Ir para conteúdo
  • 0

Modelagem de dados


Andressa Lippert
Ir para solução Solucionado por Andressa Lippert ,

Pergunta

  • Alunos

Oi pessoal, estou trabalhando num dash de Rh, onde tenho a seguinte estrutura de dados:

- Tenho uma tabela dimensão com o ID e informações pessoais de cada colaborador (data de nascimento, genero, endereço, etc) 
- E uma tabela dimensão com todas as informações de contratações (contratação, mudança de salário, mudança de contrato, promoções,etc). Então, cada colaborador tem mais de uma linha de informação, segue exemplo abaixo, e as datas dos acontecimentos estão na coluna de data efetiva.

Id       Data efetiva              Ação                        Tipo de Contrato      Salario  

01     20/02/2022          Contratação                          Estágio                800

01      20/07/2022        Mudança de salário              Estágio                 800

01     20/032/2023        Promoção                              CLT                      1500

A minha coluna Data Efetiva tem um relaciomanento com a tabela calendário do meu visual e minha medida de contratações é a seguite:

contratações =

CALCULATE(

    DISTINCTCOUNT('fcontratações'[ID]),

    'fcontratações'[Ação] = "Contratação"

)

Com ela consigo fazer a análise de contratações ao longo do tempo. Porém quando uso uma tabela com nomes, tipo de contrato e coloco essa medida de contratações, ela me retorna como tipo de contrato o correspondente a linha de Contratação. 
Eu preciso, de uma medida que me traga o ultimo tipo de contrato baseado na data selecionada. Ou se nenhum filtro de data estiver apliacado, que me traga o ultimo tipo de contrato.

Alguém consegue me ajudar? Obrigada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
Em 25/01/2024 em 16:53, Renato Carlos Rossato disse:

Olá @Andressa Lippert, tenta assim:

Ultimo contrato = 
CALCULATE(
    VALUES('fcontratações'[Tipo de Contrato]),
    FILTER(
        ALL('fcontratações'),
        'fcontratações'[Data efetiva] <= MAX('fcontratações'[Data efetiva])
    )
)
 

Espero ter ajudado.

Oi Renato, infelizmente não funcionou 😞
 eu criei uma coluna calculada que me retorna o ultimo tipo de contrato de cada colaborador, porém quando eu filtro meu visual por ano, um funcionário que em 2022 era estagiário e em 2023 é CLT, aparece como CLT mesmo com o filtro em 2022. 😞 Ainda não achei uma forma de ficar dinâmico.
Mas muito obrigada pela tentativa de me ajudar!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Suave @Andressa Lippert?

Fiz um pequeno ajuste na medida proposta pelo @Renato Carlos Rossato, vê se da certo no teu caso:

image.png.fc19185733c7a88cd33e40cb8c491458.png

Citar
$ Ultimo contrato =
CALCULATE(
    VALUES('fcontratações'[Tipo de Contrato]),
    FILTER(
        ALLSELECTED('fcontratações'[Data efetiva]),
        'fcontratações'[Data efetiva] = MAX('fcontratações'[Data efetiva])
    )
)

Senão, compartilha um .PBIX ai pra gente conseguir te ajudar com mais precisão 😉

 Abs!

Editado por Joao Raulino
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...