Ir para conteúdo
  • 0

Devo ou não juntar as tabelas


Cirilo Cavaco
Ir para solução Solucionado por Joao Raulino ,

Pergunta

  • Alunos

Olá pessoal.

Ando aqui às voltas com uma dúvida acerca se devo ou não juntar (combinar) as tabelas fCompras e fVendas.

O cenário é o seguinte:

  • É uma loja que compra e vende artigos usado de criança.
  • Um cliente pode nos comprar artigos mas também nos pode vender artigos
  • Um cliente pode só comprar, pode só vender ou pode comprar e vender

Fará sentido juntar as tabelas em questão para facilitar as análises ou o melhor é deixar tudo separado?

Agradeço desde já a vossa opinião

Cumprimentos

Cirilo Cavaco

image.png.368e94d0681bb426ec0eac64859dc6be.png

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos

Suave @Cirilo Cavaco?

As colunas que interessam nas duas tabelas são as mesmas? Se positivo, vale sim a pena juntar as duas numa só tabela (e.g.: fTransações) o que pode melhorar não só a organização do teu modelo mas também a performance (menos relações, menos colunas, etc...).

Não se esqueça de ter uma coluna [Transação] para dizer se aquela linha é uma compra ou uma venda.

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
1 hora atrás, Joao Raulino disse:

Suave @Cirilo Cavaco?

As colunas que interessam nas duas tabelas são as mesmas? Se positivo, vale sim a pena juntar as duas numa só tabela (e.g.: fTransações) o que pode melhorar não só a organização do teu modelo mas também a performance (menos relações, menos colunas, etc...).

Não se esqueça de ter uma coluna [Transação] para dizer se aquela linha é uma compra ou uma venda.

Abs!

Tenho uma coluna, igual nas duas tabelas que identifica se é compra ou venda. Existem alguma colunas iguais outras são diferentes, não são todas iguais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Admin

...enfim. @Cirilo Cavaco, deixa separado fCompra de fVenda.


Poderia juntar? Sim, mas o DAX seria mais complexo, sua fato "juntada" deveria ter uma coluna nova identificando o tipo de operação se foi de venda (V) ou de compra (C):

Exemplo total vendido ficaria algo assim:
Vendas =
CALCULATE (
                      SUM ( fVenda_Compra[valor] ),
                      fVenda_Compra[tipo_operacao] = "V"
                      )



 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
10 horas atrás, Tiago Craici - Xperiun disse:

... Posso fazer um "provocação"? Ahahaah
Juntando, como calcularia o número de cliente que não compraram com vocês? Teve crescimento de clientes novos??? 

Eu assumo que clientes novos são aqueles que compraram a primeira vez,por exemplo esta semana.
A data que o cliente abriu a ficha permite-me saber quantos clientes estão a chegar, sejam compradores ou vendedores. 😀

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
10 horas atrás, Tiago Craici - Xperiun disse:

...enfim. @Cirilo Cavaco, deixa separado fCompra de fVenda.


Poderia juntar? Sim, mas o DAX seria mais complexo, sua fato "juntada" deveria ter uma coluna nova identificando o tipo de operação se foi de venda (V) ou de compra (C):

Exemplo total vendido ficaria algo assim:
Vendas =
CALCULATE (
                      SUM ( fVenda_Compra[valor] ),
                      fVenda_Compra[tipo_operacao] = "V"
                      )



 

Todas as operações estão identificadas numa coluna específica. Existem vários tipos (Ex. compra, venda,devolução em crédito, devolução em dinheiro,compra a crédito, compra a dinheiro, etc) 👍

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 30/01/2024 em 13:03, Joao Raulino disse:

Boa @Cirilo Cavaco!

Como você viu a junção das tabelas numa unica fato tem os seus pros e contras. Depois conta aqui pra gente qual solução você escolheu implementar, e não se esquece de marcar alguma das repostas como melhor solução 😉

Abs!

Bom dia e obrigado a todos pela ajuda.

Estou em testes com as duas tabelas juntas.

Em termos de DAX facilita muito a criação de medidas. Tenho é que mudar todas as medidas que já tinha criado com as tabelas separadas. 😅

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...