e reversa 13. E o faturamento total foi de R$ 4.008,00. E a composição deste faturamento foi: Entrega Locker R$ 1.980,00, home delivery R$ 1.703,00 e reversa R$ 325,00.

Então, os tickets médios ficaram: Entrega Locker R$ 36,00, Home Delivery R$ 50,09 e Reversa R$ 25,00. O ticket médio total foi de R$ 39,29.

Para solucionar este problema, eu havia imaginado a seguinte solução:

1º Passo: Criar uma tabela virtual com as colunas: Mês de Competência, Company (Clientes), Tipo de Serviço Prestado e Ticket Médio.

2º Passo: Criar uma coluna calculada na tabela fAlfred que busque o ticket médio por mês de competência, Company e tipo de serviço na tabela que criamos no 1º passo. Assim, eu teria a receita rateada por equipamentos quebrada por clientes e tipo de serviço.

O resultado final seria que na tabela fAlfred no mês de julho de 2023 o Cliente A teria movimentado 102 pedidos e gerado uma receita de R$ 4.008,00. Na tabela fAlfred, este cliente movimentou esses 102 pedidos em X equipamentos, cada equipamento teria seu ticket médio por pacote deste cliente por tipo de serviço. Por exemplo, em Reversa ele movimentou 9 pedidos nos equipamentos 2 em Alagoas, 2 no Rio Grande do Norte, 1 na Bahia, 1 no Mato Grosso do Sul, 1 em Minas Gerais, 1 em São Paulo e 1 no Tocantins. Sendo assim, na tabela fAlfred em julho de 2023, no cliente A para o serviço Reversa, teríamos a coluna calculada com o ticket médio de R$ 25,00. E assim seria para Entrega Locker, menos Home Delivery que eu não entreguei nos equipamentos, mas seria interessante ter nesta coluna calculada o ticket médio, mesmo não usando para compor a receita do equipamento.

Se ficou confuso posso passar o meu contato para explicar melhor.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Consegui resolver utilizando a função Summarize e AddColumns. Em seguida, criei uma nova coluna e dividi o valor do faturamento pela quantidade de pedidos. Após esse processo, fui à tabela de dados dos pedidos, criei uma nova coluna e utilizei a função LOOKUPVALUE para trazer o ticket médio por equipamento.

NOVA TABELA

fFaturamento Dia = 
ADDCOLUMNS(
        SUMMARIZE(
            fFaturamento,
            dEmbarcadores[Embarcadores],
            'dTipo de Serviço'[TIPO],
            dCalendario[Ano e Mês]),
            "Faturamento", CALCULATE(SUM(fFaturamento[VALOR])),
            "Armazenados",[# Pedidos Armazenados]            
)


NOVA COLUNA na tabela de dados dos pedidos.

Ticket Médio = 
VAR CHAVE =
CONCATENATE(
    CONCATENATE(
        CONCATENATE(
            CONCATENATE(fAlfred[Company]," - "),
                fAlfred[Tipo de Serviço]),
                    " - "),
                    FORMAT(fAlfred[Data - Armazenamento],"YYYY-mmm")
)
RETURN
IF(
    fAlfred[Company] = BLANK(),
    BLANK(),
    LOOKUPVALUE(
        'fFaturamento Dia'[Ticket Médio],
        'fFaturamento Dia'[CHAVE FATURAMENTO PACOTES],
        CHAVE)
)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...