Ir para conteúdo
  • 0

Alterar a fonte de dados


LGustavo

Pergunta

  • Alunos

Boa tarde pessoal, eu teria como fazer alteração do tipo de conexão que uso no dashboard, tipo alterar uma conexão do  MySQL para SQL ou do tipo my SQL para ODBC??

Pergunto isso pq eu tenho um dash que a muito tempo uso MySQL, mas não sei pq cargas d´agua ele parou de atualizar dando aquele erro chato de DataSource.MissingClientLibrary: Não conseguimos localizar um provedor de banco de dados com o nome invariável 'MySql.Data.MySqlClient'.

Já reinstalei o conector do MySQL que é o mesmo que usei da primeira vez, mas continua dando erro, ai consegui conectar com o ODBC, mas não consigo alterar a fonte de dados das tabelas que já estão em uso pq da erro nas tabelas.

OBS: Na verdade eu consegui alterar ontem em uma tabela que eu quase não mexi, mas nas tabelas que tenho que fazer muito tratamento, fica inviável.

Editado por LGustavo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 1
  • Alunos

@LGustavo, tudo bem? Abre o editor avançado da linguagem m da tabela que você conseguiu alterar e vai no editor avançado e altera o trecho que marquei abaixo pelo que você copiou. 

IMPORTANTE: As tabelas tem que estar com os mesmos nomes nas colunas, senão vai dar pau.

Caso tenha ajudado, peço a gentileza de marcar minha resposta como solução.

image.png.e0394397500f47f049901e22498c4207.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
12 horas atrás, Edson Igari disse:

@LGustavo, tudo bem? Abre o editor avançado da linguagem m da tabela que você conseguiu alterar e vai no editor avançado e altera o trecho que marquei abaixo pelo que você copiou. 

IMPORTANTE: As tabelas tem que estar com os mesmos nomes nas colunas, senão vai dar pau.

Caso tenha ajudado, peço a gentileza de marcar minha resposta como solução.

image.png.e0394397500f47f049901e22498c4207.png

Eu fiz isso, funciona muito bem quando não tem tratamento nas tabelas, mas quando tem, da um monte de pau nas colunas, tipo ele não acha mais as colunas, aparentemente ele perde as referências das colunas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Esse problema geralmente indica que há um problema com o conector MySQL no ambiente em que o seu gateway está instalado.

Para resolver isso, recomendo que você reinstale o conector MySQL. A reinstalação pode corrigir quaisquer problemas de instalação ou incompatibilidades que estejam causando esse erro. É importante garantir que você esteja usando a versão mais recente do conector, compatível com o seu sistema e configuração do Power BI.

Além disso, sugiro que você consulte esta resposta da comunidade que aborda problemas semelhantes. Ela pode oferecer insights adicionais e soluções alternativas que podem ser úteis no seu caso.

https://community.fabric.microsoft.com/t5/Report-Server/Falha-ao-atualizar-as-credenciais-da-fonte-de-dados-Utilizando/m-p/206652

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
9 horas atrás, LGustavo disse:

Eu fiz isso, funciona muito bem quando não tem tratamento nas tabelas, mas quando tem, da um monte de pau nas colunas, tipo ele não acha mais as colunas, aparentemente ele perde as referências das colunas.

Não deveria. Já me utilizei desse recurso e funcionou mesmo tendo tratamentos no power query, porém as tabelas em ambos os bancos devem estar com os mesmos nomes e tipos. Obs: E tem que seguir a regra de referência de coluna anterior do power query.

Editado por Edson Igari
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Suave @LGustavo?

De fato a solução do @Edson Igari é a mais simples e apropriada.

Talvez seja necessário reconfigurar alguns passos da query no Power Query Editor, especialmente se a referencia de colunas for quebrada como ele disse.

Não há como fugir disso, mas o que pode te ajudar é ir caminhando passo-por-passo até encontrar o problema:

image.png.3b28fd64323add609e074919e9310d0d.png

Abs!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...