Ir para conteúdo
  • 0

Relacionamente ocorrendo de *_*.


Ricardo Campos
Ir para solução Solucionado por champanjonata ,

Pergunta

  • Alunos

  Boa noite, pessoal!

  Estou desenvolvendo um novo dash de logistíca, porem estou travado no relacimento de tabelas.

  Tenho uma tabela "Plano de Campo" onde me diz o dia que os clientes tem os seus pedidos alocados, exemplo "Segunda-feira se o código XXX for alocado é Dentro do Plano Campo, já na Terça- feira é Fora do Plano de Campo e assim por diante".

 Montei um gráfico de rosco que acredito que seja o melhor pra mostrar de forma bem simples em volume do peso alocado e porcentagem e como podem ver está dando 100% porem o relaciomento da tabela "plano de Campo com as demais está errada".

 Alguém consegue me orientar por favor no que deve ser feito?

Fico grato e deixarei os arquivos disponibilizados.

PLANO DE CAMPO 2024.xlsx Base de Dados CD Gru.xlsx BASE ROTEIRO GRU COMPLETA.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução
14 minutos atrás, Ricardo Campos disse:

Tudo joia Jonata. Sim a tabela Roteiro_CD é uma fato, já a Tabela Plano de Campo é de cadastros onde temos os dias da semana que indicam quando o cliente vai ter o seu dia de faturamento. Exemplo cliente P_45000000 o dia de faturar o pedido dele é Quarta-feira, então "Quarta-feira é Dentro do Plano de Campos" os demais dias considero como fora plano.

Sua tabela de cadastros (dimensão) não pode ter uma chave repetida, mesmo se filtrar 'Status Plano' = DENTRO DO PLANO, para o Cod SAP = P_450031340 ainda retornam 4 registros... uma possibilidade aqui seria: criar uma chave composta (Cod SAP - Dia da Semana), depois na sua tabela Roteiro_CD_OLD criar duas colunas:
1 - extrair o dia da semana através da data
2 - criar a mesma chave composta (Cod SAP - Dia da Semana)

IMPORTANTE: isso só ira funcionar caso GARANTIR que o dia da semana na tabela Plano de Campo 2024 NÃO VAI SE REPETIR. Isso deve resolver.

Tabela: Plano de Campo 2024: 

Chave_SAP = CONCATENATE(CONCATENATE('Plano de Campo 2024'[Cod SAP], "-"), 'Plano de Campo 2024'[Dia da Semana])

Tabela: Roteiro_CD_OLD: 

Dia da Semana =
 
var vDia = WEEKDAY(Roteiro_CD_OLD[Data Pedido], 1)
 
return
SWITCH(
    TRUE(),
    vDia = 1, "Domingo",
    vDia = 2, "Segunda-Feira",
    vDia = 3, "Terça-Feira",
    vDia = 4, "Quarta-Feira",
    vDia = 5, "Quinta-Feira",
    vDia = 6, "Sexta-Feira",
    "Sábado"
)

 

Chave_SAP = CONCATENATE(CONCATENATE(Roteiro_CD_OLD[Codigo SAP], "-"), Roteiro_CD_OLD[Dia da Semana])

image.png.5e7fb2ee1f18fbda6f73b932b8db0cfa.png

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
8 horas atrás, Ricardo Campos disse:

  Boa noite, pessoal!

  Estou desenvolvendo um novo dash de logistíca, porem estou travado no relacimento de tabelas.

  Tenho uma tabela "Plano de Campo" onde me diz o dia que os clientes tem os seus pedidos alocados, exemplo "Segunda-feira se o código XXX for alocado é Dentro do Plano Campo, já na Terça- feira é Fora do Plano de Campo e assim por diante".

 Montei um gráfico de rosco que acredito que seja o melhor pra mostrar de forma bem simples em volume do peso alocado e porcentagem e como podem ver está dando 100% porem o relaciomento da tabela "plano de Campo com as demais está errada".

 Alguém consegue me orientar por favor no que deve ser feito?

Fico grato e deixarei os arquivos disponibilizados.

PLANO DE CAMPO 2024.xlsx 1.66 MB · 0 downloads Base de Dados CD Gru.xlsx 4 MB · 0 downloads BASE ROTEIRO GRU COMPLETA.pbix 1.11 MB · 0 downloads

Olá Ricardo, tudo certo?

