Ir para conteúdo
  • 0

Linguagem DAX por período


Alex Alvares
Ir para solução Solucionado por Ezequiel Pedreira ,

Pergunta

  • Alunos

Olá pessoal. 
Preciso de mais uma ajuda, 
estou com um caso semelhante a minha dúvida anterior sobre restringir um período ou filtrar de janeiro até atualidade, só que agora preciso que me retorne a soma do valor de compra. 

Eu usei o mesmo conceito que o @Joao Raulino me indicou anteriormente, porém agora pra soma.
o total fechou certinho, mas na hora de quebrar por mês, ele perde a coerência.

Podem me ajudar novamente?
 

Dúvidas Dax.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 1
  • Alunos
  • Solução
9 minutos atrás, Alex Alvares disse:

Gratidão Ezequiel, vou ver aqui pra mandar, mas já pude verificar que isto esta só acontecendo quando uso dCalendario no visual, quando eu uso a coluna Nome do Mês direto da tabela, ai ele corrige a distribuição dos meses.
Olha como ficou...que loucura...kkk

Agora só vou tentar resolver porque preciso unificar as tebelas que são 3 Caminhões, Sprinter e Ônibus.

Vou mandar o Pbix para darem uma olhada nesta solução.

Gratidão.

Dúvidas Dax 3.png

Mapa V1_0.pbix 2.36 MB · 0 downloads

O problema estava acontecendo porque seu filtro entre a fCaminhoes e dCalendário estava pela data de venda, você pode mante-los se for o caso, e criar outro filtro inativo entre a datacompra com a dcalendario e relaciona-los na medida, segue o resultado e o pbix em anexo.

image.png.e6bfe6942f013ec765269aae1c78c439.png

Mapa V1_0.pbix

Editado por Ezequiel Pedreira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
6 minutos atrás, Alex Alvares disse:

Olá pessoal. 
Preciso de mais uma ajuda, 
estou com um caso semelhante a minha dúvida anterior sobre restringir um período ou filtrar de janeiro até atualidade, só que agora preciso que me retorne a soma do valor de compra. 

Eu usei o mesmo conceito que o @Joao Raulino me indicou anteriormente, porém agora pra soma.
o total fechou certinho, mas na hora de quebrar por mês, ele perde a coerência.

Podem me ajudar novamente?
 

Dúvidas Dax.png

Fala @Alex Alvares, aparentemente o problema está no sue modelo, consegue compartilhar o pbix para a gnt da uma olhada?

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
2 horas atrás, Ezequiel Pedreira disse:

Fala @Alex Alvares, aparentemente o problema está no sue modelo, consegue compartilhar o pbix para a gnt da uma olhada?

Boa tarde Ezequiel, Infelizmente não vou conseguir deixar o Pbix porque estou com uma base real.
Mas o que você se referiu em o problema ser meu modelo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Suave @Alex Alvares?

Na tua tabela você tem R$4.254.450 alocados para o mês "Vazio" então provavelmente são linhas da tua tabela fCaminhoes que não estão sendo reconhecidas com a data certa. Como bem disse o @Ezequiel Pedreira, isso é mais um problema no modelo do que na medida em si.

Confere ai nos teus dados base e conta pra gente o que encontrou 😉

Abs!

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
32 minutos atrás, Joao Raulino disse:

Suave @Alex Alvares?

Na tua tabela você tem R$4.254.450 alocados para o mês "Vazio" então provavelmente são linhas da tua tabela fCaminhoes que não estão sendo reconhecidas com a data certa. Como bem disse o @Ezequiel Pedreira, isso é mais um problema no modelo do que na medida em si.

Confere ai nos teus dados base e conta pra gente o que encontrou 😉

Abs!

Gratidão pelo retorno e pelas dicas, mas estou fritando aqui...kkk
Verifiquei a base e está retornando a data de compra no padrão.

Segue base.

Dúvidas DAx 2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
6 minutos atrás, Alex Alvares disse:

Gratidão pelo retorno e pelas dicas, mas estou fritando aqui...kkk
Verifiquei a base e está retornando a data de compra no padrão.

Segue base.

Dúvidas DAx 2.png

@Alex Alvares, observe que as NFs de compra não estão alocadas em nenhum mês, é como se elas estivessem sem referência do mês e cai em branco, manda imagem do seu modelo, falando assim só olhando sem o arquivo em mãos fica dificil pra gnt ajudar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
19 minutos atrás, Ezequiel Pedreira disse:

@Alex Alvares, observe que as NFs de compra não estão alocadas em nenhum mês, é como se elas estivessem sem referência do mês e cai em branco, manda imagem do seu modelo, falando assim só olhando sem o arquivo em mãos fica dificil pra gnt ajudar. 

Gratidão Ezequiel, vou ver aqui pra mandar, mas já pude verificar que isto esta só acontecendo quando uso dCalendario no visual, quando eu uso a coluna Nome do Mês direto da tabela, ai ele corrige a distribuição dos meses.
Olha como ficou...que loucura...kkk

Agora só vou tentar resolver porque preciso unificar as tebelas que são 3 Caminhões, Sprinter e Ônibus.

Vou mandar o Pbix para darem uma olhada nesta solução.

Gratidão.

Dúvidas Dax 3.png

Mapa V1_0.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
17 minutos atrás, Ezequiel Pedreira disse:

O problema estava acontecendo porque seu filtro entre a fCaminhoes e dCalendário estava pela data de venda, você pode mante-los se for o caso, e criar outro filtro inativo entre a datacompra com a dcalendario e relaciona-los na medida, segue o resultado e o pbix em anexo.

image.png.e6bfe6942f013ec765269aae1c78c439.png

Mapa V1_0.pbix 2.36 MB · 0 downloads

Muito bom. Top de mais.
Aprendi muita coisa...principalmente que quando relacionamentos as tabelas com e fica pontilhado, não significa que é um erro e que pode ser usado com a medida certa, e também que tenho muito DAX para aprender ainda.

Gratidão Ezequiel pela paciência.
 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
7 minutos atrás, Alex Alvares disse:

Muito bom. Top de mais.
Aprendi muita coisa...principalmente que quando relacionamentos as tabelas com e fica pontilhado, não significa que é um erro e que pode ser usado com a medida certa, e também que tenho muito DAX para aprender ainda.

Gratidão Ezequiel pela paciência.
 

É isso ai irmão, também tenho muito o que aprender, um passinho de cada vez e alcançamos o objetivo, tmj meu amigo, sucesso!!! 👊

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...