Ir para conteúdo
  • 0

Criar relacionamento entre matrículas e dependência administrativa


Isabella_Gonzaga

Pergunta

  • Alunos

Olá pessoal,

Como estão?

Estou bem no ínicio do curso e estou tentanto fazer um dash de análise da oferta de Educação Profissional e Tecnológica em Goiás. Estava indo tudo bem até que alguns problemas começaram a aparecer. O primeiro deles é que não estou conseguindo filtrar a divisão percentual das matrículas nos municípios por dependência administrativa (federal, privada ou estadual). O percentual está sendo calculado pelo total de matrículas geral e não pelo município. Concomitante a esse problema, surge a questão de que as instituições também não estão sendo filtradas por dependência administrativa.

Estudando, vi que não é recomendado usar apenas uma tabela, algo que estou fazendo. Meu pedido de ajuda é no sentido de entender o que posso fazer para conseguir realizar as questões acima.

Vou anexar meu arquivo pbix e a base de dados usada.

Devo criar mais de uma tabela? Se eu usar apenas uma, dá para resolver essa questão?

 

 

Agradeço muitoo

Cordialmente,

Isabella

BI-EPT-CURSOS TÉCNICOS (1) (1).pbix nova_tabela.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
20 horas atrás, Isabella_Gonzaga disse:

Olá,

Edson!

Tudo bem, obrigada! E você?

Eu assisti as aulas. Mas ainda não consegui extrair o que serão as tabelas fatos e as tabelas dimensão. Tentei de algumas maneiras, mas na hora de relacionar não dá certo.

Essa é a tabelona que estou usando.

 

Tabelão..xlsx 41.14 kB · 0 downloads

Olá Isabella, tudo bem?

Inicialmente suas tabelas dimensões podem ser: dInstituicao, dMunicipios e dCursos. Quanto ao procedimento no power query, você sabe como fazer? Um exemplo com a dCursos:

1 - Duplique a consulta do seu 'tabelão' com referência (clique em referência)
2 - Selecione apenas as colunas referente aos CURSOS
3 - Botão direito do mouse > remover outras colunas
4 - Renomeie sua consulta
5 - Repita esse processo para as demais dimensões

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Suave @Isabella_Gonzaga?

As respostas dadas pelos colegas acima estão corretíssimas e indicam as melhores praticas a serem seguidas. Você deve sim organizar o teu modelo em tabelas dimensão e tabelas fato, podendo até usar a estrutura que o @Sandro Vieira já preparou para você como um primeiro passo.

Mas agora respondendo a tua pergunta: dá sim para resolver as tuas questões usando apenas uma tabela.

Questão 1: "[...] não estou conseguindo filtrar a divisão percentual das matrículas nos municípios por dependência administrativa (federal, privada ou estadual). O percentual está sendo calculado pelo total de matrículas geral e não pelo município"

Resposta: Para resolver isso basta você alterar a interação entre os visuais passando de "destacar" para "filtrar".

image.gif.828880835c8a5c8afb27fc472040cb65.gif

Questão 2: "[...] as instituições também não estão sendo filtradas por dependência administrativa"

Resposta: Para isso basta você criar um segmentador de dados usando o campo "Dependencia_Administrativa" como coluna.

spacer.png

Lembrando que por mais que seja possível resolver desta maneira, vale sempre mais a pena estruturar bem o teu modelo para facilitar o desenvolvimento dos teus relatórios.

Se essa resposta te ajudou, não se esqueça de marcar como melhor solução 😉

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...