Ir para conteúdo
  • 0

Dado de meta mensal obter de acordo com o primeiro do mês daquele dado apenas


Ir para solução Solucionado por Joao Raulino ,

Pergunta

  • Alunos
opa pessoal, tudo bem?
 
Estou com o seguinte problema, tenho uma base de dados que retiro diariamente da quantidade vendida e a meta daquele mês, porém toda vez que tiro vem o valor da meta, gostaria de alguma forma pegar o valor da meta apenas daquele mês. Nessa imagem tem um caso representativo. Além disso não necessariamente a primeira data do mês do base de dados que inporto no power bi será o do dia 01, pois apenas retiro esse dado de segunda-sexta.

image.png.bc0c897d2c34f1d91c6af619fd05df8b.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 1
  • Alunos
  • Solução
1 hora atrás, Nícolas Peterson Ferreira Brito Brito disse:

Suave comigo e com você, @Joao Raulino?

Tentei executar essa dax, mas estou tendo o seguinte problema na fórmula EOMONTH que não reconhece a coluna data. Você saberia me explicar como revolver isso?

Usa essa formula aqui entao:

Citar
fMetas =
SUMMARIZE(
    SELECTCOLUMNS(
        Planilha,
        "Produto", Planilha[Produto],
        "Data", DATE(YEAR(Planilha[Data]), MONTH(Planilha[Data]), 1),
        "Meta", Planilha[Meta]
    ),
    [Produto],
    [Data],
    [Meta]
)

image.png.4f2983c9aeeab41c48defcd33a49db29.png

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1
  • Alunos
23 minutos atrás, Nícolas Peterson Ferreira Brito Brito disse:

SGBD? O que seria?

Os dados originais que uso é extração do SAP e como se trata de uma informação que varia diariamente eu tenho que retirá-la e incorporar no meu BI, mas as informações da meta é mensal.

Na imagem coloquei apenas a imagem de 3 coluna, mas há uma quarta coluna indicando a quantidade real que seria a quantidade vendida daquele dia

Então SGBD é o SQL Server, Oracle, MySQL por exemplo. Mas como esta falando de SAP com certeza usa.
Veja se esse select te ajuda:

SELECT PRODUTO, MONTH(DATA) AS MES, YEAR(DATA) AS ANO, META
FROM [SUA_TABELA]
GROUP BY PRODUTO, MONTH(DATA), YEAR(DATA), META 

Com o select acima você pode trazer as metas por mês e ano, e poderia fazer também somando as vendas de cada mês, ficaria mais ou menos assim:

SELECT PRODUTO, MONTH(DATA) AS MES, YEAR(DATA) AS ANO, META, SUM(QUANTIDADEREAL)
FROM [SUA_TABELA]
GROUP BY PRODUTO, MONTH(DATA), YEAR(DATA), META 

Mas levando para o Power BI os dados abertos, você também consegue realizar o tratamento e chegar no que vc precisa no Power Query.
Tem como disponibilizar um XLS com dados de exemplo para eu fazer como entendi aqui?

Acredito que os amigos do forum em breve vão te ajudar tb.

Editado por Dalmo Rebelo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

SGBD? O que seria?

Os dados originais que uso é extração do SAP e como se trata de uma informação que varia diariamente eu tenho que retirá-la e incorporar no meu BI, mas as informações da meta é mensal.

Na imagem coloquei apenas a imagem de 3 coluna, mas há uma quarta coluna indicando a quantidade real que seria a quantidade vendida daquele dia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Esse select usaria comos dax ou seria no power query mesmo?

O meu problema no momento seria apenas essa questão de tratar esse valor da meta, pois assim como mostrado na imagem por meio da coluna de produtos, também tenho categoria que se repetem e para poder somar esse valores de meta para verificar o atingimento da meta precisaria que eles apareçam apenas uma vez na primeira data apenas do mês daquele dado.

Estou anexando a tabela abaixo colocando a situação que o dado não ocorreu propriamente no primeiro dia do mês que pode ocorrer caso o dia 01 do mês não seja de segunda-sexta que é quando extraio o valor 

situação problema.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
5 minutos atrás, Nícolas Peterson Ferreira Brito Brito disse:

Esse select usaria comos dax ou seria no power query mesmo?

O meu problema no momento seria apenas essa questão de tratar esse valor da meta, pois assim como mostrado na imagem por meio da coluna de produtos, também tenho categoria que se repetem e para poder somar esse valores de meta para verificar o atingimento da meta precisaria que eles apareçam apenas uma vez na primeira data apenas do mês daquele dado.

Estou anexando a tabela abaixo colocando a situação que o dado não ocorreu propriamente no primeiro dia do mês que pode ocorrer caso o dia 01 do mês não seja de segunda-sexta que é quando extraio o valor 

situação problema.xlsx 8.94 kB · 0 downloads

Em resumo meu maior objetivo é conseguir algum modo seja com uma nova coluna inserida na base de dados ou uma tabela virtual por meio de uma dax para calcular a soma dessa metas para fazer as comparações se o todo dos produtos bateu a meta ou aquele produto específico bateu a meta ou até mesmo fazer comparações mensais para determinar o crescimento ou decréscimo dessa meta em comparação aos meses anteriores ou ano anterior, mas primeiramente imagino que precisaria ter um valor único para cada mês para assim poder usar uma função soma

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Suave @Nícolas Peterson Ferreira Brito Brito?

O melhor seria criar uma tabela só com as metas, assim você pode usar ela nos teus outros cálculos do jeito que você quiser. Uma maneira de fazer isso seria criando uma tabela calculada com o DAX. Ficaria algo assim:

fMetas =

SUMMARIZE(

    Planilha,

    Planilha[Produto],

    "Data",

    EOMONTH(Planilha[Data], -1) + 1,

    "Meta",

    MAX(Planilha[Meta])

)

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Pensando nessa situação, acabei decidindo testar uma fórmula aqui com algo similar, por meio de  algo utilizado que utilizei para calcular o valor diário a partir com os um valor de uma tabela que retornava os valores acumulados de cada relatório mesmo sendo diário e aparentemente ficou funcional. Todavia gostaria de saber se funcionaria sempre?

image.png.7b4c71789d7cca4fa05d27440613ad67.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...