Ir para conteúdo
  • 0

Controle de mobilização de veículos - visão mensal ao longo do tempo


Rafael Fina Ferreira
Ir para solução Solucionado por Edson Igari ,

Pergunta

  • Alunos

Pessoal, bom dia!

Gostaria de solicitar um apoio para a construção de uma medida para conseguir visualizar a quantidade de veículos mobilizados mês a mês, conforme imagem abaixo:

image.png.331ff7deea00cb039560cdc4d25c79a6.png

No exemplo acima(considerar apenas a barra verde), em janeiro o projeto estava com 245 veículos mobilizados, em fevereiro entraram outros dois veículos..... em março ocorreram 6 desmobilizações... e por ai vai.

 

Em anexo postei um arquivo simplificado onde temos o tipo de veículo, a data de mobilização e um campo para controle da data de desmobilização.

 

Muito obrigado.

 

 

ssma_mob_desmob.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos

Bom dia, Edson! Obrigado pelo retorno.

A visão solicitada para este visual, deve considerar o veículo mobilizado em todos os meses, desde o mês da sua mobilização, até o mês da desmobilização.

 

Ex: Se o veículo XX foi mobilizado em 01/01/2022 e foi desmobilizado em 01/03/2023, ele precisa aparecer em todos os meses de 2022, janeiro 2023 e fevereiro 2023.

Eu retirei o VALUES(dCalendario[ANO]), mas apareceu o resultado abaixo:

 

image.png.53b39ee8cb8eec9289fe2fa3f263b517.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Realmente Edson.

Mas para chegar no visual que estamos desenvolvendo, seria possível fazer o seguinte ajuste?:

Pegando como exemplo do print da sua tabela referente ao ano de 2023, para janeiro, foram mobilizados 3 e outros 3 foram desmobilizados, permanecendo com o mesmo valor de dezembro/2022. em fevereiro 2023 foi mobilizado 1 veículo e o resultado permanece 14, somente sendo atualizado em março (15) e assim por diante. A solução ideal era ver o acumulado de fevereiro no contexto de janeiro, o acumulado de março no contexto de fevereiro, etcc.. Seria possível?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Bom dia, Edson!

Quando transcrevi as métricas para o projeto oficial, apareceram alguns valores negativos nos primeiros meses (janeiro 2022 a janeiro de 2023) e o último mês do contexto (dezembro 2023) também apareceu com um valor negativo de -11.

Percebi que quando eu fiz o cálculo de total de veículos (Todas as linhas da tabela fVeiculos) - os veículos desmobilizados (contagem de todas as linhas que possuem data de desmobilização), o valor real é 191. Diferente dos 202 que aparecem como resultado nos seus cálculos. Talvez não seja isso?

De qualquer forma, segue em anexo o arquivo original + duas bases utilizadas no projeto. Uma contemplando os veículos mobilizados e a outra os desmobilizados. As duas bases foram unificadas no power query.

Outra item que eu percebi é que no seu projeto aparecem as datas de 2024 (Desejado para o projeto) e no original não aparece, seno que na base existem registros de mobilização e desmobilização para 2024.

 

Obrigado pelo apoio.

 

Reports padrões.pbix ssma_mob_desmob.xlsx ssma_mob_desmob_desmob.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Edson, quando utilizo os filtros de ano, os valores dos anos anteriores aos filtros fincam negativos.

 

image.png.b4d5d41e578b2f264b951408c60cebfc.png

Repassei as duas bases originais para o seu pbix e o resultado deu certo, porém no meu arquivo não está dando certo. Se puder me ajudar.

Estou enviando o seu arquivos já conectados com as bases originais, contendo os resultados almejados. 

 

Obrigado.

 

Obrigado.

mobilizaçãorev01.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...