Ir para conteúdo
  • 0

Controle de mobilização de veículos - visão mensal ao longo do tempo

Ir para solução Solucionado por Edson Igari ,

Pergunta

• Alunos
Postado

Pessoal, bom dia!

Gostaria de solicitar um apoio para a construção de uma medida para conseguir visualizar a quantidade de veículos mobilizados mês a mês, conforme imagem abaixo:

image.png.331ff7deea00cb039560cdc4d25c79a6.png

No exemplo acima(considerar apenas a barra verde), em janeiro o projeto estava com 245 veículos mobilizados, em fevereiro entraram outros dois veículos..... em março ocorreram 6 desmobilizações... e por ai vai.

Em anexo postei um arquivo simplificado onde temos o tipo de veículo, a data de mobilização e um campo para controle da data de desmobilização.

Muito obrigado.

ssma_mob_desmob.xlsx

11 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0
  • Alunos
Postado

Bom dia, Edson! Obrigado pelo retorno.

A visão solicitada para este visual, deve considerar o veículo mobilizado em todos os meses, desde o mês da sua mobilização, até o mês da desmobilização.

Ex: Se o veículo XX foi mobilizado em 01/01/2022 e foi desmobilizado em 01/03/2023, ele precisa aparecer em todos os meses de 2022, janeiro 2023 e fevereiro 2023.

Eu retirei o VALUES(dCalendario[ANO]), mas apareceu o resultado abaixo:

image.png.53b39ee8cb8eec9289fe2fa3f263b517.png

• 0
  • Alunos
Postado

Realmente Edson.

Mas para chegar no visual que estamos desenvolvendo, seria possível fazer o seguinte ajuste?:

Pegando como exemplo do print da sua tabela referente ao ano de 2023, para janeiro, foram mobilizados 3 e outros 3 foram desmobilizados, permanecendo com o mesmo valor de dezembro/2022. em fevereiro 2023 foi mobilizado 1 veículo e o resultado permanece 14, somente sendo atualizado em março (15) e assim por diante. A solução ideal era ver o acumulado de fevereiro no contexto de janeiro, o acumulado de março no contexto de fevereiro, etcc.. Seria possível?

• 0
  • Alunos
Postado

Bom dia, Edson!

Quando transcrevi as métricas para o projeto oficial, apareceram alguns valores negativos nos primeiros meses (janeiro 2022 a janeiro de 2023) e o último mês do contexto (dezembro 2023) também apareceu com um valor negativo de -11.

Percebi que quando eu fiz o cálculo de total de veículos (Todas as linhas da tabela fVeiculos) - os veículos desmobilizados (contagem de todas as linhas que possuem data de desmobilização), o valor real é 191. Diferente dos 202 que aparecem como resultado nos seus cálculos. Talvez não seja isso?

De qualquer forma, segue em anexo o arquivo original + duas bases utilizadas no projeto. Uma contemplando os veículos mobilizados e a outra os desmobilizados. As duas bases foram unificadas no power query.

Outra item que eu percebi é que no seu projeto aparecem as datas de 2024 (Desejado para o projeto) e no original não aparece, seno que na base existem registros de mobilização e desmobilização para 2024.

Obrigado pelo apoio.

Reports padrões.pbix ssma_mob_desmob.xlsx ssma_mob_desmob_desmob.xlsx

• 0
  • Alunos
Postado

Edson, quando utilizo os filtros de ano, os valores dos anos anteriores aos filtros fincam negativos.

image.png.b4d5d41e578b2f264b951408c60cebfc.png

Repassei as duas bases originais para o seu pbix e o resultado deu certo, porém no meu arquivo não está dando certo. Se puder me ajudar.

Estou enviando o seu arquivos já conectados com as bases originais, contendo os resultados almejados. 

Obrigado.

Obrigado.

mobilizaçãorev01.pbix

• 0
  • Alunos
Postado

Edson, só para facilitar, a tabela que desenvolvi está na aba R_D03  Telemetria e a base está renomeada como fVeiculos.

image.png.d4b851126cc026b544ffdfef83cae64f.png

Não sei se pode impactar, mas dCalendario foi automatizada no power query utilizando as datas de outra tabela.

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login

Entrar Agora
  • Criar Novo...