Ir para conteúdo
  • 0

Slicer-filho mantem seleção antiga após mudança de categoria no Slicer-pai


Joao Raulino
Ir para solução Solucionado por Ezequiel Pedreira ,

Pergunta

  • Alunos

Boa galera!

Esse caso é um pouco sutil e as soluções rotineiras (e.g.: usar uma coluna auxiliar) não funcionam aqui. Vamos la:

Eu tenho um slicer pai (Região) e um slicer filho (Loja) afetando a mesma tabela:

image.png.f1db89cee95e8f505ab84dbf173b7320.png

Quando o slicer Região é igual a Norte eu tenho as Lojas A e B; quando Região é igual a Sul eu tenho as Lojas C, D e E:

image.png.ee87ee682f5ced1025a66ff3377148e6.png

Imaginemos que primeiro eu seleciono a Região = Sul e Loja E, então a tabela final é corretamente filtrada levando em conta essas duas seleções:

image.png.d6bcbd57298d2141b6abc82ab51c4e76.png

E aqui vem o problema → se agora eu seleciono Região = Norte, então a Loja E que é a ultima seleção continua selecionada e a tabela fica vazia:

image.png.f227c9406ae39870341edfbe2db81159.png

Claro que esse é um exemplo simplificado, mas num caso real teríamos muito mais lojas selecionadas e desmarcar uma por uma acaba gerando um estresse desnecessário sobre o usuário.

Ai embaixo deixei um .PBIX para o pessoal brincar com o exemplo 😉

Abs!

slicers.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução
21 minutos atrás, Joao Raulino disse:

Boa galera!

Esse caso é um pouco sutil e as soluções rotineiras (e.g.: usar uma coluna auxiliar) não funcionam aqui. Vamos la:

Eu tenho um slicer pai (Região) e um slicer filho (Loja) afetando a mesma tabela:

image.png.f1db89cee95e8f505ab84dbf173b7320.png

Quando o slicer Região é igual a Norte eu tenho as Lojas A e B; quando Região é igual a Sul eu tenho as Lojas C, D e E:

image.png.ee87ee682f5ced1025a66ff3377148e6.png

Imaginemos que primeiro eu seleciono a Região = Sul e Loja E, então a tabela final é corretamente filtrada levando em conta essas duas seleções:

image.png.d6bcbd57298d2141b6abc82ab51c4e76.png

E aqui vem o problema → se agora eu seleciono Região = Norte, então a Loja E que é a ultima seleção continua selecionada e a tabela fica vazia:

image.png.f227c9406ae39870341edfbe2db81159.png

Claro que esse é um exemplo simplificado, mas num caso real teríamos muito mais lojas selecionadas e desmarcar uma por uma acaba gerando um estresse desnecessário sobre o usuário.

Ai embaixo deixei um .PBIX para o pessoal brincar com o exemplo 😉

Abs!

slicers.pbix 18.2 kB · 1 download

Fala @Joao Raulino, muito bom esse problema! Fiz o teste com o novo filtro e esse foi o resultado:

 

Untitled Project.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Maravilha @Ezequiel Pedreira!

Abusando da habilidade de vocês 😁... existe alguma maneira de resolver isso usando o slicer antigo?

Minha empesa ainda esta usando a versão Agosto 2023 do Power BI e a atualização para a versão mais recente (que contem o novo slicer) não esta prevista tão próximo.

Abs!

 

ps: gostei do .GIF de exemplo 😀😉

Editado por Joao Raulino
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
6 horas atrás, Joao Raulino disse:

Maravilha @Ezequiel Pedreira!

Abusando da habilidade de vocês 😁... existe alguma maneira de resolver isso usando o slicer antigo?

Minha empesa ainda esta usando a versão Agosto 2023 do Power BI e a atualização para a versão mais recente (que contem o novo slicer) não esta prevista tão próximo.

Abs!

 

ps: gostei do .GIF de exemplo 😀😉

Eita, evangeliza essa galera para atualizar o PBI rs, mano tentei nativamente e não tive sucesso, talvez com dax usando no filtro lateral tenha uma possibilidade de dar certo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Acredita que eu estou tentando... já ate sugeri que criem uma permissão especial para os "super users" da empresa terem direito a usar a versão mais recente, mas o pessoal da TI é bem casca grossa.

Essa versão com DAX no filtro lateral ainda não tentei, vou fazer alguns testes aqui e ver onde chega. Se alguém tiver mais alguma ideia, é muito bem vindo 😁

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...