Ir para conteúdo
  • 0

Relacionamento entre tabelas e mesclar consultas


Diogo Selhorst
Ir para solução Solucionado por Sandro Vieira ,

Pergunta

  • Alunos

Bom dia pessoal, poderia me ajudar?

Estou com a seguinte situação. 

Possuo 4 tabelas fatos (fFrete, fSaidas, fSoft, fCompras)  e também possuo 2 tabelas dimensões (dTransporte, dOrigem). 

Em todas as tabelas fatos eu possuo uma coluna com o nome "Referência", ela traz pra mim o número da operação correspondente em todas as tabelas fatos. 

Para eu poder conectar elas eu fiz uma combinação da coluna "Referência" e criei uma "dReferência" juntando as tabelas fatos e excluindo o restante das informações. 

Com isso criei uma matriz com as informações abaixo. 

image.png.df492a2d12ffbfb17836ce50cc232269.png

Abaixo do número das referências eu gostaria de ver qual é a placa dessa referência e qual a origem.

Nas tabelas fCompras e fSaidas eu não possuo a placa para vincular com a dimensão dTransporte, fiz um mesclar consultas e acrescentei a placa nelas mesclando com a planilha fSoft onde consta todas as placas. 

Porém, desconfigurou e duplicou as informações.

image.png.1a689bb2af927279f411a91520246cb0.png


A matriz está ficando dessa maneira:

 

image.png.b5fd1680e3375ba55708ddbe7fdeb700.png


Eu gostaria que ela apresentasse as informações 

Referencia 
1
      placa
           AJA1
               origem 
                     Campos 

Não sei onde estou errado.

Estou deixando em anexo o Excel com as bases o PBIX que criei como exemplo. 

Se puderem me ajudar, eu agradeço muito.

Obrigado 

bases.xlsx PBI.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

@Diogo Selhorst, por nada....... estamos ai para nos ajudar....... tomara que dê certo..... cara a base de tudo é o seu ETL..... depois que ele estiver bem estruturado e montado adequadamente as visões, gráficos e formulas Dax vão ficar mais fáceis.

Revise bem.... e se minha resposta te ajudar por favor marque como solução!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Sandro, então, depois que você respondeu eu percebi que a base estava errada e ajustei, mas mesmo assim ainda estou com o problema. 

Eu fiz isso que você também fez no arquivo, mas quando eu mesclo as consultas para trazer a placa da fSoft para a fSaidas e fCompras eu não estou entendendo por que, além de trazer a placa, ele duplica também os valores. Como pode ver no print.

Eu queria apenas trazer a placa e não duplicar as informações. 

Anexei novamente os arquivos, agora corrigidos. 

image.png.e36fbc3c993285ab553f4b6a6a417a38.png

 

 

bases.xlsx PBI.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Diogo Selhorst,

Ela está duplicando porque você está mesclando utilizando o campo Referência, sendo assim ele irá trazer as duas informações da fCompras mais as duas informações da fSoft, pois elas se repetem ai ele vai jogar para baixo  na tabela.

O idela é que as tabelas fato tenham um campo com dados únicos, como indíce alguma coisa do tipo.
Neste caso fiz a mescla da tabela fSoft com a tabela dReferencia assim mantendo a referencia e a placa sem repetir na tabela e usa esta coluna na matriz.....  veja se te atende.
Não conheco sua base e o que seria esta referência mas o ideal seria se ela pudesse ser incorporada na dTransporte, pois vi que tem mais placas lá... precisaria analisar seu modelo para ver se esta referencia é uma caracteristica do veiculo a dTransporte seria a tabela para colocar ela..... 
veja se é isso.....
 

PBI.pbix bases.xlsx

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Sandro, novamente muito obrigado. Agora ficou bem mais próximo do que eu preciso, vou tentar replicar na minha base. 

A "referência" para mim é o número da viagem, do carregamento. Então eu tenho os valores de cada carregamento em nosso sistema de roteirização (fsoft), do que foi comprado (fcompra), nosso faturamento do ERP (fsaidas), e a base com os valores de transporte (fFrete).  

O que eu fiz foi mesclar todas as tabelas fatos pela coluna "referência", para criar uma tabela dReferência: Mesclei todas as fatos, removi as colunas e depois removi duplicados, para manter somente um número de referência e para que não falte nenhuma referência, independente da base.

Conectei as fatos com essa tabela de referências, além dessa tabela eu tenho a tabela dimensão dos dados das transportadoras dTransporte e também de nossos fornecedores dOrigem, que usei para colocar na matriz a placa e a origem.  

O que eu preciso é algo simples visualmente, uma matriz que eu possa ver informações das diferentes tabelas fatos juntas e com base na referência, podendo fazer o dril down por placa e origem, mas estou apanhando, pois no drill down não puxa a info especifica, agora essa sua base traz a placa especifica mas a origem traz mesmo que não tenha valor, vou tentar ajustar isso e aplicar na minha base.  Muito obrigado Sandro. Muito obrigado mesmo. 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...