Ir para conteúdo
  • 0

Eixo X de gráfico com periodo em intervalos


Daiana
Ir para solução Solucionado por Joao Raulino ,

Pergunta

  • Alunos

Boa tarde, pessoal.

Estou postando essa dúvida aqui pois acredito que só conseguirei resolver com DAX, rs.

Eu criei esse grafico com o intuito de visualizar o total de Leads da data atual, data atual - 7, data atual - 14, data atual - 21, data atual - 28. Como está no grafico, são intervalos de 7 em 7 dias uma data da outra, mas usando a data atual como data de referencia. A ideia é de fato só trazer os valores referentes as essas datas e ignorando os outros:

image.png.500414232ffbaf9083a20e14b13d177f.png

 

Eu criei uma tabela calculada com essas datas:

image.png.2583618e48d0beab897bbfe134342f8e.png

 

 

Ela deu certo no grafico mas fica estática por conta da tabela. Eu gostaria de obter esse mesmo grafico mas que ele fosse dinamico, quando eu selecionasse uma outra data qualquer, queria que ele me trouxesse os valores D-0 (data atual), D-7, D-14, D-21 e D-28 dessa data selecionada. É possivel?

Eu anexei uma amostra da base e do arquivo pbix.

 

Agradeço desde já!!

arquivoTeste.pbix BaseTeste.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Suave @Daiana?

Por definição tabelas calculadas são estáticas então não vai funcionar deste jeito que você esta tentando. Uma maneira de resolver o teu problema é usando uma tabela calendário desconectada junto com uma medida filtro para as datas:

image.gif.974f8be5c715774ea1925785a796cbac.gif

Citar
Investimento =
    CALCULATE(
        SUM(f_Geral[QTD]),
        f_Geral[KPI] = "Investimento",
        f_Geral[DATA] = MAX(d_Calendario[Date])
    )
Citar
d_CalendarioFIltro =
VAR DataSelecionada = SELECTEDVALUE(f_Geral[DATA])
VAR DataSelecionadaRow =
    SWITCH(
        MAX(d_Calendario[Date]),
        DataSelecionada, 1,
        DataSelecionada - 7, 1,
        DataSelecionada - 14, 1,
        DataSelecionada - 21, 1,
        DataSelecionada - 28, 1,
        0
)
RETURN
    DataSelecionadaRow

image.png.c65c6eca16e4c779e4d5e1e3d5cbe764.png

image.png.fb55cc9c4360da8cb143ea648c625df7.png

Se essa resposta te ajudou, não se esqueça de marcar como melhor solução 😉

Abs!

 

arquivoTeste.pbix

Editado por Joao Raulino
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
4 minutos atrás, Davi Rodolfo disse:

Na VAR DataSelecionada, troca de MAX() para SELECTEDVALUE( dCalendario[Data] )

Eu tentei. Ele traz um erro "Column '' in Table '' contains blank values and this is not allowed for columns on the one side of a many-to-one relationship or for columns that are used as the primary key of a table."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
13 horas atrás, Joao Raulino disse:

Suave @Daiana?

Por definição tabelas calculadas são estáticas então não vai funcionar deste jeito que você esta tentando. Uma maneira de resolver o teu problema é usando uma tabela calendário desconectada junto com uma medida filtro para as datas:

image.gif.974f8be5c715774ea1925785a796cbac.gif

image.png.c65c6eca16e4c779e4d5e1e3d5cbe764.png

image.png.fb55cc9c4360da8cb143ea648c625df7.png

Se essa resposta te ajudou, não se esqueça de marcar como melhor solução 😉

Abs!

 

arquivoTeste.pbix 201.57 kB · 2 downloads

Oi, Joao!

 

Agradeço pela ajuda!! Parece ter dado certo. Mas por que funcionou? Digo, gostaria de uma explicaçao pra entender melhor, rs

Outra duvida.. eu consigo utilizar os campos da d_calendario em outros graficos pra obter outras analises?

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Boa @Daiana!

Fico feliz que deu certo 😀 Funcionou nesse caso porque o eixo X esta independente do teu filtro de datas feito com a coluna f_Geral[Data].

Desta maneira, quando você seleciona algum valor no filtro da f_Geral[Data] não acontece nada no gráfico. Para que aconteça, criamos esse artificio com a medida [d_CalendarioFiltro] que vai definir quais valores tem que aparecer (= "1") e quais valores tem que esconder (= "0").

E pode sim usar os campos da d_Calendario para obter outras analises, mas vai ser preciso criar uma nova medida [d_CalendarioFiltro] para cada analise diferente que você quiser fazer desta maneira.

Espero que tenho ficado mais fácil de entender agora! E não se esquece de marcar como solução 😉

Abs!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
6 minutos atrás, Daiana disse:

Show!! Muito obrigada!!

Eu pensei em ter um d_Calendario separada para as outras analises. Acha que funciona? E ter esse filtro só pra essa analise

Funciona sim!

Pessoalmente é como eu organizo o meu modelo: 2 tabelas calendário sendo uma "normal" conectada com as tabelas fato e uma "auxiliar" desconectada para esse tipo de analise.

Boa sorte ai!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...