Ir para conteúdo
  • 0

Multiplicar valores que estão em Dólar com a cotação do dia do fechamento do pedido


Felipe Molinos Souza
Ir para solução Solucionado por Joao Raulino ,

Pergunta

  • Alunos

Olá pessoal.

Estou com uma dúvida muita grande em relação à como conseguir trazer em uma DAX a conversão dos valores que estão em dólar para Reais.

Contextualizando, possuo uma base de dados onde tenho os pedidos tirados, com as informações de cliente, localização, produto, valores (em Reais e em Dólares - Exportação) e a cotação do dólar.

Eu juntei as tabelas do mercado interno e do mercado externo em uma única tabela no PBI (Acrescentar consultas), porém gostaria de encontrar uma forma via DAX de se fazer esse cálculo de conversão (Uma espécie de SE do Excel), trazendo numa soma os valores em R$ e os valores que estão em dólar convertidos, utilizando a cotação do Dólar do Dia (Possuo a tabela com atualização diária da cotação do dólar via link do Banco Central).

Existe uma forma de se conseguir esse resultado via DAX, sem precisar adicionar uma coluna via Power Query?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Suave @Felipe Molinos Souza?

O Power BI tem duas funções que podem ser usadas como equivalente ao SE() do Excel:

Como você não compartilhou o teu .PBIX nem um exemplo dos dados, fica difícil te explicar com mais detalhes o que fazer.

Mas supondo que você já tem o valor em dólares e o cambio numa mesma tabela, fica bem fácil criar uma medida DAX para fazer a conversão. Seria algo do tipo:

image.png.a4d5a5f633e130d7b8e3054eeb680597.png

Citar
$ Conversao USD =
VAR vValorDolar = SUM(fPedidos[Valor USD])
VAR vValorConvertido = SUMX(fPedidos, fPedidos[Valor BRL] / fPedidos[Cambio])
RETURN
    IF(
        ISBLANK(vValorDolar),
        vValorConvertido,
        vValorDolar
    )

Caso o cambio esteja em uma outra tabela, basta relacionar as duas através da DATA e buscar o cambio desta outra tabela.

Se essa resposta te ajudou, não esquece de marcar como melhor solução 😉

Abs!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...