Ir para conteúdo
  • 0

Gateway na VM - Não consigo conectar algumas fontes de dados


Julian Rocha

Pergunta

  • Alunos

Olá Incomparáveis, tudo bem?

Estou tentando conectar meu dashboard a um gateway instalado em uma VM.

Esse dashboard possui várias fontes de dados: Banco de dados local, sharepoint, google sheets e planilhas no google drive.

Porém não estou conseguindo reconfigurar algumas fontes de dados, como Planilhas no google drive e Google sheets.

Aparece a seguinte mensagem de erro.

As credenciais estão corretas, a autenticação é o login e senha do servidor.

Essa pasta do google drive não é minha, mas está compartilhada comigo, Dentro do servidor instalei o google drive e repliquei o caminho

Alguém poderia me ajudar com alguma sugestão do que fazer?

image.png.255426587402086914eb361c0ccd49b7.png

image.png.87a9b4b474783d50acc508b5803b21e0.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos

Primeiramente, é importante notar que todos os arquivos de banco de dados e as fontes de dados que você está tentando acessar devem estar acessíveis a partir da máquina virtual (VM) onde o gateway está instalado. Isso significa que a VM precisa estar operacional e conectada à rede no momento em que você está tentando fazer a conexão com o dashboard.

Para as Planilhas no Google Drive e Google Sheets, que estão apresentando erro, aqui estão algumas sugestões:

1 - Verificar Conexão da VM: Certifique-se de que a VM está ligada e conectada à internet no momento em que você está tentando fazer a conexão com o dashboard.

2 - Sincronização do Google Drive: Como você mencionou que a pasta do Google Drive não é sua, mas está compartilhada com você e você replicou o caminho na VM, verifique se a sincronização do Google Drive está funcionando corretamente na VM. Isso é crucial para garantir que as planilhas mais recentes estejam disponíveis para o dashboard.

3 - Credenciais de Acesso: Confirme se as credenciais utilizadas para o Google Drive e Google Sheets estão corretas. Mesmo que você tenha acesso à pasta compartilhada, é necessário que a conta utilizada para a autenticação tenha as permissões adequadas.

4 - Configurações do Gateway: Verifique as configurações do gateway na VM para garantir que ele está configurado corretamente para acessar fontes de dados como Google Drive e Google Sheets.

5 - Permissões de Pasta: Certifique-se de que as permissões da pasta compartilhada do Google Drive estejam configuradas para permitir o acesso do usuário que está autenticado na VM.

6 - Logs de Erro: Verifique os logs de erro para obter mais detalhes sobre o que pode estar causando o problema. Às vezes, a mensagem de erro pode fornecer pistas importantes para a solução.

7 - Atualizações e Compatibilidade: Certifique-se de que todas as aplicações e serviços envolvidos (como o software do gateway, Google Drive, etc.) estejam atualizados e sejam compatíveis uns com os outros.


Outra questão você pode fazer é tentar conectar nessas fontes direto de sua VM pelo power e vê se a conexão está ocorrendo corretamente.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Suave @Julian Rocha?

Tenta ver se colocando o caminho completo do arquivo ele consegue se conectar. Geralmente o Power BI (e o gateway) tem dificuldades de acessar os arquivos quando a referencia esta usando o caminho mapeado (e.g.: G:\ ...) :

https://community.fabric.microsoft.com/t5/Power-Query/Connecting-to-network-folder/td-p/2994384

image.png.e9f67ae363cdae2eed6f455f489c8903.png

Se não der certo, o mais provável é que seja uma limitação do próprio Google Drive. Neste caso você vai ter que conectar usando outro tipo de conector (e.g.: Web ou ODBC😞

https://community.fabric.microsoft.com/t5/Desktop/Connecting-to-Google-Drive-FOLDER/td-p/978206

Se essa resposta te ajudou, não esquece de marcar como melhor solução 😉

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...