Ir para conteúdo
  • 0

Calcular um total baseado na ultima ocorrencia de um registro


Johannes Lopes Viana Santa
Ir para solução Solucionado por Edson Igari ,

Pergunta

  • Alunos

Boa tarde, pessoal

Estou com uma dúvida bem específica e não estou encontrando uma forma de resolver.

O cenário é o seguinte.

Imagine uma empresa que vende assinaturas de um plano qualquer e que o cliente paga mensalmente.

Quando o cliente não paga uma mensalidade ela fica em aberto e esse cliente fica inadimplente.

Nessa empresa existe uma equipe específica para entrar em contato com os clientes inadimplentes e efetuar a cobrança das mensalidades em aberto.

Quando o usuário está fazendo o registro da cobrança no sistema, ele precisa selecionar as mensalidades que ele está cobrando. E uma mensalidade pode ser cobrada mais de uma vez, ao longo dos próximos meses, caso o cliente continue inadimplente.

Eu preciso calcular o valor total que minha equipe de cobrança realizou no ano, mas para isso deve-se levar em consideração o seguinte critério.

A soma deve ser feita sempre considerando apenas uma vez cada parcela cobrada, pois do contrário eu estaria somando a mesma parcela várias vezes, pois ela se repete na tabela, e no final geraria um número fictício. Portanto a mensalidade que preciso considerar no cálculo é sempre a ultima vez em que ela foi registrada.

Segue abaixo um print para exemplificar:

image.png.96a12a2325c6f7083148ccad82a5ca0f.png

 

Espero que tenha me feito entender. Desde já agradeço!

 

Exemplo Mensalidades.pbix Exemplo Mensalidades.xlsx

Editado por Johannes Lopes Viana Santa
Melhor compreensão
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
4 horas atrás, Erick Oliveira disse:

Boa noite @Johannes Lopes Viana Santa;

Tente a medida abaixo:

Total = 
SUMX(
    VALUES( Exemplo_Mensalidades[Cod_Cliente] ),
    CALCULATE( MAX( Exemplo_Mensalidades[Valor Parcela] ) )
)

 

Obrigado pela resposta, Erick! Mas não deu o resultado que eu esperava.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...