Ir para conteúdo
  • 0

Como quebrar uma meta global entre os usuários do sistema


Rafael Crisanto Da Silva
Ir para solução Solucionado por Joao Raulino ,

Pergunta

  • Alunos

Olá pessoal, estou dando os primeiros passos no PBI e terminando o modulo 5 da primeira trilha, enquanto realizo as atividades estou tentando aplicar em um projeto pessoal que estou executando pela empresa onde trabalho. Tenho um caso que acredito que no DAX é possível fazer porém estou travado.

Basicamente é o seguinte tenho uma meta global de movimentações para atingir R$ 18,9 Milhões em 2024.
Esta meta foi dividida entre os meses do ano de acordo com a Sazonalidade e movimentação do ano anterior, até aqui foi possível fazer pelo excel.

Agora a métrica que precisamos apurar é a seguinte:

Minha questão é em quebrar esta meta entre os usuários da plataforma proporcional a movimentação no mês anterior.

Ex:
Mês 1
Cliente A - Movimentou  R$ 1,5MM
Cliente B - Movimentou R$ 1 MM
Cliente C - Movimentou R$ 500 mil

Para o mês 2 onde a Meta é 4 MM vou quebrar este valor por cliente conforme a movimentação proporcional do mês 1
Cliente A - Meta  R$ 2 MM
Cliente B - Meta  R$ 1,33 MM
Cliente C - Meta  R$ 666 mil 
Por que esta medida é importante, para identificar clientes que estão performando de acordo e quais estão abaixo do esperado. Considerar o mês anterior seria uma métrica para dividir a meta global entre os clientes ativos.

 

Fiz um exemplo no arquivo em excel em anexo onde a coluna C da aba "movimentação" é o resultado esperado. Quero fazer pelo Dax para que os dados sejam alimentados de acordo com a movimentação dos cliente sem a necessidade de dar manutenção até o final do ano.

 

Sou novo por aqui, se a dúvida não ficar clara por favor me deem o feedback para que eu possa tentar explicar de uma nova maneira.

Obrigado pelo apoio!

BaseExemploForum.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Suave @Rafael Crisanto Da Silva?

Da sim para fazer em DAX, seria basicamente a mesma filosofia por trás da repartição de uma meta mensal entre os dias do mês.

Te recomendo dar uma olhada no vídeo abaixo para entender os conceitos:

No teu caso você precisaria de 3 variáveis na tua medida:

Citar
$ Metas Mes Atual = SUM(Meta[Valor])
Citar
$ Realizado Mes Anterior = CALCULATE(SUM('Movimentação'[Valor]), DATEADD(dCalendario[Date], -1, MONTH))
Citar
$ Realizado Mes Anterior Total = CALCULATE([$ Realizado Mes Anterior], ALL('Movimentação'[Nome Cliente]))

Depois é só fazer o ratio e você vai ter o resultado que precisa no contexto do mês atual:

Citar
$ Meta por Usuario = [$ Metas Mes Atual] * DIVIDE([$ Realizado Mes Anterior], [$ Realizado Mes Anterior Total])

image.png.b00b8091e8d10b14101cb15d77882e0b.png

Se essa resposta te ajudou, não se esqueça de marcar como melhor solução 😉

Abs!

  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Caraca, muito obrigado @Joao Raulino resolveu tudo numa resposta só.
Consegui replicar aqui no meu modelo só não entendi muito bem ainda este lance do valor Total:

$ Realizado Mes Anterior Total = CALCULATE([$ Realizado Mes Anterior], ALL('Movimentação'[Nome Cliente]))

Porque novo do cliente para trazer o total?

Mas de qualquer forma muito obrigado, resolvida minha questão!
Caramba esse DAX faz mágica mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Boa @Rafael Crisanto Da Silva!

Ai nessa medida você usa o ALL('Movimentação'[Nome Cliente]) porque você quer que ele te retorne o realizado do mês anterior levando em conta todos os clientes. É como se você fizesse um "Realizado Mês Anterior Cliente A" + "Realizado Mês Anterior Cliente B" + "Realizado Mês Anterior Cliente C"...

Abs!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...