Essa sua tabela 'Plano de Campo 2024' me parece ser uma tabela FATO e a sua tabela 'Roteiro_CD_OLD' também, logo não é aconselhável relacioná-las. De qualquer forma, qual informação está tentando calcular e não está conseguindo? Poderia dar mais detalhes por favor?

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Ricardo Campos, tudo bem? Como mencionado pelo @champanjonata, você precisa dar uma analisada no seu modelo, pois tens duas tabelas fato. Ai será necessário extrair delas as dimensões. Quanto ao gráfico, não entendi muito bem a lógica de cálculo. Você tem uma única medida somando o peso, portanto, se filtrar um único dia, vai dar 100% mesmo. Agora, se você filtrar mais de um dia, ai sim ele irá calcular a representatividade de cada dia da semana.
image.png.68c355490de240cfdf7c4bf5c5314034.png

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
23 minutos atrás, champanjonata disse:

Olá Ricardo, tudo certo?

Essa sua tabela 'Plano de Campo 2024' me parece ser uma tabela FATO e a sua tabela 'Roteiro_CD_OLD' também, logo não é aconselhável relacioná-las. De qualquer forma, qual informação está tentando calcular e não está conseguindo? Poderia dar mais detalhes por favor?

Tudo joia Jonata. Sim a tabela Roteiro_CD é uma fato, já a Tabela Plano de Campo é de cadastros onde temos os dias da semana que indicam quando o cliente vai ter o seu dia de faturamento. Exemplo cliente P_45000000 o dia de faturar o pedido dele é Quarta-feira, então "Quarta-feira é Dentro do Plano de Campos" os demais dias considero como fora plano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
20 minutos atrás, Edson Igari disse:

@Ricardo Campos, tudo bem? Como mencionado pelo @champanjonata, você precisa dar uma analisada no seu modelo, pois tens duas tabelas fato. Ai será necessário extrair delas as dimensões. Quanto ao gráfico, não entendi muito bem a lógica de cálculo. Você tem uma única medida somando o peso, portanto, se filtrar um único dia, vai dar 100% mesmo. Agora, se você filtrar mais de um dia, ai sim ele irá calcular a representatividade de cada dia da semana.
image.png.68c355490de240cfdf7c4bf5c5314034.png

Eu repliquei aqui sua orientção porem eu quero mostrar isso pode dia, exemplo hoje Quinta-feira tivemos 73% Dentro do PLano e 27% Fora do Plano, isso me mostraria quantos clientes estão seguindo ou não a politica de alocação, entendi?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
50 minutos atrás, champanjonata disse:

Sua tabela de cadastros (dimensão) não pode ter uma chave repetida, mesmo se filtrar 'Status Plano' = DENTRO DO PLANO, para o Cod SAP = P_450031340 ainda retornam 4 registros... uma possibilidade aqui seria: criar uma chave composta (Cod SAP - Dia da Semana), depois na sua tabela Roteiro_CD_OLD criar duas colunas:
1 - extrair o dia da semana através da data
2 - criar a mesma chave composta (Cod SAP - Dia da Semana)

IMPORTANTE: isso só ira funcionar caso GARANTIR que o dia da semana na tabela Plano de Campo 2024 NÃO VAI SE REPETIR. Isso deve resolver.

Tabela: Plano de Campo 2024: 

Chave_SAP = CONCATENATE(CONCATENATE('Plano de Campo 2024'[Cod SAP], "-"), 'Plano de Campo 2024'[Dia da Semana])

Tabela: Roteiro_CD_OLD: 

Dia da Semana =
 
var vDia = WEEKDAY(Roteiro_CD_OLD[Data Pedido], 1)
 
return
SWITCH(
    TRUE(),
    vDia = 1, "Domingo",
    vDia = 2, "Segunda-Feira",
    vDia = 3, "Terça-Feira",
    vDia = 4, "Quarta-Feira",
    vDia = 5, "Quinta-Feira",
    vDia = 6, "Sexta-Feira",
    "Sábado"
)

 

Chave_SAP = CONCATENATE(CONCATENATE(Roteiro_CD_OLD[Codigo SAP], "-"), Roteiro_CD_OLD[Dia da Semana])

image.png.5e7fb2ee1f18fbda6f73b932b8db0cfa.png

Jonata quero te agradecer, deu certinho kkkkk parece mágica, muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...