Ir para conteúdo
  • 0

Calculo com atributo de tabela dimensão


Diogo Selhorst
Ir para solução Solucionado por Edson Igari ,

Pergunta

  • Alunos

Boa tarde pessoal. 

Preciso de uma ajudar. Se alguém puder me ajudar, fico demais de agradecido. 

Tenho a base em anexo.

Nela tenho a tabela dimensão d_transporte, onde consta a placa do veículo e a capacidade de carga do veiculo e também a tabela fato f_saidas, onde consta a quantidade carregada por carga e por veiculo.

O que eu preciso é calcular a ocupação dos veículos, podendo fazer o drill down por carga. 

Por exemplo:

Ocupação Geral do veiculo AJA1010:  91,5%

Carga 1 - Placa: AJA1010
Quantidade carregada: 30
Capacidade do veiculo que realizou a carga: 30
Resultado esperado: Ocupação de 100%

Carga 4 - Placa: AJA1010
Quantidade carregada: 25
Capacidade do veiculo que realizou a carga: 30
Resultado esperado: Ocupação de 83%

Por carga consegui fazer, porém, quando tem mais de uma carga ele não traz a ocupação media. 

Poderiam me ajudar? Muito obrigado. 

Bases.xls

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
45 minutos atrás, Edson Igari disse:

Edson, 

Achei que para eu ajustar na minha base seria só seguir o exemplo. Porém esqueci de mencionar que no calculo de ocupação eu não utilizo a coluna quantidade e sim uma medida chamada "qtd_considerada", que faz o ajuste da informação de quantidade de cada produto. 

Por exemplo:
Produto 1 = 10un
Qtd considerada 10 * 1,2(fator de ocupação)
Resultado da medida "qtd considerada" = 12un 

No seu exemplo, eu não consigo usar a medida "qtd_considerada" no Divide. 

Pensei em criar a qtd_considerada como uma coluna calculada, mas aí vai deixar a base muito pesada. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
10 minutos atrás, Diogo Selhorst disse:

Edson, 

Achei que para eu ajustar na minha base seria só seguir o exemplo. Porém esqueci de mencionar que no calculo de ocupação eu não utilizo a coluna quantidade e sim uma medida chamada "qtd_considerada", que faz o ajuste da informação de quantidade de cada produto. 

Por exemplo:
Produto 1 = 10un
Qtd considerada 10 * 1,2(fator de ocupação)
Resultado da medida "qtd considerada" = 12un 

No seu exemplo, eu não consigo usar a medida "qtd_considerada" no Divide. 

Pensei em criar a qtd_considerada como uma coluna calculada, mas aí vai deixar a base muito pesada. 

Consegue compartilhar um arquivo contendo essa medida????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
2 horas atrás, Edson Igari disse:

Consegue compartilhar um arquivo contendo essa medida????

Claro, desculpa não ter enviado antes. Assim fica muito mais fácil pra entender mesmo. 

Então nesse caso eu consideraria a medida "Qtd_considerada" no lugar da coluna quantidade da tabela f_saidas. 

PBIX.pbix Bases.xls

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
28 minutos atrás, Edson Igari disse:

Edson, primeiro de tudo muito obrigado por estar respondendo ainda mais esse horário.

Então, de uma maneira muito mais simples kkkkkkk eu tinha conseguido chegar no mesmo resultado. 

Porém, eu precisava ter esse valor acumulado em um cartão. Por placa, por carga, assim eu tinha conseguido.

Mas quando preciso da mesma informação do mês/ano, ela se perde.

Segue em anexo arquivo com o erro, trazendo essa informação no cartão. 

PBIX (1).pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
11 horas atrás, Diogo Selhorst disse:

Edson, primeiro de tudo muito obrigado por estar respondendo ainda mais esse horário.

Então, de uma maneira muito mais simples kkkkkkk eu tinha conseguido chegar no mesmo resultado. 

Porém, eu precisava ter esse valor acumulado em um cartão. Por placa, por carga, assim eu tinha conseguido.

Mas quando preciso da mesma informação do mês/ano, ela se perde.

Segue em anexo arquivo com o erro, trazendo essa informação no cartão. 

PBIX (1).pbix 33.47 kB · 1 download

Diogão, não entendi direito, mas veja se é isso. Caso não seja, consegue montar um excel simples com o resultado esperado?
 

PBIX (1).pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
3 horas atrás, Edson Igari disse:

Diogão, não entendi direito, mas veja se é isso. Caso não seja, consegue montar um excel simples com o resultado esperado?
 

PBIX (1).pbix 33.63 kB · 1 download

Edson, muito obrigado, eu até tinha respondi que tinha dado certo, porém quando repliquei na minha base não deu certo.

Na minha base ele pegou as cargas que tinham produtos diferentes e duplicou a capacidade do veiculo, triplicou (quando 3 produtos diferentes).

Talvez o erro seja nos meus dados e não estou sabendo explicar direito.

Como você pediu, fiz um arquivo em Excel e como eu tratava essa informação no Excel. 

Os campos em amarelo são as informações que eu preciso.

Uma tabela com a ocupação por carga e um "cartão" com a média da ocupação geral das cargas. 

Se ainda puder me dar uma força, te agradeço muito, mas tbm não quero ficar te atrapalhando. Realmente tentei e não consegui sozinho. 

 

Pasta2.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...