Ir para conteúdo
  • 0

"Trava" de Filtro / Coluna Calculada x Medida


victordardes

Pergunta

  • Alunos

Bom dia pessoal!

Estou há um tempo trabalhando num arquivo que tem com o objetivo de mostrar num gráfico (Colunas empilhadas com linha), o ciclo total do pedido, que vai desde a sua criação até a entrega final ao cliente.

Porém, se não bastasse tirar essas diferenças, há um racional de calculo de ponderamento, sendo que o peso corresponde a quantidade de unidades que foram faturadas dentro do mês.

A questão é que assim que aplico filtros, esse racional de calculo se perde. Ele não recalcula o "peso" conforme o filtro que eu aplico. Ele continua considerando com base no mês de toda tabela.

Em anexo há um arquivo em excel com um exemplo simples de como é feito o calculo e como deveria ser recalculado de acordo com filtros aplicados.

Além disso, gostaria de saber se a forma mais inteligente de criar esse calculo seria através de uma coluna calculada (como é feito num excel por exemplo) ou se é possivel fazer esse racional de calculo atraves de medidas.

O resultado final deveria ser um grafico de barras empilhadas, em que dentro de uma barra há 4 divisoes. Divisoes essas que correspondem a cada parte do processo. E por fim uma linha que seria a soma de todo esse passo a passo. 

 

 

 

ex OCT.PNG

exemplo OCT.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 1
  • Alunos
19 minutos atrás, victordardes disse:

@Edson Igari revisei o arquivo enviado, mas ainda assim não é o resultado que eu necessito.

Até daria pra utilizar de forma parcial, pra obter algum tipo de informação, mas ainda assim não esta "automatizado" da forma que eu preciso.

Peguei esses mesmo racionais que você fez no arquivo que me enviou por e-mail e adaptei ao meu arquivo, mas como disse, ainda não esta no resultado que eu preciso.

De qualquer forma agradeço pela força.

Então @victordardes, vamos lá. Qual o resultado que vc precisa??? Consegue mandar um excel com o resultado que vc precisa? Pq o que fiz foi exatamente com a lógica que vc colocou no excel? Tem mais alguma coisa? Pra resolver um problema precisamos de todas as regras de negócio bem claras. Um ponto importante, no seu excel tem o cliente, porém na tabela fTracking não existe chave de relacionamento com a dCliente. Como elas se relacionam?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
4 minutos atrás, victordardes disse:

Bom dia pessoal!

Estou há um tempo trabalhando num arquivo que tem com o objetivo de mostrar num gráfico (Colunas empilhadas com linha), o ciclo total do pedido, que vai desde a sua criação até a entrega final ao cliente.

Porém, se não bastasse tirar essas diferenças, há um racional de calculo de ponderamento, sendo que o peso corresponde a quantidade de unidades que foram faturadas dentro do mês.

A questão é que assim que aplico filtros, esse racional de calculo se perde. Ele não recalcula o "peso" conforme o filtro que eu aplico. Ele continua considerando com base no mês de toda tabela.

Em anexo há um arquivo em excel com um exemplo simples de como é feito o calculo e como deveria ser recalculado de acordo com filtros aplicados.

Além disso, gostaria de saber se a forma mais inteligente de criar esse calculo seria através de uma coluna calculada (como é feito num excel por exemplo) ou se é possivel fazer esse racional de calculo atraves de medidas.

O resultado final deveria ser um grafico de barras empilhadas, em que dentro de uma barra há 4 divisoes. Divisoes essas que correspondem a cada parte do processo. E por fim uma linha que seria a soma de todo esse passo a passo. 

 

 

 

ex OCT.PNG

exemplo OCT.xlsx 11.17 kB · 0 downloads

@victordardes, tudo bem? Pra esse tipo de situação você tem que utilizar medidas. Colunas calculadas são estáticas e geralmente são utilizadas quando você preciso criar uma categoria de análise que não existe na tabela, mas nunca pra cálculos. 

Enfim, consegue compartilhar o pbix???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
22 minutos atrás, Edson Igari disse:

@victordardes, tudo bem? Pra esse tipo de situação você tem que utilizar medidas. Colunas calculadas são estáticas e geralmente são utilizadas quando você preciso criar uma categoria de análise que não existe na tabela, mas nunca pra cálculos. 

Enfim, consegue compartilhar o pbix???

Edson, segue.

Embora tenha algumas medidas criadas, observe que fiz todo o calculo por colunas calculadas, que você pode encontrar na fVendas - Principal,

OCT Bi -Ajustes.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
4 minutos atrás, victordardes disse:

Edson, segue.

Embora tenha algumas medidas criadas, observe que fiz todo o calculo por colunas calculadas, que você pode encontrar na fVendas - Principal,

OCT Bi -Ajustes.pbix 1.88 MB · 0 downloads

Esse é o ponto @victordardes, colunas calculadas são estáticas, por isso não tá funcionando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
21 minutos atrás, Edson Igari disse:

Esse é o ponto @victordardes, colunas calculadas são estáticas, por isso não tá funcionando.

Entendido.

 

Pronto, exclui todas as colunas calculadas e ajustei as medidas que ja estavam ativas (porem nao estavam sendo utilizadas). De fato deu certo, o ajuste de calculo esta muit mais inteligente agora.

Porém,  acho que a medida de %peso ainda não esta calculando da melhor forma. Você teria alguma sugestão de medida para que o calculo que comentei, de unidades faturadas/total de unidades faturadas no mês?

lembrando que o mês é correspondente a coluna M/A da dCalendario, fazendo referencia a data de entrega.

Att,

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
3 minutos atrás, victordardes disse:

Entendido.

 

Pronto, exclui todas as colunas calculadas e ajustei as medidas que ja estavam ativas (porem nao estavam sendo utilizadas). De fato deu certo, o ajuste de calculo esta muit mais inteligente agora.

Porém,  acho que a medida de %peso ainda não esta calculando da melhor forma. Você teria alguma sugestão de medida para que o calculo que comentei, de unidades faturadas/total de unidades faturadas no mês?

lembrando que o mês é correspondente a coluna M/A da dCalendario, fazendo referencia a data de entrega.

Att,

 

 

Consegue enviar esse pbix ajustado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
17 minutos atrás, victordardes disse:

Ta estranho...Tem algo que precisa ser corrigido ainda. Os valores continuam sem fazer sentido.

1- As tres primeiras colunas, que mostram o processo antes da entrega, estão com valores muito baixos. Na media, os valores procisam ficar ma mesma casa de valores do print que enviei anteriormente, daquele grafico amarelo, que seria um "resultado final"

image.png.cb1c94617669e1d7864885468501ab50.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
23 minutos atrás, victordardes disse:

1- As tres primeiras colunas, que mostram o processo antes da entrega, estão com valores muito baixos. Na media, os valores procisam ficar ma mesma casa de valores do print que enviei anteriormente, daquele grafico amarelo, que seria um "resultado final"

image.png.cb1c94617669e1d7864885468501ab50.png

@victordardes, consegue explicar melhor a regra de negócio?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
28 minutos atrás, Edson Igari disse:

@victordardes, consegue explicar melhor a regra de negócio?

O resultado final é pra que seja possivel visualizar mês a mês qual foi o valor do ciclo total do pedido. Veja na imagem em anexo, que cada barra de cor/valor corresponde ao lead time de um dos processos.

 

Só que essas diferenças não são feitas só com base no valor cheio (um "menos" o outro). Elas passam por uma ponderação, que corresponde a quanto aquela linha (NF) corresponde (de proporção %) ao total do mês.

Formula do peso =  qtd. unitario de volume da nf DIVIDIDO pelo total de volume daquele mês.

Forumla da dif ponderada = Diferença cheia em dias MULTIPLICADO pelo percentual de peso (linha a linha)

Portanto, se você somar o valor total da coluna LT Pond (Peso) você terao o LT total daquele mês.

image.png.c5cc65a7955373b34ba49499cdd195fd.png 

Este é o racional de calculo, porém, quero que esse calculo seja vivo/automatico. Ou seja, sempre que eu aplicar filtros, quero que a formula entenda que quero seguir este mesmo racional.

Veja mais um exemplo abaixo, como se eu tivesse aplicado nesta mesma tabela, um filtro de "TRANSPORTADORA"
 

image.png.b196a3db5c2a4acb5354f357b37f5f0e.png

Supondo que eu aplique um filtro de Transportadora, que eu queira ver o desempenho da "UPS", o resultado deve ser o mesmo mostrado acima.

Ou seja, ele filtrou quais notas fiscais correspondem a "UPS" naquele mês, e recalculou não só os % de peso, como também os valores de Lead Time Ponderado.

 

Aqui abaixo mais um exemplo, como se eu tivesse aplicado um filtro pra saber o Lead Time Ponderado para todos os clientes da UF RS, dentro do mês e janeiro:

image.png.15b87bcae0be1c59ee5abcb38d0b4406.png

 

Att,

Editado por victordardes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
7 minutos atrás, Edson Igari disse:

isso é por nota fiscal??? Pq vc tem mais de 30 mil na tracking com uma média de 1800 por mês.

há duas tabelas fato. 1-fvendas que é tabela principal, que cada linha corresponde a uma nota fiscal. 2-ftracking, que é de la que sai a informação de data de entrega. 
o M/A referenciado no grafico deve ser o M/A da data de entrega da NF.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
4 minutos atrás, victordardes disse:

há duas tabelas fato. 1-fvendas que é tabela principal, que cada linha corresponde a uma nota fiscal. 2-ftracking, que é de la que sai a informação de data de entrega. 
o M/A referenciado no grafico deve ser o M/A da data de entrega da NF.

Isso eu entendi. O que quero saber é se o cálculo é por nota fiscal, pois como disse tens mais de 30 mil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
1 minuto atrás, Edson Igari disse:

Isso eu entendi. O que quero saber é se o cálculo é por nota fiscal, pois como disse tens mais de 30 mil.

isso, por nota fiscal dentro do mês.
Todas as notas do mês devem totalizar 100% quando somamos o peso.

1/2023 - 100%
2/2023 - 100%
3/2023 - 100%

mesmo que haja centenas de milhares de notas dentro do mês, elas devem ser consideradas, ja que cada uma tera o seu %peso (de acordo com a qtd faturada) dentro daquele mês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@victordardes, veja se é isso.  Me passa seu email, pois não estou conseguindo enviar o arquivo por aqui. Tá dando limite excedido.

 

IMPORTANTE: Ajustei sua modelagem criando uma dimensão nota fiscal, pois não se pode relacionar tabelas fato umas com as outras. Outro ponto, não consegui identificar o relacionamento do cliente com a fTracking. 
image.png.9d9de1cf778b483474dcaa0d6dcd8903.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
3 minutos atrás, Edson Igari disse:

@victordardes, veja se é isso.  Me passa seu email, pois não estou conseguindo enviar o arquivo por aqui. Tá dando limite excedido.

 

IMPORTANTE: Ajustei sua modelagem criando uma dimensão nota fiscal, pois não se pode relacionar tabelas fato umas com as outras. Outro ponto, não consegui identificar o relacionamento do cliente com a fTracking. 
image.png.9d9de1cf778b483474dcaa0d6dcd8903.png

meu e-mail é victordardes1@gmail.com
Vou dar uma analisada pra saber se deu certo.

a fvendas e a ftracking estavam relacionadas através do numero da NF (numero-serie). Porém, uma das coisas que fiz foi fazer uma merged columns, trazendo a informação de data de entrega da tracking para a tabela fvendas.

 

obrigado até o momento pela ajuda/atençao!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
18 minutos atrás, victordardes disse:

meu e-mail é victordardes1@gmail.com
Vou dar uma analisada pra saber se deu certo.

a fvendas e a ftracking estavam relacionadas através do numero da NF (numero-serie). Porém, uma das coisas que fiz foi fazer uma merged columns, trazendo a informação de data de entrega da tracking para a tabela fvendas.

 

obrigado até o momento pela ajuda/atençao!

Enviei lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
17 horas atrás, Edson Igari disse:

Enviei lá.

@Edson Igari revisei o arquivo enviado, mas ainda assim não é o resultado que eu necessito.

Até daria pra utilizar de forma parcial, pra obter algum tipo de informação, mas ainda assim não esta "automatizado" da forma que eu preciso.

Peguei esses mesmo racionais que você fez no arquivo que me enviou por e-mail e adaptei ao meu arquivo, mas como disse, ainda não esta no resultado que eu preciso.

De qualquer forma agradeço pela força.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
6 minutos atrás, Edson Igari disse:

Então @victordardes, vamos lá. Qual o resultado que vc precisa??? Consegue mandar um excel com o resultado que vc precisa? Pq o que fiz foi exatamente com a lógica que vc colocou no excel? Tem mais alguma coisa? Pra resolver um problema precisamos de todas as regras de negócio bem claras. Um ponto importante, no seu excel tem o cliente, porém na tabela fTracking não existe chave de relacionamento com a dCliente. Como elas se relacionam?

@Edson Igari 
Quanto ao relacionamento, considerando que a ftracking me disponibilize as informações de volume e data de entrega, a unica referencia que consigo utilizar com chave para relacionamento é o numero da NF. Com esta chave eu utilizo para relacionar ftracking x fvendas.

Quanto a dClientes, a chave principal que eu utilizo para relaciona-la com alguma tabela fato, é  através do código do cliente (Ship to). É justamente este relacionamento que ocorre entre fvendas x dclientes.

 

Sobra a regra de negocio, eu ja havia comentado sobre mais acima. 

 

O resultado final é pra que seja possivel visualizar mês a mês qual foi o valor do ciclo total do pedido. Veja na imagem em anexo, que cada barra de cor/valor corresponde ao lead time de um dos processos.

Os nomes da legenda abaixo estão modificados e resumidos, mas eles são basicamente a diferença de dias daquelas datas contidas na fvendas (Sales doc Date, Billing Date, Shipmente Create Date, Data de entrega etc)... O calculo é iniciado através da diferença entre essas datas.

Segue em anexo um arquivo em excel de um novo exemplo que fiz. Ele não esta totalmente otimizado com SUMIF etc, mas acho que ja é possivel entender.

image.png.004065af09e54d086a93c790822a42de.png

 

 

 

 

 

exemplo OCT.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...