Ir para conteúdo
  • 0

Calculo qual usar? (YoY ou Variação relativa)


Antonio Cella
Ir para solução Solucionado por Joao Raulino ,

Pergunta

  • Alunos

Pessoal recentemente estava vendo uma aula sobre variação absoluta e relativa no power bi, e achei bem parecido com a função de variação ano vs ano, a famosa YOY.

No entanto, eu fiz o cálculo das duas funções no DAX e fiquei na dúvida em qual das duas funções o cálculo está correto.

No caso do YoY, sempre uso esta função  para entender quanto que variou do ano presente em relação ao ano passado.

No caso da Variancia relativa, me parece que ela tem a mesma função da YoY, só que fiquei na dúvida em relação ao resultado que foi diferente.

Nos dois casos, elas teriam a mesma função  ou cada uma é usada em questões totalmente diferentes?
 

Captura de tela 2024-01-25 140954.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 1
  • Alunos
  • Solução

Tranquilo @Antonio Cella, estamos aqui para aprender 💪

Por definição, o YoY (Year-over-Year ou Ano-apos-Ano) só é usado para comparações ano x ano e sobre uma mesma medida:

Citar

image.png.05d566004b3e89095b3b7f0c6143f44a.png

Por outro lado, a variação relativa percentual que vem direto da estatística pode ser usada de maneira mais genérica para comparar dois valores qualquer:

Citar

image.png.6c148c1401d8eba0254e412ac25b92dc.png

Como visto, os resultados são exatamente os mesmos mas é a definição de cada uma que muda.

Abs! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Suave @Antonio Cella?

As duas variações, quando aplicadas ao mesmo período (ano), são equivalentes. Note que a principal mudança de uma para outra é que no YoY o resultado final é subtraído de "1"  (ou 100%). Se você somar esse "1" ao YoY você passa a ter a variação relativa de novo.

A diferença pratica começa a ter significado quando se aplica a variação relativa em períodos diferentes (e.g.: mês a mês, ou trimestre a trimestre) ou então entre medidas diferentes (e.g.: realizado vs orçado, orçado vs previsão). Você vai encontrar a YoY sendo bastante usada em relatórios financeiros/fiscais, enquanto que a variação relativa é mais genérica sendo aplicada em qualquer ramo.

Se essa resposta te ajudou, não esquece de marcar como melhor solução 😉

Abs!

Editado por Joao Raulino
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
4 horas atrás, Joao Raulino disse:

Suave @Antonio Cella?

As duas variações, quando aplicadas ao mesmo período (ano), são equivalentes. Note que a principal mudança de uma para outra é que no YoY o resultado final é subtraído de "1"  (ou 100%). Se você somar esse "1" ao YoY você passa a ter a variação relativa de novo.

A diferença pratica começa a ter significado quando se aplica a variação relativa em períodos diferentes (e.g.: mês a mês, ou trimestre a trimestre) ou então entre medidas diferentes (e.g.: realizado vs orçado, orçado vs previsão). Você vai encontrar a YoY sendo bastante usada em relatórios financeiros/fiscais, enquanto que a variação relativa é mais genérica sendo aplicada em qualquer ramo.

Se essa resposta te ajudou, não esquece de marcar como melhor solução 😉

Abs!

Opa tudo certo @Joao Raulino?

Então, no caso eu só fiquei com uma dúvida, até me perdoe pelo meu raciocinio não ser muito bom rsrs.

1° No caso de usar a função YoY ou função relativa, ambas as 2 funções eu posso utilizar em ambos os casos ( ano x ano / mês x mês /Realizado x meta /orçado x previsto) que o resultado vai ter o mesmo valor ou seria interessante usar em situações específicas para cada?

Por exemplo: tanto faz se eu usar uma ou outra?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
10 horas atrás, Joao Raulino disse:

Tranquilo @Antonio Cella, estamos aqui para aprender 💪

Por definição, o YoY (Year-over-Year ou Ano-apos-Ano) só é usado para comparações ano x ano e sobre uma mesma medida:

Por outro lado, a variação relativa percentual que vem direto da estatística pode ser usada de maneira mais genérica para comparar dois valores qualquer:

Como visto, os resultados são exatamente os mesmos mas é a definição de cada uma que muda.

Abs! 

@Joao Raulino agora entendi 100%. Muito obrigado, sucesso ai ti !!! 🙂

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...