Olá, estou no módulo 6 de DAX e no exercício 5: Listando clientes novos dos últimos 90 dias; no material, o Mestre Karpa criou a seguinte medida para encontrar os clientes que não compraram nos últimos 90 dias e compraram "hoje", ou seja, clientes novos dos últimos 90 dias:
MEDIDA KARPA:
Clientes Novos (1a. Compra 90d) =
VAR varClientesAtuais = VALUES(fVendas[ID Cliente])
VAR varNovos = EXCEPT(varClientesAtuais, varClientesAntigos)
RETURN
COUNTROWS(varNovos)
Neste caso, ele levantou uma tabela com os clientes atuais e outra com os clientes que compraram nos últimos 90 dias, finalizando com o EXCEPT, que nos traz apenas os clientes novos dos últimos 90 dias;
MEDIDA ALYSON:
Total de Clientes Novos - 1º Compra 90 dias =
VAR ClientesAtuais = VALUES(fVendas[ID Cliente])
VAR ClientesComCompras90dias =
CALCULATETABLE(
VALUES(fVendas[ID Cliente]),
DATEADD(dCalendario[ID Data],
-3,
MONTH))
VAR PrimeiraCompranosUltimos90dias = EXCEPT(ClientesAtuais,ClientesComCompras90dias)
RETURN
COUNTROWS(PrimeiraCompranosUltimos90dias)
Tentei criar a mesma medida, mas de outra forma: substituindo na 2º variável a FILTER, ALL e MIN que o Karpa incluiu, por uma função de inteligência de data, neste caso, a DATEADD, tentei também com a DATESINPERIODO e DATESBETWEEN e em nenhuma delas os valores ficaram iguais ao do Karpa.
Obs: os prints das telas estão no arquivo anexo
Já recriei a minha medida por diversas vezes e não conseguir achar o erro, além disto, ficou um pouco confuso a parte conceitual da criação da medida do Karpa;
Se alguém puder me auxiliar com essa dúvida, ficarei grato!
Pergunta
alysonsouza
Olá, estou no módulo 6 de DAX e no exercício 5: Listando clientes novos dos últimos 90 dias; no material, o Mestre Karpa criou a seguinte medida para encontrar os clientes que não compraram nos últimos 90 dias e compraram "hoje", ou seja, clientes novos dos últimos 90 dias:
MEDIDA KARPA:
Clientes Novos (1a. Compra 90d) =
VAR varClientesAtuais = VALUES(fVendas[ID Cliente])
VAR varClientesAntigos =
CALCULATETABLE(
FILTER(
ALL(dCalendario),
dCalendario[ID Data] < MIN(dCalendario[ID Data]) &&
dCalendario[ID Data] >= MIN(dCalendario[ID Data]) - 90
)
)
VAR varNovos = EXCEPT(varClientesAtuais, varClientesAntigos)
RETURN
COUNTROWS(varNovos)
Neste caso, ele levantou uma tabela com os clientes atuais e outra com os clientes que compraram nos últimos 90 dias, finalizando com o EXCEPT, que nos traz apenas os clientes novos dos últimos 90 dias;
MEDIDA ALYSON:
Total de Clientes Novos - 1º Compra 90 dias =
VAR ClientesAtuais = VALUES(fVendas[ID Cliente])
VAR ClientesComCompras90dias =
CALCULATETABLE(
DATEADD(dCalendario[ID Data],
-3,
MONTH))
VAR PrimeiraCompranosUltimos90dias = EXCEPT(ClientesAtuais,ClientesComCompras90dias)
RETURN
COUNTROWS(PrimeiraCompranosUltimos90dias)
Tentei criar a mesma medida, mas de outra forma: substituindo na 2º variável a FILTER, ALL e MIN que o Karpa incluiu, por uma função de inteligência de data, neste caso, a DATEADD, tentei também com a DATESINPERIODO e DATESBETWEEN e em nenhuma delas os valores ficaram iguais ao do Karpa.
Obs: os prints das telas estão no arquivo anexo
Já recriei a minha medida por diversas vezes e não conseguir achar o erro, além disto, ficou um pouco confuso a parte conceitual da criação da medida do Karpa;
Se alguém puder me auxiliar com essa dúvida, ficarei grato!
Dúvida.docx
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
1 resposta a esta questão
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora