Ir para conteúdo
  • 0

Relatorio com demora para atualizar no Service


Gabriel Dos Santos Venezi

Pergunta

  • Alunos

Olá,

Normalmente o relatório pbix que usamos na empresa é feito na seguinte logica

No power query desabilitamos a atualização no relatório e trazemos

Fvendas21,22,23

Separadas.

E mais um que é uma com o filtro atual (a partir de 24 no caso), que é a única que se atualiza no relatório.

Trazemos separadas cada uma, e depois, criamos uma tabela no BI com A função union juntando essas tabelas e depois ocultando essas e deixando essa ultima somente.

Fiz no powerquery a mudança pensando em performance.

Fiz a union por lá no power query e apos isso desabilitei as cargas e deixei só a do atual de 2024. O arquivo ficou mais leve. Bem mais leve. Porem no BI está demorando mais para carregar. Alguém sabe o motivo?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos

Suave @Gabriel Dos Santos Venezi?

Várias coisas podem afetar o refresh no Power BI service: disponibilidade do gateway, conexão com a fonte, concorrência com outras queries...

Então nem sempre o refresh online vai ter a mesma performance que o refresh no Desktop.

Se você tiver acesso admin ao Power BI, você pode tentar fazer um troubleshoot mais profundo pra identificar a fonte do problema (uma tabela específica, uma query, etc...):

https://learn.microsoft.com/pt-br/power-bi/connect-data/refresh-summaries

Uma outra alternativa é usar fluxo de dados para segregar as tuas fontes: as que estão congeladas ficariam em um fluxo, e a que é dinâmica ficaria em outro. Assim você só precisaria atualizar uma vez o fluxo que contém as fontes congeladas (eu tenho um projeto exatamente assim na minha empresa).

Se essa resposta te ajudou não esquece de marcar como melhor solução 😉

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá João, consegue me explicar como eu faria esse fluxo de dados de deixar congelada as querys que são das fatos de anos anteriores e somente unir com a que eu realmente atualizo?
Eu estou fazendo isso no power query, juntando as antigas e depois desabilitando carga, mas acredito que só isso não faz com que as querys antigas fiquem congeladas.
Eu estou tentando achar algo com o Table.Buffer mas não sei ainda ao certo se isso ajudaria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
32 minutos atrás, Gabriel Dos Santos Venezi disse:

Olá João, consegue me explicar como eu faria esse fluxo de dados de deixar congelada as querys que são das fatos de anos anteriores e somente unir com a que eu realmente atualizo?
Eu estou fazendo isso no power query, juntando as antigas e depois desabilitando carga, mas acredito que só isso não faz com que as querys antigas fiquem congeladas.
Eu estou tentando achar algo com o Table.Buffer mas não sei ainda ao certo se isso ajudaria.

@Gabriel Dos Santos Venezi, tudo bem? Pq não usa atualização incremental ao invés de separar e depois unir as tabelas??

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Boa @Gabriel Dos Santos Venezi!

Da uma olhada nesse vídeo abaixo que ele vai te explicar como configurar o fluxo de dados:

Em 15 minutinhos você ja vai conseguir resolver o teu problema. Uma outra maneira é como o @Edson Igari mencionou utilizando a atualização incremental:

Depois não se esquece de voltar aqui para dizer se algum deles funcionou para você 😉

Abs!

Editado por Joao Raulino
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...