Ir para conteúdo
  • 0

Correção da Geolocalização de uma mapa de formas no Power BI


Felipe Castro
Ir para solução Solucionado por Felipe Castro ,

Pergunta

  • Alunos

Boa noite, pessoal!

 

Estou com uma dúvida com relação ao visual do mapa de formas. Eu possuo mapa personalizado com todos os municípios da região nordeste, onde esse arquivo é do tipo .json, como segue em anexo.BR_MUN1997_NE_region (1).jsonNo entanto, quando eu filtro esse mapa, por algum estado e/ou município ele mostra outros dados.

EX: Filtrei o estado do Ceará, e além de aparecer os municípios desse estado aparecem outros municípios de mesmo nome, porém de outros estados.image.png.c7047f0cc89887121698a2a6ba266a55.png

 

A medida que eu utilizei para calcular foi a seguinte:

Produtividade CE =
CALCULATE(
    SUM('NE Rendimento Médio Produção'[Produtividade (kg/ha)]),
    '_Municípios'[UF] = "CE"
)

Alguém poderia me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução
35 minutos atrás, Edson Igari disse:

@Felipe Castro, já experimentou criar uma coluna concatenando UF e Munícipio separando por vírgula? E utilizar essa coluna.

Havia criado sim! no entanto ele não carregava o mapa... porém eu acredito ter descobrido o motivo pelo qual estava dando aquele erro.

 

Aparentemente eram dois motivos: 

  1. Bug da vizualização
  2. E a chave do tipo de mapaimage.png.f5bbd4dcb3f6b4d68f74f4696f3aa475.png

 

Descobri que ao importar um mapa personalizado no formato de json para o PBI ele tambem carrega a tabela virtual que é gerada no Geojson.

  • Logo, para resolver esse problema que eu estava tendo eu tive que importar essa tabela, como arquivo json, para o Power BI, como uma base de dados de uma tabela dimensão.
  • Após o tratamento dessa tabela eu criei algumas colunas auxiliares que me ajudaram a conectar com as tabelas fato que eu possuo.
  • É ai que veio o pulo do gato, em vez de puxar o nome do municipio eu puxei os codigos especificos de cada municipio, pois eles são valores exclusivos, e esses valores se conectaram com aquela "tabela virtual" que foi gerada na chave de tipo de mapa, como mostrado no print.
  • Com relação ao "bug" da vizualização, acredito que pode ter sido por conta do tamanho do arquivo do mapa de municipios, pois sempre que eu tentava mudar o eixo de localização ele não aparecia nada, apenas aparecia o primeiro item que eu havia colocado no visual.

Espero que eu possa ter ajudado outras pessoas com o mesmo problema que eu tive!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
28 minutos atrás, Felipe Castro disse:

Boa noite, pessoal!

 

Estou com uma dúvida com relação ao visual do mapa de formas. Eu possuo mapa personalizado com todos os municípios da região nordeste, onde esse arquivo é do tipo .json, como segue em anexo.BR_MUN1997_NE_region (1).jsonNo entanto, quando eu filtro esse mapa, por algum estado e/ou município ele mostra outros dados.

EX: Filtrei o estado do Ceará, e além de aparecer os municípios desse estado aparecem outros municípios de mesmo nome, porém de outros estados.image.png.c7047f0cc89887121698a2a6ba266a55.png

 

A medida que eu utilizei para calcular foi a seguinte:

Produtividade CE =
CALCULATE(
    SUM('NE Rendimento Médio Produção'[Produtividade (kg/ha)]),
    '_Municípios'[UF] = "CE"
)

Alguém poderia me ajudar?

@Felipe Castro, já experimentou criar uma coluna concatenando UF e Munícipio separando por vírgula? E utilizar essa coluna.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...